Renovando sua devoção

Tempo intencional com Deus para o Ano Novo

Está chegando o final do ano (de novo e graças a Deus), tenho certeza de que você já está se organizando para 2024 pensando em muitas atividades e fazendo um planejamento para caber tudo na sua agenda e no seu bolso. 

Claro que você pensou em coisas que envolvem sua vida e de sua família. Pensou na sua casa, nas coisas que têm que ser melhoradas, algumas reformadas, outras descartadas e renovadas. Lembrou-se da matrícula escolar dos filhos e das aulas de música e natação.

Pesquisou algumas pós-graduações para você se atualizar e aprofundar-se em sua vida profissional. Estabeleceu metas para uma vida mais saudável e até já sabe qual academia vai frequentar. 

Ah, não podemos nos esquecer do planejamento das férias, porque afinal, se nos organizarmos com antecedência é possível passar uns dias em um chalezinho nas montanhas.

Tudo parece bastante organizado e suficiente para manter a vida em equilíbrio. Será?

Renovando sua devoção

Se tem algo que eu sinceramente quero recomendar a você (e a mim) é que entremos em mais um ano com a nossa vontade renovada de amar ao Senhor e ao seu povo. E, sim, eu vou falar novamente sobre nossa vida devocional porque é impossível que alguém que ame a Deus não se importe em estar intimamente ligada a ele todos os dias de sua existência. 

Não quero apenas recomendar, quero disponibilizar algumas ferramentas que vão fazer o seu tempo com Deus ser intenso, querido e desejado, então vou começar descrevendo o que a sua devoção vai trazer à luz.

Conhecendo mais Deus

Primeiro você vai conhecer mais o seu Deus. Sempre que nos aproximamos de Deus com coração desejoso de estar mais com ele, nós o encontramos. Estar com Deus é o tempo de convivência que Deus se revela a você pessoalmente. Nada pode ser mais prazeroso do que estar com Deus e conhecê-lo mais. Podemos encontrar nas Escrituras quem ele é, o que ele fez e as promessas que ele vai cumprir. Conhecer mais de Deus é a primeira verdade que você vai experimentar na sua devoção e isso irá fazer você amá-lo mais.

Santificação contínua

A segunda verdade que a vida devocional vai produzir é a sua santificação contínua. Não é possível você conhecer mais a Deus e não ser confrontada com quem você é e o que você deveria transformar em sua vida para ser mais agradável ao Deus que você ama. O Espírito Santo que nos convence do pecado e do juízo vai nos dar a graça que precisamos para hoje sermos mais purificadas do que éramos ontem. Confie, ele tem cuidado de nós.

Devoção a Deus para o amor ao próximo

O terceiro ponto que quero destacar é o amor ao próximo. Não é possível receber o amor de Deus em nosso coração e não desejar estender essa graça bendita àqueles que estão com seu coração nas trevas. O amor de Deus é derramado em nosso coração para transbordarmos o amor à nossa volta.

Assim, cada vez que nos dedicamos ao Senhor, com um tempo intencional de estarmos com ele, temos pequenas transformações, que por vezes são imperceptíveis, mas que estão nos transformando à imagem de nosso salvador.

Organizando sua devoção

Todos os anos, desde que estou convertida, eu faço um plano de leitura para ler toda a Bíblia, é verdade que nem todos os anos foi possível cumprir o projeto, mas ter um plano é um facilitador.

Além do plano de leitura gosto de ter um plano de estudo, algumas vezes eu faço isso sozinha, outras eu convido uma irmã ou um pequeno grupo para fazermos isso juntas. Escolho um livro da Bíblia e me aprofundo nele, observo quem são os personagens envolvidos naquele livro, quais suas características, como estão relacionados com Deus, com Jesus. Busco saber o que esse livro me conta sobre o Plano da Salvação. Em qual contexto esse livro foi escrito e qual a mensagem que o autor do livro queria passar aos seus leitores. Esse tipo de estudo eu reservo para os dias que tenho mais tempo. Uso alguns materiais de apoio, como comentários bíblicos e uma boa Bíblia de Estudo com referências cruzadas, notas de rodapé e introdução aos livros da Bíblia. Pense em um projeto para toda a vida e vá seguindo o plano. Cada livro estudado é um arsenal de conhecimento que podemos desfrutar pessoalmente.

É possível ter um tempo em família para lermos juntos as Escrituras e conversarmos sobre o que Deus está dizendo à nossa família, compartilhando nossas alegrias e desafios. 

Bem, faça algo simples, mas comece e perceba que o planejamento de todas as outras coisas ficarão centrados em glorificar a Deus. 

 

Avante, ovelha, o Senhor é contigo.

 


Conheça o livro de Renata Gandolfo pela Editora Fiel – A arte da guerra para mulheres

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor e Editor: Vinicius Lima.