Mulher cheia do Espírito Santo

Devocional Deslumbradas aos pés de Jesus | Capítulo 4

Este é o quarto de 10 capítulos da série Devocional Deslumbradas aos pés de Jesus.

Esta série de artigos é para preparar sua mente e coração para o que Deus ensinará por meio de sua Palavra na Conferência Fiel Mulheres 2024 nos dias 22 a 24 de março. Clique aqui para saber como garantir sua presença!

 

O louvor de Isabel

“Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre! E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor? Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criança estremeceu de alegria dentro de mim.” (Lucas 1.39-44)

 

O Livro de Lucas é uma narrativa de verdades milagrosas (cap 1.4), como há 400 anos não se via entre o povo de Deus. Por anos e gerações o povo hebreu esperava pelo Messias, aquele que salvaria o povo. O entendimento deles era parcial, pois muitos criam que esse Messias seria um militar ou alguém com poder político que os libertaria do domínio do Império Romano. 

Imagina só neste contexto, uma jovem prometida em casamento, virgem, recebe a visita de um anjo que traz notícias de grande alegria! Notícias de que seu filho seria o Filho de Deus (Lucas 1.35)! E em seguida o anjo, para lembrá-la que para Deus não há impossível (Lucas 1.37), conta para ela da gestação de sua prima Isabel – já idosa e estéril (Lucas 1.36)!   

Imagine seu coração! Ela está com uma novidade desse tamanho e sabendo da novidade de sua parente, sendo que muitos não sabiam (Lucas 1.24). Ah, sabe aquela doce sensação de partilhar com alguém sua novidade? Aquela sensação que somente alguém que está vivendo algo semelhante pode entender? E não era qualquer notícia, era a notícia mais esperada pelo povo de Deus há anos! Vejam só como ansiavam por isso: 

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.” (Isaías 9.6, 7)

Imagina só que na época eles cantavam os salmos de Davi. Vemos os salmos sendo citados em muitos momentos nos evangelhos (Lucas 24.44) e muitos salmos mostram o anseio pela vinda do libertador de Israel (Salmo 22). Então Maria tinha uma notícia incrível para compartilhar. Portanto, é fácil entender o porquê Maria “foi apressadamente à região montanhosa”. Essa frase é intrigante, pois fora apressadamente possivelmente pela empolgação em partilhar tamanha novidade com sua parente, somado ao fato de testemunhar ao vivo o milagre que acontecera com Isabel, algo pelo qual esta e seu esposo haviam orado por anos (Lucas 1.13). Quanta conversa as duas teriam! 

Imagine uma recém gestante, com todos os possíveis desconfortos, topar viajar (apressadamente) para uma região montanhosa. Foi uma viagem de mais de 100 km. Imagina só! Nada fácil fazer esse trajeto grávida, em um trecho de subida de montanha, longo e sem veículo motorizado. Nos constrange pensar o quanto nós reclamaríamos nesse contexto! No entanto, lá foi ela…

O texto de Lucas diz que assim que Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê João já estremeceu no ventre. Esse relato é sensacional! O bebê tinha cerca de 6 meses, ou 24 semanas de gestação. Suas orelhas e aparelho auditivo já estavam aptos a ouvir os barulhos de fora do ventre…imagina só…um bebê ainda não completamente formado, vibrar com a voz da mãe do Messias! Que evento divino! João Batista chacoalhou em adoração! O texto fala que ele estava alegre! E em seguida vem o seguinte relato: “…então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo”. Aí vem o louvor de Isabel: 

“Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre! E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor? Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criança estremeceu de alegria dentro de mim”.

Como Isabel poderia saber? Maria nem a havia contado! E mais intrigante ainda é pensar que ao saber, porque a primeira reação dela não foi de questionar como a virgem estava grávida? 

Imagina que qualquer parente mais velha, preocupada com sua prima, naturalmente questionaria a gestação e se preocuparia com o futuro dessa moça desposada. Mas não foi isso que ocorreu, longe disso! O que saiu da boca de Isabel foi louvor! Veja o texto de Deuteronômio 28.1-6. Essa saudação se fazia àqueles que eram obedientes à lei do Senhor. 

Isabel só poderia saber da notícia da gestação (sem Maria ter falado nada); entender que o bebe em seu ventre se alegrou por causa do “ente santo” e emitir um perfeito louvor, porque foi possuída pelo Espírito Santo. Em Joel e em Atos vemos o aviso de que haveriam momentos de profecia, como a de Isabel, por manifestações do Espírito. Momentos que voltarão a ocorrer próximo a segunda vinda de Cristo:

E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão. (Atos 2.17, 18) (ver Joao 2.28-29)

Após anos sem manifestações milagrosas, a vinda de Cristo foi repleta de milagres! Perceba que a Bíblia deixa claro que o belo louvor que veio de Isabel, veio porque ela foi tomada pelo Espírito Santo. Deus a capacitou a entender quão gloriosa era aquela visita! Quanta honra receber o “Esperado de Israel”, aquele que por anos ela cantou a respeito com os Salmos e ouviu falar por meio dos escritos dos profetas. Que alegria receber em sua casa e em sua família o seu Senhor! Não imagino visita mais incrível nem notícia mais rica de esperança! 

Que você, amada irmã, deseje ser cheia do Espírito Santo. Não necessariamente de forma milagrosa como ocorreu com Isabel, mas num exercício diário como Paulo nos ensinou: 

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. (Efésios 5.15-21)

Para encher-se do Espírito, é necessário conhecer e estudar a Palavra (“procurai compreender qual a vontade do Senhor “ e “falando entre vós com salmos”); ter intimidade com o Senhor em oração constante (“dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”); fazendo parte de um corpo cujo cabeça é Cristo, em plena comunhão e serviço sacrificial de amor (“sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”) e assim, minha amada, como Isabel, você vai entoar louvor sincero ao Salvador de sua vida (“entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais”). 

Meu desejo é que você se encha do Espírito, e viva deslumbrada aos pés de Jesus. 

Por: Cláudia Lotti. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor: Vinicius Lima. Editora da série: Renata Gandolfo.