Sendo fiéis em um mundo pós-cristão

Cinco respostas de fé ao mundo

O Ocidente não é tão pós-cristão como muitos imaginam. Sem dúvida, existem lugares na Terra, incluindo a América Central, onde pode parecer que a cultura mais ampla está rejeitando o cristianismo em um ritmo sem precedentes. Mas o ambiente que caracteriza o pós-cristianismo ainda é (apesar de si mesmo) irredutivelmente cristão.

Imagine um viking congelado criogenicamente acordando na Escandinávia do século XXI, ou um maia explorando o México contemporâneo, ou Asterix e Obelix encontrando a social-democracia alemã, ou a laicidade francesa. Por mais “seculares” que esses lugares possam parecer para muitos de nós, os seus valores pareceriam profundamente cristãos para qualquer pessoa que nunca os tivesse experimentado antes.

No entanto, viver no mundo da modernidade tardia apresenta obviamente muitos desafios para os crentes ortodoxos.

O cristianismo está perdendo?

Seja qual for o nome que damos à perspectiva religiosa de nossas sociedades – secularismo, pós-secularismo, pós-cristianismo ou qualquer outra coisa – as pessoas ainda são céticas em relação ao cristianismo e, em alguns casos, totalmente hostis a ele.

Os deuses pagãos como Mamom, Afrodite, Apolo, Ares, Gaia e Dionísio ainda perturbam a modernidade de formas bem disfarçadas.

Renunciá-los para seguir a Cristo ainda é custoso. É ainda mais difícil para um rico entrar no reino do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha (Mt 19.23–24). A Igreja ainda apresenta muitas falhas, e a influência cultural do cristianismo tem servido muitas vezes para tornar públicas essas falhas para aqueles que estão do lado de fora.

Um desafio psicológico interno agrava os desafios culturais externos: alguns cristãos sentem que estão perdendo. Em alguns países, esta é uma questão de números absolutos. Por uma variedade de razões, incluindo a prosperidade, a fertilidade e a privação da vida pós-guerra, a porcentagem de pessoas na igreja aos domingos tem caído constantemente em muitas nações ocidentais desde a Segunda Guerra Mundial (embora tenha aumentado substancialmente em partes do mundo maioritário ao longo do mesmo período). Mesmo na América (muitas vezes vista como uma exceção), mais de dois terços das igrejas estão em declínio numérico. Ao mesmo tempo, existe uma percepção generalizada de que as convicções cristãs se tornaram cada vez mais obsoletas na vida pública, o que em muitos casos é claramente uma verdade.

Cinco respostas de fé

Esse declínio em números e em relevância percebida encontrou respostas variadas por parte da igreja ocidental. Algumas dessas respostas (arrependimento, oração, compromisso renovado com o discipulado) são certamente positivas. Outras (medo, hostilidade e a busca de influência ou poder através de compromissos morais ou teológicos) são claramente negativos.

Alguns observadores permanecem otimistas e argumentam que as coisas não são tão ruins como parecem; outros pensam que estão muito piores. Alguns argumentam que a Igreja precisa de uma mudança radical de estratégia; outros afirmam que o desafio não é realmente metodológico, e que a igreja deveria essencialmente se acalmar, se acostumar com a vida nas margens, se preparar para sofrer por aquilo em que acredita, orar e confiar que o Deus que traz vida aos mortos fará algo novo.

Então, como vivemos pela fé numa cultura que está perdendo a fé? No meu livro Refazendo o Mundo: Como 1776 Criou o Ocidente Pós-Cristão, considero como a Igreja respondeu a uma crise semelhante há quase 250 anos — em particular a celebração da graça, a busca da liberdade e uma articulação da verdade cristã — e sugiro que os últimos dois séculos serviram apenas para elevar a importância destas três respostas. Neste artigo, mencionarei cinco respostas adicionais que, embora talvez óbvias, são, no entanto, vitais para os crentes numa época como a nossa.

1. Lidar bem com o sofrimento

É difícil exagerar o papel que o sofrimento desempenhou na expansão do cristianismo. Infelizmente, persiste uma versão ingênua desta afirmação, que atribui ao sofrimento poderes quase mágicos para fazer a igreja crescer automaticamente (uma visão que não sobreviverá ao contato com a história do Japão, digamos, ou da Península Arábica). Mas a partir dos Atos dos Apóstolos, quando os cristãos são marginalizados, roubados, presos e até martirizados, o Evangelho cresce porque nada valida mais a esperança confiante da ressurreição do que o sofrimento.

Para os cristãos no Ocidente, isto tem sido um desafio há muito tempo porque os crentes raramente foram perseguidos de formas que a maioria dos incrédulos reconheceria. Mas a sociedade está mudando. Os seguidores de Jesus aqui agora sofrem cada vez mais, de várias maneiras, por causa de seu nome. E se preparar para esses potenciais maus-tratos — de uma forma que não exagere nem subestime os desafios atuais, e que prepare os santos para responderem sem ressentimentos, para darem a outra face, para sofrerem com alegria — é vital para viver pela fé numa cultura pós-cristã.

2. Contra-catequese

Contra-catequese é o termo de Alan Jacobs para o que a Igreja sempre teve de fazer: treinar os discípulos no que acreditar e como viver em resposta (e em diálogo com) às formas específicas como a sua cultura mais ampla molda as suas crenças e práticas. Desde que Jesus disse: “Vocês ouviram… mas eu digo… ” A formação cristã levou em conta as distorções e enganos mais prementes da época e aplicou-lhes o Evangelho.

Porém, quando novas distorções e enganos surgem rapidamente, como acontece num mundo saturado de mídia e altamente fragmentado, a Igreja visa um alvo móvel, mudando continuamente o nosso foco para garantir que estamos respondendo às questões que a nossa cultura e o nosso povo estão enfrentando agora. O número de pastores que admitem não ensinar regular e publicamente sobre sexo, género e sexualidade testemunha a dificuldade desta tarefa.

Para catequizar fielmente, as igrejas precisarão abordar questões de autonomia, identidade, sexualidade, raça e moralidade, entre outras, fornecer respostas claras e coerentes a elas a partir das Escrituras, e então mostrar por que as respostas culturais não fornecem o mesmo poder explicativo que a Palavra de Deus possui.

3. Modelar uma humildade corajosa

Num contexto social onde a ortodoxia cristã pode parecer preconceituosa, desumanizante e grotesca, e onde para as pessoas não faltam formas de fazer ouvir as suas críticas, os crentes são tentados a imitar a resposta dos animais quando são confrontados com o perigo: lutar ou fugir. O primeiro parece humildade, mas corre o risco de timidez e covardia. Este último parece coragem, mas corre o risco de calúnia e orgulho.

Contudo, a opção fiel é a coragem humilde. Se pensarmos erroneamente em termos de um espectro, com humildade e timidez num extremo e orgulho e ousadia no outro, acabaremos por justificar os vícios como virtudes. Líderes abusivos e arrogantes serão defendidos como “corajosos” ou “robustos”. O compromisso com a imoralidade e a idolatria será elogiado como “gentil” ou “gracioso”. O caminho de Jesus, por outro lado, combina humildade exemplar com coragem surpreendente, e se mostra mais poderosa ainda quando Cristo vai para a cruz. Não devemos permitir que as falsas dicotomias da nossa cultura nos impeçam de seguir o exemplo de nosso Senhor.

4. Arrependimento contínuo

É sempre mais fácil ver a necessidade de arrependimento em épocas passadas. O anti-semitismo, as cruzadas, as inquisições, as guerras, a escravidão e o racismo nos parecem grotescos agora, e lutamos para compreender como as gerações anteriores dos nossos irmãos e irmãs não conseguiram ver esses males como nós vemos hoje. A trave em nosso olho é mais difícil de detectar (Mt 7.3–5).

Então, de que forma temos sido cúmplices no batismo da ganância e do materialismo na igreja? Ou a sede de poder? Ou individualismo expressivo? Ou uma cultura de consumo obcecada por celebridades e voltada para o entretenimento? Ou a revolução sexual com todas as suas ferramentas para separar o sexo do casamento e dos filhos? Ou obsessão por tecnologias, abraçando tudo e qualquer coisa por conveniência, sem levar em conta as consequências? Ou segregação demográfica, seja por motivos de raça, classe, riqueza, educação ou qualquer outra coisa? Ou hipocrisia política?

Uma igreja arrependida é uma igreja fiel – sem mencionar que é uma igreja que tem mais chances de ser ouvida quando chama o mundo a se arrepender junto com ela.

5. Vida de oração

A necessidade de oração é inquestionável na teoria, mas talvez nem sempre na prática. Os tipos de pessoas que lêem artigos como este – sem falar nos tipos de pessoas que os escrevem! – suspeito que muitas vezes somos atraídos mais para descobrir o que podemos fazer (criar estratégias, escrever livros, começar iniciativas, inundar as pessoas com conteúdo) do que pedir a Deus para fazer o que só ele pode fazer (derrubar reinos, mover montanhas, esmagar deuses, encher desertos com flores). Mas mesmo uma rápida olhada na paisagem contemporânea revela que os nossos planos e programas são irremediavelmente inadequados para a tarefa que temos diante de nós.

O Ocidente não precisa de ser despertado do sono, mas sim ressuscitado dos mortos. Somente uma obra poderosa do Espírito Santo trará a renovação e o avivamento de que necessitamos. E a oração é o meio dado por Deus para buscá-la. Portanto, a igreja precisa orar para que Deus faça algo sem precedentes: levar uma sociedade pós-cristã ao arrependimento e à fé em grande escala. Felizmente, como Tim Keller apontou em Como reconquistar o Ocidente para Cristo, cada grande novo mover de Deus foi sem precedentes até acontecer. Vem, Senhor Jesus!

Por: Andrew Wilson. ©️ Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Practicing Faith In A Post-Faith World. Todos os direitos reservados. Tradução: Laura Denário Gardner. Revisão e edição por Vinicius Lima.