3 verdades sobre o conhecimento de Deus

Qualquer pessoa pode conhecer Deus?

O que é o conhecimento de Deus?

Precisamos entender que o conhecimento de alguém pode ter duas abordagens: o conhecimento intelectual e o conhecimento relacional.

O conhecimento intelectual de Deus é aquele que você sabe suas características, Todo-poderoso, Maravilhoso Conselheiro, Onisciente, para citar algumas. O conhecimento relacional é aquele quando temos a experiência de nos relacionarmos com Deus, com palavras, orações e respostas, entre outras coisas que a vida cristã nos oferece em Cristo. Uma relação pessoal onde duas pessoas interagem, se conhecem e criam vínculos.

Não podemos conhecer Deus apenas de “ouvir falar”. Ouvir falar de alguém nos dá um tipo de conhecimento cognitivo, mas não podemos ter um conhecimento mais particular de alguém apenas por ouvir falar dessa pessoa. Podemos saber que essa pessoa tem algumas características, físicas, morais, intelectuais e afetivas, mas saber não implica em um conhecimento completo dessa pessoa.

O conhecimento de Deus implica tanto no conhecimento intelectual de saber seus atributos como no conhecimento pessoal de conhecer seu caráter e experimentar um relacionamento. O conhecimento pessoal é o que experimentamos quando além de saber quem é Deus pelo nosso entendimento, nós conhecemos o caráter de Deus porque vivemos com ele um relacionamento pessoal. Assim temos o conhecimento completo.

O conhecimento de Deus nos fornece todas as coisas que necessitamos para termos vida devota

Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. (2 Pedro 1.3)

Não há necessidade espiritual que não seja suprida quando temos o conhecimento completo de Deus.

O conhecimento completo de Deus envolve nossa mente e o nosso desejo de nos relacionarmos com ele. A questão é que temos que ser intencionais em nossa busca por conhecer Deus para recebermos as dádivas de seu divino poder.

Cada leitura das Escrituras que você pratica te fornece mais de Cristo. Pode ser que você não perceba (ainda), mas Deus imprime em nós o seu caráter quando lemos sobre seus atos de justiça. A santificação está sendo tramada na urdidura de nossas leituras. A purificação de nossa alma está acontecendo quando nos enraizamos em Cristo.

E todas essas coisas acontecem pelo poder de Deus em se revelar no Verbo Encarnado.

E quem me vê a mim vê aquele que me enviou. (João 12.45)

Este é a imagem do Deus invisível.  (Colossenses 1.15a)

Deus se revela a nós em Cristo. Manso e humilde. Santo e Redentor. Deus e Homem. Morto e Ressuscitado. Alfa e Ômega.

Em Cristo temos toda a nossa vida espiritual suprida e sustentada. Quanto mais de Cristo você ganha, mais você o ama, mais você se devota a ele, mais você o deseja, mais você carrega a sua imagem, mais você o apresenta para o próximo. Quanto mais de Cristo eu ganho, mais de Cristo eu quero ter…

Mais de cristo

Mais de cristo quero ser,

Mais do seu amor obter,

Mais de sua compaixão,

Mais de sua mansidão

Mais, mais de cristo!

Mais, mais de cristo!

Mais do seu puro e santo amor,

Mais de meu mestre meu senhor[1]

Qualquer pessoa pode conhecer Deus, mas nem todos o conhecem para a Salvação

Deus em sua bondade revelou-se a todos os homens na sua criação. A Palavra de Deus nos informa que qualquer pessoa tem acesso ao reconhecimento de quem é Deus ao observar a criação. Chamamos de Revelação Geral essa oportunidade a todos de conhecer Deus por meio da criação, essa revelação qualquer homem pode perceber.

No entanto, muitos viram as costas para quem é Deus, e não o reconhecem como Deus e isso os deixa com os pensamentos nulos, vazios, inapropriados, ímpios (que não têm piedade, não se devotam a Deus). Além de seus pensamentos serem assim anulados, o mais íntimo de seu ser, o coração, é tolo, insensato.

Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. (Romanos 1.20-21)

Esses que negam o conhecimento de Deus estão no caminho da morte, não ganharam a Vida Nova em Cristo Jesus, estão cegos.

Ao contrário desses, aqueles que foram eleitos seguem no conhecimento de Deus pela Revelação Especial, contida nas Escrituras, esse conhecimento é para a salvação de sua alma eterna, gera vida, oferece a paz com Deus.

O pleno conhecimento de Deus nos faz ativos e frutíferos

Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. (2 Pedro 1.8)

“Essas coisas” são as virtudes que recebemos e que diligentemente nos empenhamos em fazê-las crescer em nós. Fazemos isso quando nos tornamos, pela graça, mais parecidos com o nosso Senhor Jesus Cristo. Nos tornamos mais virtuosos quanto mais de Cristo ganhamos em nosso espírito.

Deus nos escolheu para sermos frutíferos. Desejamos o que Cristo deseja e executamos o que ele mesmo planejou e determinou para nossa vida.

Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15.3–5)

Não podemos ser infrutíferos quando temos o Espírito Santo de Deus habitando em nós e alinhando a nossa vontade com a vontade do Senhor. Permanecemos em Cristo pelo poder dele, permanecemos em Cristo quando andamos agarrados à videira, conhecendo o seu caráter e obedecendo sua Palavra.

Conhecer mais de Cristo nos fará amar mais a Deus e ao próximo.

Ninguém pode amar quem não conhece.

 

[1] 169 Cantor Cristão – Mais de Cristo (John Robson Sweney / Eliza Edmunds Hewitt)


Conheça o livro de Renata Gandolfo pela Editora Fiel – A arte da guerra para mulheres

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor e Editor: Vinicius Lima.