O que acontece quando um grupo de leitura cristã se reúne?

Como começar um grupo de leitura

Talvez você nunca tenha tido a oportunidade de participar de um grupo de leitura cristã. Então, gostaria de incentivá-la a participar de uma leitura conjunta. Esse tipo de leitura é muito estimulante, pois a leitura é conhecida universalmente como um ato solitário. Eu mesma já escutei várias vezes que a leitura é uma fuga do mundo. Como se a leitura nos transportasse para uma caverna, isolada e distante da vida real. Na verdade, somos transportadas para outros mundos, países, cidades, conhecemos reinos, pessoas, visitamos casinhas pequeninas, palácios suntuosos que, se não fosse a leitura, talvez nunca teríamos oportunidade de entrar!

Assim acontece quando fazemos leituras cristãs, entramos no Reino de Deus pela porta da frente, como filhas amadas e vamos conhecendo as salas espirituais que nosso Senhor preparou para o conhecermos mais e vivermos dignas de andarmos em sua maravilhosa graça.

Um livro lido agora, outro livro daqui alguns dias e nossa mente sendo arquitetada pelo Maravilhoso Conselheiro que utiliza narrativas escritas para nos moldar.

Vidas que se entrelaçam. Histórias que emocionam, renovam mentes e sondam corações. 

Vários benefícios! Nenhum efeito colateral!

Benefício 1

Ler e meditar em temas cristãos vai levar você a aprender coisas novas sobre teologia, doutrina, vida cristã, direcionando o seu crescimento espiritual.

Benefício 2

Você vai ter um grupo de pessoas unidas na mesma página, compartilhando aprendizados, trocando experiências que aprenderam com o Senhor enquanto liam.

Benefício 3

Sondar o seu próprio coração enquanto aprende ou aprofunda novos conceitos. A leitura é como um espelho. Nos revestimos de personagens, nos colocando em seu lugar e conhecemos a nossa própria resposta às circunstâncias apresentadas. 

Benefício 4

Criar relacionamentos de mutualidade, cada uma ensinando e aprendendo umas com as outras e crescendo juntas em Cristo. A Palavra de Deus nos ensina o dever de cuidarmos umas das outras, a convivência do grupo de leitura vai despertar em cada uma o desejo de cuidar.

Como começar um grupo de leitura

Comece com oração, busque parceiras que tenham o mesmo interesse em leitura. Trace um plano, apresente à liderança da sua igreja local, faça a lista de livros, peça a anuência de sua liderança para as leituras que vai implementar.

Organize a leitura, dividindo o livro em trechos que serão compartilhados a cada encontro. Pense na frequência dos encontros, duração dos encontros, local.

Faça um breve guia de estudo para o momento de compartilhar trechos da leitura. 

Coordene os encontros com sabedoria, alegre-se com a leitura e partilha.

Como escolher os livros para leitura

Escolha uma boa editora. Elas têm linhas editoriais, isso ajuda a confiar no material que será lido.

Conheça o autor, qual linha teológica ele segue (é isso que você está procurando?), qual sua especialização e os temas frequentes que ele trabalha.

Escolha o tema que seu grupo está buscando conhecer mais (maternidade, trabalho, pecados específicos, relacionamentos). Sempre é bom começarmos pelo conhecimento de Deus. Seu grupo sabe quem é Deus? Conhece seus atributos? Suas promessas? Esse tema – conhecimento de Deus – deve anteceder todos os outros, é o mais importante.

Um grupo de leitura vai ajudá-la a criar disciplina para aprofundar suas leituras, experimente participar de um desses grupos, ou comece você mesma um projeto de leitura.

Veja as nossas lives Páginas Unidas que ocorreram no Instagram do Ministério Fiel e aprenda mais sobre grupos de leitura cristã.

 


Conheça o livro de Renata Gandolfo pela Editora Fiel – A arte da guerra para mulheres

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor e Editor: Vinicius Lima.