Fé exemplar e liderança pastoral

A melhor maneira de um pastor conduzir sua igreja

Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis… (1 Timóteo 4.12).

A grande vantagem sobre ser um bom exemplo é que você não precisa da permissão de ninguém para isso. Você tem o mandamento de Deus para isso. Você não precisa fazer um orçamento para isso. Dinheiro não tem nada a ver com isso. E você não precisa esperar para fazer isso. Você pode começar agora, enquanto ainda é jovem no ministério, antes de se sentir experiente, venerável e digno.

Pastor, aqui está um presente poderosamente inspirador que você pode dar à sua igreja: dê o exemplo em sua fé. E essa fé inclui tanto sua ortodoxia doutrinária quanto sua realidade como pessoa.

Uma ortodoxia encharcada de vitalidade.

É absolutamente emocionante frequentar uma igreja onde o pastor reverencia as verdades milenares do evangelho. Durante toda a semana, este mundo nos menospreza com suas insinuações desmoralizantes de que nunca nos igualaremos a eles, que nunca seremos aceitos plenamente e que estamos sempre em segundo plano, por conta de não aderirmos às últimas modas ou por não termos corpos bonitos ou o que quer que seja. Mas então tropeçamos na igreja no domingo de manhã, sentindo-nos para baixo, e os cânticos, as Escrituras, o sermão e os sacramentos nos dão vida nova. Saímos da igreja nos sentindo vivos novamente, confiantes novamente. Queremos ir viver para Cristo nessa semana!

Essa renovação flui para dentro de nós não porque o pastor tenha seguido ideias popularmente populares, mas porque sua preparação cavou fundo na Bíblia, e ele encontrou ali, mais uma vez, a graça e a glória de Jesus para os indignos. A fé ortodoxa de um pastor é um exemplo de como todos nós podemos ser revigorados em Cristo repetidas vezes – com nossas Bíblias e nossos corações abertos.

E fica ainda melhor. Além de sua fé teológica, a realidade pessoal de um pastor com o Deus vivo – sua consciência interior de que Deus está muito presente, muito envolvido – que a fé visível é um exemplo de vida para toda uma igreja, isso tudo dá um tom de expectativa ansiosa domingo após domingo. Pastor, se sua fé é ortodoxa, mas hipotética, sua igreja cairá em espiral de letargia trágica ou orgulho rígido. E a culpa será sua, sob o seu comando.

Mas se sua fé é ao mesmo tempo ortodoxa e vívida, se o Cristo bíblico de nossos credos históricos também é uma realidade existencial para você, sua igreja despertará. Sua congregação crescerá em sensibilidade e alerta e expectativa, com seus membros se sentando bem no limite dos assentos da igreja. Que maior presente você poderia dar a eles?

Liderando em vulnerabilidade

Mas tudo isso é um presente caro. A fé pessoal de um pastor é honesta – a ponto de ser vulnerável. Qualquer pastor com uma fé devotamente sentida se verá livre para admitir falhas e fraquezas, porque conhece e sente a suficiência de Jesus. E sua transparência enviará um sinal a todos na igreja: “Podemos ser pessoas reais aqui. Podemos expor aqui os nossos problemas. Este é um lugar seguro para pessoas com fracassos e medos. O Senhor está aqui e é suficiente para cada um de nós”.

Algumas pessoas podem se sentir ameaçadas por essa abertura incomum. Mas a maioria das pessoas se sentirá aliviada e entrará feliz. A fé pessoal do pastor dá um exemplo que liberta os pecadores para saírem do esconderijo e encontrarem cura em Jesus, através e de acordo com o evangelho. Eles até experimentam essa renovação juntos, como amigos, que é o melhor caminho. É assim que os cultos da igreja param de cair na rotina e começam a se sentir revitalizados.

Ortodoxia teológica encharcada de vitalidade pessoal – esta é a fé com a qual um jovem pastor pode dar um exemplo inspirador para sua congregação.

Três Qualidades de Fé Exemplar

Agora vamos dar mais um passo e executar essa fé exemplar através de Tito 2.2, que descreve um santo maduro como alguém “temperante, respeitável e sensato”. Essas palavras descrevem o que todo jovem pastor aspira a se tornar – especialmente em sua fé.

TEMPERANTE

A fé sóbria de um jovem pastor coloca as coisas mais importantes em primeiro lugar, é alérgica a manias de modismo e abomina o fanatismo. Infelizmente, vivemos em uma era de extremismo, mesmo entre os cristãos. Mas a Bíblia nos chama na direção oposta: “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens.” (Filipenses 4.5).

Algumas pessoas precisam de extremismos malucos. Eles sentem que sua doutrina de estimação carece de evidências bíblicas sólidas. Assim, eles ficam agressivos e políticos para compensar seus argumentos fracos. E, por sua natureza, o fanatismo nunca está satisfeito; nunca desiste. É demasiado hipócrita e demasiado inseguro para moderar as suas reivindicações. Mas a fé sóbria, temperante, tem a maturidade de saber onde cada doutrina se encaixa dentro da estrutura total da crença ortodoxa. A fé exemplar cultiva um sentido de proporção teológica. E um jovem pastor pode se destacar exatamente assim. (Meu filho Gavin explica essa sabedoria em seu excelente livro Questões pelas quais vale a pena lutar, Edições Vida Nova).

RESPEITÁVEL

O ministério pastoral é reservado aos adultos. É para figuras paternas que podem liderar bem a família da igreja. E um jovem pastor pode brilhar com a dignidade exemplar de sua fé. Esta palavra “respeitável” em Tito 2.2 refere-se à gravidade de um adulto sério, alguém que realmente merece ser ouvido. Como o apóstolo escreveu: “quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.” (1 Coríntios 13.11). Ele abraçou a respeitabilidade.

Pastor, você não está no ramo do entretenimento. Você é chamado a ser um homem de Deus sério. Não pomposo e rígido, claro! Como Spurgeon sabiamente apontou,

Um homem que pretende fazer muito a outros homens deve amá-los e sentir-se à vontade com eles. Um indivíduo que não tem essa amabilidade em si mesmo é melhor ser um agente funerário e enterrar os mortos, pois ele nunca conseguirá influenciar os vivos. (Lectures to My Students, “The Minister’s Ordinary Conversation,” p. 169)

Você deve ser uma pessoa perceptivelmente agradável e gentil a seu povo? Sim! Mas todo comportamento que é absurdo, vulgar ou simplesmente “fofo” é imaturo, autoindulgente, indigno de um pastor. Você está lá entre o povo, não em última instância como seu servo, mas, em última análise, como servo do Senhor no meio deles. Sua fé teológica e a glória do Evangelho, juntamente com sua fé pessoal e senso da presença de Deus, o agraciarão com a dignidade e respeitabilidade de um servo maduro do Senhor.

SENSATO

Esta palavra no texto original é difícil de definir. Os grandes pensadores da Grécia antiga a localizaram em torno das ideias de moderação, equilíbrio, bom senso (F.E. Peters, Greek Philosophical Terms, 179-80). O Novo Testamento restringe o sentido à modéstia pessoal, ao comportamento cuidadoso (1 Timóteo 3.2; Tito 1.8; 2.5).

Que lente fascinante, então, para vestir a fé de um pastor. Que percepção obtemos aqui? Esse tipo de fé, tanto teológica quanto pessoal, não é impulsiva ou imprudente. Não tira conclusões precipitadas, nem tensiona as evidências, nem entra em ondas. Esse tipo de fé pesa bem as alternativas, mostra bom senso e discerne o melhor caminho a seguir. Satisfaz as perguntas e preocupações da congregação. A sua maturidade é obviamente credível.

Um jovem pastor que pensa bem, que é sensato, tem boas chances de liderar bem sua congregação, porque ele já se conduziu pelo caminho da disciplina rigorosa e da consideração cuidadosa. Ele não precisa se rebaixar e apelar com as pessoas. Sua fé exemplar é persuasiva.

Necessidade de inspirar a fé

Pastor, este mundo de trágica incredulidade precisa da vossa fé exemplar. E nós, cristãos desanimados, precisamos de sua fé exemplar. Por favor, por favor, nos surpreenda com sua fé teologicamente robusta e pessoalmente cativante no Senhor Jesus Cristo!

Permitam-me que conclua afirmando-o da forma mais contundente possível. Precisamos de vocês, porque precisamos dele. Obrigado por nos liderar inspirando-nos.

Por: Ray Ortlund. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Men of Exemplary Faith. Edição e revisão e edição por Vinicius Lima.