O elo imprescindível entre eclesiologia e plantação de igrejas

Capítulo 5 da série Plantando igrejas saudáveis

Então, você está pensando em plantar uma igreja.

O que você acha que precisa? Do evangelho? Sim. Do poder capacitador do Espírito? Sim. Uma igreja mãe? Sim. Outros para ir com você? Uma equipe? Sim. Vai precisar de algum dinheiro? Provavelmente.

Mas, você acha que precisa de uma eclesiologia robusta?

A eclesiologia não pode ser presumida, nem deve ser considerada como uma distração para a “missão” do plantador de igrejas. Também não pode ser um tipo de complemento que você insere aqui e ali conforme sua necessidade. Em vez disso, a eclesiologia deve informar, instruir e até mesmo instigar a missão de plantar igrejas para a glória de Deus.

Em outras palavras, plantador de igrejas, você precisa de uma eclesiologia robusta que esteja em vigor bem antes de começar a tentar plantar uma igreja.

Uma igreja é mais do que uma reunião de pessoas em torno da pregação e do canto. Há linhas brilhantemente definidas que nos foram dadas pelo Senhor. Essas linhas separam os cristãos do mundo, de modo a imaginar uma cidade melhor na qual todos nós viveremos por toda a eternidade. Devemos dedicar um tempo para pensar nessas linhas e instituí-las cuidadosamente para o bem do próximo e a glória de Deus.

Vários de nós plantamos a Restoration Church dentro do Distrito de Columbia em 2010. Permita-me que que eu conduza você através de quatro perguntas que nos foram instrutivas quando começamos o nosso trabalho.

  1. O que é uma igreja?

Parece ridiculamente simplista, mas responder a essa pergunta provou ser uma das coisas mais úteis que fizemos.

Nosso estudo bíblico era uma igreja? A reunião de pessoas com música e pregação era uma igreja? Como sabíamos que “conseguiríamos” plantar uma igreja?

A “igreja” (ekklesia) na Bíblia é um grupo de crentes que regularmente se reúnem para pregar e fazer pactos por meio das ordenanças.

Esta definição requer várias coisas:

  • Uma reunião regular
  • A pregação adequada da Palavra de Deus (Proclamar o Evangelho)
  • A administração adequada das ordenanças (Retratar o Evangelho)
  • Disciplina restaurativa da igreja (Protejer o Evangelho)

Com essa definição e essas três descrições, sabíamos qual era a nossa meta e o nosso êxito.

  1. Quem compõe a igreja?

A resposta para essa pergunta pode parecer fácil, exceto por todas aquelas advertências na Bíblia sobre falsos mestres, professores que se desviaram da verdade e aqueles que fazem coisas em nome do Senhor, mas nunca são realmente conhecidos por Ele. Portanto, sabíamos que precisávamos ter cuidado com quem se identificava com a igreja.

Textos como Mateus 16.13–20 e 18.15–20 nos instruíram maravilhosamente. Eles nos ajudaram a ver nossa responsabilidade de definir cuidadosamente a mensagem do Evangelho e declarar quem possuía essa mensagem, o que significa “ligar e desligar” (Mateus 18.18).

Por causa disso, também passamos um tempo ensinando sobre o Evangelho e como era viver como cristão. Somente depois disso começamos a acolher aqueles ao nosso redor como membros da igreja (1Co 12).

  1. Quem faz as ordenanças?

Uma vez esclarecidas as definições sobre o que é uma igreja e de como devem ser seus membros, começamos a discutir a relação entre a igreja e as ordenanças do batismo (Mt. 28.19–20, Rm 6.1–4) e da Ceia do Senhor (Marcos 14.22–25; 1 Co 11.17–33).

As ordenanças eram dadas à igreja como sinais ou marcadores dos embaixadores do reino. Portanto, sabíamos instintivamente que não deveríamos praticá-las até que nos tornássemos uma igreja.

Em 28 de março de 2010, nossa futura igreja realizou uma cerimônia pela qual os membros pactuaram-se juntos de acordo com a nossa declaração de fé e um pacto da igreja. Outro homem e eu fomos posteriormente eleitos como presbíteros e só depois disso tomamos a Ceia do Senhor juntos, tornando-nos assim “oficialmente” uma igreja.

Você pode imaginar a alegria daquelas dezoito pessoas naquela noite quando nos tornamos uma igreja? A mesma coisa sobre a qual estávamos orando, ensinando e falando por muitos meses finalmente se tornou realidade. Uma igreja havia sido plantada, e Cristo foi exaltado como mais uma reunião de cristãos que havia sido marcada do mundo através das linhas brilhantes e ousadas da membresia, batismo e Ceia do Senhor.

  1. Qual é o meu trabalho como pastor?

Fomos ordenados como pastores porque nosso povo havia sido instruído sobre o que procurar nas Epístolas Pastorais (1 Tm 3.1-7, Tt 1.5-9). Depois de nos tornarmos uma igreja e sermos oficialmente designados como pastores, seguimos as orientações de Atos 6.1–6 e 20.17–35.

Essas passagens nos diziam que a maior parte de nosso trabalho era pregar, orar, tomarmos cuidado com os lobos, pastorear o rebanho, vigiar a nós mesmos, cuidar de nossa família e fazer discípulos. Hebreus 13.17 também se destacou em nossas mentes: responderemos a Deus por como conduzimos essas pessoas.

Questões de Eclesiologia

Uma eclesiologia clara na linha de frente definiu nossa orientação para o plantio da igreja. Ela nos orientou, nos encorajou e nos manteve focados no plano de Deus para o Seu povo. O trabalho foi árduo e continua sendo. Mas nunca nos arrependemos de empunhar a espada da Palavra de Deus no difícil trabalho de plantar igrejas.

A eclesiologia é uma das metodologias de Deus para a busca de sua glória. Uma eclesiologia bíblica não abranda nem se desvia da missão. Em vez disso, alimenta a missão da igreja, marcando o povo de Deus do mundo. Paulo escreveu a uma igreja local e disse-lhes que eram “luzes… no meio de uma geração corrompida e perversa” (Fp 2.15).

Plantador de igreja, pense nessas questões agora. Não espere para ter convicções claras depois de já ter reunido uma multidão, mas coloque-as cuidadosamente no lugar à medida que avança. Explique às pessoas ao seu redor o que você está fazendo e também o que você não está fazendo, para que elas possam ser informadas para o bem do próximo e para a glória de Deus.


Se aprofunde no assuntos de eclesiologia e plantação de igrejas por meio dos livros do ministério 9Marcas lançados pela Editora Fiel — CLIQUE AQUI para conhecê-los!

Por: Nathan Knight. ©9Marks. Traduzido com permissão. Fonte: You Can’t Plant a Church If You Don’t Know What a Church Is. Edição e revisão por Vinicius Lima.