Cultivando amizades como Cristo ensinou

Capítulo 3 da série Relacionamentos à luz da Bíblia

Este artigo faz parte da série de Luciana Sborowiski chamada Relacionamentos à luz da Bíblia.

 

Quem pode ser minha amiga?

Amizade precisa de cuidado; não cresce naturalmente; precisa ser cuidada, regada, alimentada. Caso contrário, morrerá.

Ore e invista em irmãs que possam te fortalecer em Deus, nas coisas que te falam e no modo como agem. Fique atenta àquelas pessoas que Deus coloca em seu caminho. Amizades são presentes, uma bênção de Deus.

Práticas para cultivar e manter a amizade:

  1. Guarde-se da idolatria (é dádiva, e não um deus).
  2. Ofereça graça, apontando para Cristo. (Perceba as necessidades dela e não só as suas)
  3. Tenha conversas piedosas. Às vezes a mídia eletrônica pode ser um obstáculo. Relacionamentos pode ser fragmentados (Whatzapp), Precisamos olhar para o outro, conversar frente a frente.

Palavras têm poder

A morte e a vida estão no poder da língua, e aquele que a ama comerá do seu fruto” Pv 18.21

Palavras têm poder para dar vida – encorajar ou para levar à morte – desanimar. Ouça suas palavras: elas pertencem ao Senhor (Sl 139). Os problemas das palavras são os problemas do coração (Lc 6.45). Somos embaixadoras de Cristo (2Co 5.20)

  1. Escute – seja uma boa ouvinte (Tg 1.19). Pausas aumentam ansiedade; Silêncio organiza os pensamentos. Responda com uma pergunta; mostre que está interessada em que ela se abra com você. Ouça atentamente. O ministério de Jesus foi marcado por perguntas.
  2. Sirvam juntas numa igreja biblicamente saudável (encorajamento)
  3. Aproveitem a vida juntas
  4. Estejam juntas (concentrar menos no que fazemos e mais em com quem fazemos). Investir tempo (intimidade)
  5. Confiança mútua – A suspeita mata a amizade; fofoca maliciosa; traição x decepção. Envelope fechado – carta aberta
  6. Orem juntas
  7. Confronto – arrependam-se juntas (dizer a verdade em amor – Pv 27.5,6; 28.23)
  8.  Esperem juntas (temos a presença de Cristo e suas promessas).

Lembre-se da graça que recebeu e a retribua. Quando as amigas decepcionarem, agarre naquele que nunca nos deixará, jamais abandonará.

Amizade é um dos meios principais que Deus usa para fortalecer Seu povo.

“Nossos melhores amigos são aqueles cuja companhia nos deixa com mais medo de pecar” Maurice Roberts (in: Joel Beeke )

Amizades com o mesmo sexo

Cuidado com amizades exclusivistas. Atração pelo mesmo sexo inicia com afetos, identificação de históricos.1Co 6.18 – Fuja da impureza! Procure ajuda.

Nenhum relacionamento na nossa vida permanece intocado pelo Evangelho. Todo relacionamento deve ser sobre amarmos como Jesus, servirmos com Jesus, encorajarmos com Jesus e sermos como Jesus, glorificando a Deus acima de todas as coisas.

Amizade com o sexo oposto

Por causa do Evangelho, minha prioridade em meus relacionamentos com as pessoas do sexo oposto é promover a pureza. A maneira como me pareço com Jesus nesses relacionamentos é protegendo e demonstrando pureza.

Promover pureza começa em sua mente – Nasce, se desenvolve e é exercitada no cérebro e começa quando examina os seus pensamentos, desejos e atitudes. O que você costuma pensar quando está com alguém do sexo oposto? Por que você pensa o que pensa? Por que diz o que diz? Por que se veste dessa maneira? Tenta chamar atenção do outro? Age com base no padrão da sociedade ou de Deus? Quando está sozinha, o que ou com quem sonha? Busca proteger sua mente da imoralidade sexual de forma intencional? Tem evitado ver imagens, filmes com entretenimentos sexuais?

A raiz da pureza é comprometer-se a pensar como ensina Filipenses 4.8:

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

Imponha limites nas redes sociais, faça aliança com seus olhos; preste contas, lute contra cobiça. Ter amigos do sexo oposto é ótimo, mas lembre-se que nossos relacionamentos devem ser os contextos em que nos tornamos mais parecidas com Cristo à medida que fazemos continuamente o bem pelas pessoas. Você pode dizer isso sobre seus relacionamentos com o sexo oposto? Se não, precisa mudar.

Amizades virtuais

O que você tem visto? Sobre quais assuntos conversa? Qual perfil você segue? A cobiça, inveja te faz pecar? (Mt 5.29) – Seja implacável! O que te faz pecar, arranca fora. Um bom conteúdo sobre esse tema pode ser encontrado no livro: Equilíbrio social na era digital[i].

Discipulado

Você é uma influenciadora ou tem sido influenciada pelos seus relacionamentos? A palavra de Deus é honrada e não difamada (Tt 2.5) quando mulheres honram e exercem os papéis que Deus lhes deu.

Amizades na igreja

Quem são as mulheres com quem você se relaciona? Só da mesma faixa etária? O mesmo estado civil? Há riqueza intergeracional, e nessa parceria aprendemos muito sobre a vivência de cada uma em sua fase de vida. Mas, o inimigo quer que sejamos inimigas umas das outras.

Não somos chamadas e capacitadas por Deus para a competição, mas para a colaboração em amor, suporte e serviço (Ef 4.1, 2; 4.31-5.2).

Ana Paula Nunes diz “Amamos mal umas às outras porque amamos mal a Deus”[ii] Somos cooperadoras com ele e não competidoras contra ele. Ame suas irmãs com seus dons e permita-se ser servida pelos talentos delas.

Foi Deus quem escolheu cada mulher que está na igreja com você. Afiamos umas às outras de uma forma única. Deus escolheu cada mulher que está debaixo do mesmo teto que você, na igreja, tornando- se a sua família. (Nunes) Dons e talentos da outra.

Ter comunhão e envolvimento intencional com as mulheres que Deus escolheu para serem um só corpo com você na igreja é uma mescla de graça e pecado, com o Senhor trabalhando em você e nelas nesse processo.

Procure conviver com pessoas que espelham Cristo. Ensinam o amor por meio da hospitalidade (universitários, solteiras, pessoas mais simples). Pessoas que apontam para Cristo, mesmo falhando; auxiliam na caminhada, fazendo amar ainda mais ao Senhor. Pecam, arrependem-se, pedem perdão e recomeçam. Isso revela que são incapazes de substituir a sua relação com Deus, que é o único que não decepciona.

Aquela pessoa que você não ama, olhe com as lentes do amor de Cristo. Ela também é imagem de Deus e está sendo transformada por ele no processo de santificação. Faça parte dessa Obra. Ela também foi coberta pelo mesmo sangue” do Cordeiro.

 


[i] Livro: Equilíbrio social na era digital, de Sarah Eekhoff Zylstra, Editora Fiel.

[ii] Livro: Unidas contra a rivalidade feminina, de Ana P. Nunes, Editora Fiel.

 

Aprenda mais sobre relacionamento com os livros da Editora Fiel sobre este assunto. – CLIQUE AQUI para conferi-los!

Por: Luciana Sborowski. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor: Vinicius Lima. Editora da série: Renata Gandolfo.