Lições dos puritanos sobre a oração

Buscando a verdadeira e fervorosa oração

RESUMO: A oração é uma das partes mais cruciais da vida cristã, mas muitas vezes uma das mais negligenciadas. Mesmo quando oramos, podemos ter dificuldade para orar plenamente, com fervor e fé. Os puritanos fornecem um modelo para uma vida de oração que regularmente se apodera de si mesmo em motivação, cultivo, constância e disciplina, e que se apodera de Deus em dependência e fé. Essa oração sincera e engajada é o tipo de oração que a igreja precisa na era atual (e em todas).

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. Depois, orou de novo, e então o céu deu chuva, e a terra produziu os seus frutos. (Tiago 5.16–18)

Na epístola de Tiago, lemos que o profeta Elias “orou fervorosamente”.[1] Literalmente, o texto indica que Elias “orou na sua oração”.[2] Em outras palavras, as orações de Elias eram mais do que um exercício formal; em vez disso, ele se dedicou às suas orações.

A oração cristã é uma comunicação santa da alma crente a Deus. Thomas Manton (1620–1677) definiu a oração como “a conversa de uma alma amorosa com Deus”.[3] Da mesma forma, Anthony Burgess (1600–1663) disse que a oração é “a elevação da mente e de toda a alma a Deus”.[4] John Bunyan (1628–1688) oferece outra definição rica: “A oração é um derramamento sincero, sensato e afetuoso do coração ou da alma a Deus, por meio de Cristo, na força e assistência do Espírito Santo, pelas coisas que Deus prometeu, ou de acordo com sua Palavra, para o bem da igreja, com submissão na fé à vontade de Deus.”[5]

A oração deve ser o grande deleite do cristão. Como Matthew Henry (1662–1714) observou, a oração é a companheira, conselheira, consoladora, suprimento, apoio, abrigo, força e salvação do crente.[6] O verdadeiro crente gosta de orar apesar dos ataques que enfrenta do mundo, da carne e do diabo. Como Henry escreveu: “Essa vida de comunhão com Deus e de constante presença nele é um paraíso na Terra.”[7] Thomas Brooks (1608–1680) exclamou: “Ah! Quantas vezes, cristãos, Deus os beijou no início da oração, e lhes falou paz no meio da oração, e os encheu de alegria e segurança, no final da oração![8]

Depois de estudar a vida de oração dos puritanos, estou convencido de que a maior falha na igreja de hoje é a falta do tal “orar em oração”. Deixamos de usar a maior arma do céu como deveríamos. Em nossas igrejas, lares e vidas pessoais, nossa oração é muitas vezes mais sem oração do que em oração.

Os gigantes da história da igreja (como os puritanos) muitas vezes nos fazem nos sentirmos como anões quando o assunto é a verdadeira oração. A oração era a prioridade deles. Os puritanos eram homens de oração que sabiam como se apegar a Deus em oração e eram possuídos pelo Espírito de graça e súplica. (Isaías 64.7). Eles ensinaram que a solução para a oração sem oração é a oração com oração, que acontece de duas maneiras: apoderando-se de nós mesmos e apegando-se a Deus.

Tomando conta de si mesmo

Como acontece com qualquer outra realização na vida cristã, a oração com oração não é alcançada automaticamente. O apóstolo Paulo exortou Timóteo: “Exercita-te na piedade… Combata o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna para a qual foste chamado” (1 Timóteo 4.7; 6.12). Portanto, imploro a você que busque uma vida de oração mais fervorosa e fiel, com esforço, urgência e dependência de Cristo e do Espírito Santo, praticando a disciplina do autocontrole, que não é uma habilidade natural, mas um fruto do Espírito adquirido por Jesus Cristo na cruz (Gálatas 5.22-24).

Olhamos para Cristo como a videira que sozinha pode produzir bons frutos em nós, e então nos controlamos e nos envolvemos diligentemente em oração disciplinada. Deixe-me sugerir quatro princípios para se firmar na oração: motivação, cultivo, constância e disciplina.

Lembre-se da motivação

Muitas aflições sufocam nossa motivação para orar. O arcebispo James Ussher (1581-1656) lista alguns deles: “Imaginação errante, afeições desordenadas, embotamento de espírito, fraqueza de fé, frieza de sentimentos, fraqueza em pedir, cansaço em esperar, muita paixão por nossos próprios assuntos e pouca compaixão pelas misérias alheias.”[9] Podemos nos controlar, então, lembrando-nos das motivações para a oração a respeito de seu valor.

Primeiro, lembre-se do propósito da oração – a glória de Deus na felicidade do homem. Como escreve Matthew Henry, na oração “devemos ter em nossos olhos a glória de Deus e nossa verdadeira felicidade”.[10] James Ussher explica as motivações para a verdadeira oração: “usar cuidadosamente todos os outros meios bons; buscar a glória de Deus principalmente; desejar as melhores coisas com mais sinceridade; não pedir nada além do que a Palavra de Deus nos garante; esperar pacientemente até que ele nos ouça e nos ajude.[11]

Em segundo lugar, lembre-se do privilégio da oração. William Bridge (1600–1671) observou: “Um homem de oração nunca pode ser muito infeliz, seja qual for sua condição, pois ele tem para si o ouvido de Deus… É uma misericórdia orar, mesmo que eu nunca receba a misericórdia pela qual orei.[12] Anthony Burgess também se debruçou sobre o grande privilégio da oração: “É como um exercício para o corpo, que o torna mais forte e ativo; é o navio rico que traz retornos gloriosos de Deus: a oração celestial cria uma moldura celestial, mantém a alma em busca de Deus.[13]

Terceiro, lembre-se do poder da oração. “O anjo tirou Pedro da prisão, mas foi a oração [que] buscou o anjo”, escreveu Thomas Watson (1620–1686).[14]

John Bunyan exortou: “Ore com frequência, pois a oração é um escudo para a alma, um sacrifício a Deus e um flagelo para Satanás”.[15] Lembre-se de que “quando Deus pretende ter grande misericórdia de seu povo, a primeira coisa que ele faz é colocá-lo para orar”, observou Henrique.[16] Como Ussher escreve,

Porque a oração é a voz do Espírito de Deus em nós, uma jóia da graça legada por Cristo a nós, é a mão da fé, a chave do tesouro de Deus, o advogado da alma, o portador da armadura do coração e o intérprete da mente. Ele obtém todas as bênçãos, evita maldições, santifica todas as criaturas, para que nos façam bem, tempera todas as cruzes, para que não nos façam mal. Por fim, mantém o coração em humildade, a vida em sobriedade, fortalece todas as graças, vence todas as tentações, subjuga corrupções, purifica nossas afeições, torna nossos deveres aceitáveis a Deus, nossas vidas proveitosas para os homens e tanto a vida quanto a morte confortáveis para nós mesmos.[17]

 Por fim, lembre-se da prioridade da oração. John Bunyan enfatizou a prioridade da oração afirmando que podemos fazer mais do que orar depois de orarmos, mas não podemos fazer mais do que orar até que tenhamos orado.[18] Priorizar significa classificar o valor de algo mais alto do que outras coisas. É possível que sua vida de oração seja prejudicada porque alguma outra coisa está em primeiro lugar para você? Sua vida social exclui a oração? O uso de mídias sociais e tecnologia está atrapalhando suas orações? As mídias podem fazer isso absorvendo muito tempo precioso enquanto sua vida de oração definha; Também pode encher sua mente com pensamentos mundanos, de modo que suas orações se tornem superficiais, frias, egocêntricas, materialistas ou desmotivadas e, portanto, pouco frequentes. Priorizar a oração requer colocar outras atividades em um lugar inferior para abrir espaço para a comunhão com Deus.

Na força de Cristo, esforce-se para evitar a oração sem oração, seja em devoções privadas ou públicas. Mesmo que suas orações pareçam sem vida, não pare de orar. O embotamento pode estar além de sua capacidade imediata de vencer, mas recusar-se a orar é fruto da presunção, autossuficiência e preguiça.

Cultive seu coração

Os puritanos ensinavam que devemos preparar nossos corações para buscar o Senhor. Acima de tudo, a oração fervorosa requer o cultivo de um coração sincero. Orar com a boca o que não está verdadeiramente em seu coração é hipocrisia – a menos que você esteja confessando a frieza do seu coração e clamando por uma graça que aqueça o coração. Thomas Brooks tocou neste assunto da importância da sinceridade e transparência na oração trabalhadas pelo Espírito: “Deus não olha para a elegância de suas orações, para ver como elas são limpas; nem ainda na geometria de suas orações para ver quanto tempo elas duram; . . . mas com a sinceridade de suas orações, quão calorosas elas são. . . . A oração só é agradável e significativa se o coração estiver nela. . . Deus não ouve mais do que o coração fala.”[19]

Se queremos que Deus aceite nossas orações, então nossas orações devem ser impulsionadas por atitudes formadas em nós pelo Espírito de Cristo. Quanto mais Ele nos formar, mais nossas orações se apoderarão de Deus e O agradarão. Essas atitudes incluem um coração de fé em Deus (Marcos 11.24), arrependimento do pecado (Salmo 66.18), desejo fervoroso e santo (Tiago 5.16), humildade diante de Deus (Lucas 18.13), ousadia em Cristo (Hebreus 4.16), amor e perdão por outras pessoas (Marcos 11.25) e gratidão transbordante pela bondade de Deus (Filipenses 4.6).

Em segundo lugar, a oração fervorosa envolve o cultivo de um coração infantil, onde oramos ao “nosso Pai que estás nos céus” (Mateus 6.9). Thomas Manton (1620–1677) disse: “Uma palavra de uma criança comove o pai mais do que um orador pode comover todos os seus ouvintes”.[20] Deus se agrada da confiança simples, do amor e da reverência. Vir como uma criança ao Pai é honrá-lo no mais alto grau e envolver sua mais profunda compaixão.

Finalmente, a oração fervorosa requer o cultivo de um coração saturado da Palavra. Uma razão pela qual nossa vida de oração cai é porque negligenciamos as Sagradas Escrituras. A oração é uma conversa de mão dupla; devemos ouvir a Deus, não apenas falar com ele. Fazemos isso enchendo nossas mentes com a Bíblia, pois a Bíblia é a voz de Deus em forma escrita. Nosso Senhor Jesus declarou em João 15.7: “Se você permanece em mim, e minhas palavras permanecem em você, peça o que quiser, e será feito por você”. Cada passagem da Escritura é combustível para orações ardentes. Como Thomas Manton escreveu: “Uma boa maneira de obter consolo é implorar a promessa de Deus em oração. . . . Mostre a Deus a caligrafia do próprio Deus; Ele é terno em sua Palavra.”[21]

Alguns anos atrás, um amigo idoso me trouxe uma carta espiritual de meu pai, que passou do púlpito para a glória em 1993. Meu pai escreveu a carta na década de 1950, logo após sua conversão. “Achei que você gostaria de ter isso”, disse o amigo. “Gostaria?” Eu disse: “Eu adoraria ter isso”. Sentei-me e li imediatamente com grande prazer; era tão pessoal porque era a caligrafia do meu pai. Como você acha que seu Pai Celestial se sente quando você mostra a Ele sua própria caligrafia em oração?

Matthew Henry disse uma vez em referência à leitura das Escrituras: “Ouça [Deus] falando com você e tenha um olho nisso em tudo o que você disser a ele; como quando você escreve uma resposta a uma carta de negócios, você a coloca diante de você.[22]

Permaneça constante

“Orai sem cessar”, escreveu Paulo à igreja de Tessalônica (1 Tessalonicenses 5.17). Deus deseja que seus filhos cultivem um espírito, hábito e estilo de vida de oração; Este mandamento refere-se mais a orar com o chapéu e os olhos abertos do que a petições em particular. Thomas Brooks descreveu essa oração constante: “Um homem deve sempre orar habitualmente, embora não de fato; ele deve ter seu coração em uma disposição de oração em todos os estados e condições, na prosperidade e na adversidade, na saúde e na doença, na força e na fraqueza, na riqueza e nas necessidades, na vida e na morte.”[23]

Seja qual for a nossa vocação ou profissão, a oração é o nosso trabalho ao longo do dia (Romanos 12.12; Colossenses 4.2). Cumprimos esse mandato de várias maneiras. Primeiro, mantemos uma atitude de oração durante todo o dia. Como exortou Matthew Henry, devemos procurar começar, passar e encerrar o dia com Deus.[24] Ou, como outro homem disse certa vez, quando terminamos de falar com Deus, não “desligamos” o telefone, mas mantemos a linha aberta. Vivemos momento a momento na presença de Deus e devemos estar conscientes disso.

Em segundo lugar, se formos orar sem cessar, podemos estabelecer horários fixos de oração em nossas programações diárias. Os puritanos nos ensinaram que devemos começar e terminar cada dia com oração, marinar o culto familiar em oração e usar as refeições para agradecer e elevar nossas necessidades.

Terceiro, nos esforçamos para estar alertas e prontos para orar a qualquer momento. Manter um estado de alerta espiritual (Efésios 6.18; Colossenses 4.2), como o soldado do esquadrão que carrega o rádio e está sempre pronto para pedir apoio. Sempre que você sentir o menor impulso para orar ou ver uma necessidade para orar, ore imediatamente. Mesmo se você estiver no meio de um trabalho difícil que exige concentração, obedeça ao impulso de orar (de uma maneira segura e sábia). O impulso pode ser um gemido do Espírito, e não devemos considerar os sussurros do Espírito como um pensamento intruso ou invasivo. Treine-se para orar interiormente enquanto o homem exterior está ocupado com as tarefas diárias.

Abrace a disciplina

A oração com fervor também envolve disciplina, exigindo tempo, perseverança e organização. Primeiro, a oração disciplinada envolve um investimento significativo de tempo. Theodosia Alleine, esposa de Joseph Alleine, escreveu sobre o compromisso de tempo de seu marido com a oração:

Durante todo o tempo de sua saúde, ele se levantava constantemente às quatro horas ou antes, e no sábado mais cedo, se acordasse. Ele ficaria muito perturbado se ouvisse ferreiros, sapateiros ou comerciantes, trabalhando em seus ofícios, antes de cumprir seus deveres com Deus; dizendo-me muitas vezes: “Oh, como esse barulho me envergonha! Meu Mestre não merece mais do que o deles?” Das quatro às oito horas, ele passava em oração, santas contemplações e cânticos de salmos, nos quais se deleitava muito e praticava diariamente sozinho, assim como em sua família.[25]

A oração disciplinada também requer perseverança. É fácil orar quando você é como um veleiro deslizando para a frente em um vento favorável. Mas também ore quando você é como um guia em uma floresta cheia de árvores e arbustos, tendo de se esforçar com seu facão para abrir caminho, um passo de cada vez. George Swinnock (1627–1673) disse: “Lute com Deus. . . dobrando e forçando todas as juntas do novo homem na alma, para que todos possam ajudar a prevalecer com Deus.[26]

Finalmente, a oração disciplinada requer organização. Paulo foi um modelo de intercessão regular para muitas igrejas e cristãos diferentes, incluindo alguns que ele nunca conheceu (Colossenses 1.9; 2.1). Teria sido impossível para Paulo fazê-lo sem algum sistema organizado de intercessão. Em suas epístolas, ele ordena aos cristãos que ofereçam “súplicas por todos os santos” (Efésios 6.18) e por todos os homens (1 Timóteo 2.1). Sem um método de oração, dificilmente oraremos por alguém regularmente.

“Cada passagem da Escritura é combustível para orações ardentes.”

Organize suas petições por algum sistema ou lista. Qualquer sistema é melhor do que nenhum. Lembre-se de que você pode adaptá-lo ao longo do tempo. Pode não parecer muito espiritual usar uma lista de oração, mas é eminentemente prático. Seja razoável e não se sobrecarregue, mas discipline-se para orar muito por sua própria igreja e outras igrejas, por missões e por muitas pessoas em específico. Orar pode ser seu ministério mais valioso.[27]

Apegue-se a Deus

No fundo de nós, sabemos que é impossível vencer a falta de oração por nossas próprias forças. A sacralidade, o dom e o poder da oração estão muito acima dos meios humanos. A graça de Deus é necessária para que a oração fervorosa exista. No entanto, a graça não nos faz esperar passivamente que Deus a conceda. A graça nos leva a buscar o Senhor. Como Davi canta no Salmo 25.1: “A ti, ó Senhor, elevo a minha alma” (ver também Salmos 86.4; 143.8). Dirija sua mente e afeições para o nosso Deus da aliança em Cristo e aproxime-se de seu trono de graça (Colossenses 3.1-2).

Assim como Jacó lutou com o anjo do Senhor e não o deixou ir até que ele o abençoasse (Gênesis 32.26), devemos nos apegar a Deus até que ele nos abençoe. O profeta Isaías lamentou a falta de oração de sua própria geração, dizendo: “Não há ninguém que invoque o teu nome, que se disponha a apegar-se a ti” (Isaías 64.7). Você vai se estimular a se apegar a Deus hoje? Isso exigirá dependência e fé.

Dependa de Deus

Apegar-se a Deus requer dependência do Espírito Santo. Dependemos completamente do Espírito Santo, pois não podemos fazer nada sem Cristo trabalhando por meio de seu Espírito (João 15.5). Como Anthony Burgess observou: “O coração é como uma terra embotada, até que o Espírito de Deus te inflame; tua oração é um corpo sem alma, se houver palavras, mas não o Espírito de Deus no coração.”[28] David Clarkson (1622–1686) também explicou sobre a obra do Espírito Santo na vida de oração do cristão: o Espírito “ajuda a fraqueza e a enfermidade dos hábitos e princípios espirituais, e os atrai para um exercício vigoroso. Ele ajuda a alma a se aproximar com confiança, e ainda com reverência; com temor de filho, e ainda com uma fé encorajada; com zelo e importunação, e ainda com humilde submissão; com esperança viva, e ainda com abnegação.”[29]

Em segundo lugar, agarrar-se a Deus requer dependência da mediação de Cristo. Como os pecadores podem se apoderar de Deus, exceto em Jesus Cristo? No livro de Hebreus, lemos que é somente pelo sangue e intercessão de Cristo como nosso Sumo Sacerdote que podemos corajosamente “entrar nos lugares santos” – isto é, no lugar onde Deus habita nas alturas (Hebreus 10.19-22). Assim, todas as nossas orações devem ser oferecidas pela fé em Cristo. Por meio dele temos acesso ao Pai, pois somente Cristo é o mediador entre Deus e os homens (Efésios 2.18; 1 Timóteo 2.5). Além disso, a adoção que recebemos em união com Cristo é o fundamento de nossas orações.[30]

George Downame (1563–1634) escreveu que devemos perguntar “como é que o homem sendo manchado e poluído pelo pecado, e por causa disso um inimigo de Deus, deve ter qualquer acesso a Deus, ou ser admitido em qualquer discurso com ele, que é mais justo e terrível, um fogo consumidor, e odiando toda iniqüidade com ódio perfeito? ” Ele então responde à sua própria pergunta, dizendo: “Portanto, é necessário que um mediador viesse entre Deus e o homem, o qual, reconciliando-nos com Deus e cobrindo nossas imperfeições, tornasse aceitáveis nossas pessoas e nossas orações sob Deus”.[31]

Ore com fé

Alguns frutos da fé viva são a reverência, o fervor, a confiança, a piedade trinitária e a ação de se apegar às promessas divinas.

Primeiro, o fruto da fé viva é a reverência. Somente o Espírito Santo pode operar em nós a verdadeira reverência na oração. Como Thomas Boston (1676-1732) escreveu, o Espírito Santo opera em nós “uma santa reverência a Deus, a quem oramos, que é necessária na oração aceitável. Por essa visão, ele nos atinge com um santo pavor e admiração pela majestade de Deus.[32]

Em segundo lugar, o fruto da fé viva é o fervor. William Gurnall (1616-1679) exortou: “Forneça a si mesmo argumentos das promessas para reforçar suas orações e torná-las predominantes junto a Deus. As promessas são a base da fé, e a fé, quando fortalecida, te tornará fervoroso, e tal fervor sempre acelera e retorna com vitória do campo da oração. . . . Quanto mais poderoso for alguém na palavra, mais poderoso será na oração.”[33]

Terceiro, o fruto da fé viva é a confiança. Joseph Hall (1574–1656) escreveu: “Boas orações nunca chegam chorando em casa. Tenho certeza de que receberei o que peço ou o que devo pedir.[34] O Espírito Santo é a base dessa confiança: “É isso que torna a oração uma facilidade para um coração atribulado, o Espírito excitando em nós santa confiança em Deus como Pai”.[35]

Quarto, o fruto da fé viva é a piedade trinitária. John Owen (1616–1683) aconselhou os cristãos a comungar com cada pessoa no Deus triúno em nossas orações.[36] Ele fez isso com base na bênção de Paulo registrada em 2 Coríntios 13.14: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” Em sua vida de oração, busque um conhecimento mais profundo e experimental das riquezas da graça na pessoa e obra de Cristo, a glória do amor eletivo e adotivo do Pai e o conforto da comunhão com Deus pela habitação do Espírito Santo.

Dessa forma, você orará não apenas pelos benefícios de Deus, mas pelo próprio Deus, o que servirá como uma bênção tanto para você quanto para sua igreja. Seu senso de intimidade e dependência de Deus, conhecido experimentalmente em particular, se espalhará para sua vida pública, de modo que você também, pela graça do Espírito, encorajará outras pessoas a depender de Deus e buscar comunhão íntima com ele.

Quinto, o fruto da fé viva é se apoderar das promessas divinas. John Trapp (1601–1669) escreveu: “As promessas devem ser oradas. Deus gosta de ser sobrecarregado e importunado com suas próprias palavras; de ser acionado em sua própria obrigação. A oração é colocar as promessas de Deus em prática. E não é arrogância nem presunção sobrecarregar a Deus, por assim dizer, com sua promessa. . . . Tais orações estarão perto do Senhor dia e noite ( 1 Reis 8.59 ), ele pode negá-las tão pouco quanto negar a si mesmo.[37] Da mesma forma, Gurnall observou: “A oração nada mais é do que a promessa invertida, ou a palavra de Deus transformada em um argumento, e respondida pela fé em Deus novamente.”[38]

Alegrias que ainda esperam por você

A oração pode ser um trabalho difícil e exigente. Às vezes, nos ajoelhamos e depois nos levantamos, apenas para perceber que não oramos verdadeiramente em nossa oração. Então, caímos de joelhos novamente, orando para conseguirmos orar. Outras vezes, a oração é um trabalho incrível, glorioso e delicioso. Suponho que dificilmente haja um crente na terra que não possa se identificar com esses extremos. A oração fervorosa às vezes o levará a uma profunda tristeza ao ver sua miserável pecaminosidade, mas também o levará a uma profunda alegria quando você “conhecer o amor de Cristo que excede todo o entendimento” e estiver “cheio de toda a plenitude de Deus” (Efésios 3.19).

Os puritanos fornecem um padrão bastante ideal para a verdadeira oração. Certamente temos muito a aprender com eles. Aprender a orar verdadeiramente em nossas orações não é apenas uma questão de decidir nos esforçar mais ou encontrar um novo método de oração. Envolve provações, guerras e o Espírito capacitador de Deus. É um processo de crescimento inseparável de nossa santificação e, portanto, interminável até alcançarmos a glória.

Peça a Deus que faça de você um Elias de oração que sabe o que significa lutar contra a incredulidade e o desespero, mesmo enquanto você se esforça para crescer em oração e comunhão grata com Deus. Não é interessante que Tiago apresente Elias em Tiago 5.17 como uma pessoa “com uma natureza como a nossa”? Ele orava fervorasamente, ele “orava em sua oração”, mas também podia se desesperar em seu desespero (1 Reis 19.4). Quando você atingir pontos baixos em sua vida espiritual, lembre-se da ternura de Deus para com Elias. Às vezes, a resposta para a depressão, como foi para o profeta, não é mais esforço, mas uma boa refeição e uma noite de sono para que você possa retomar a batalha amanhã.

Prossiga pela fé em Jesus Cristo, querido crente. Se você caiu, levante-se. Se você ficar de pé, tome cuidado para não cair (1 Coríntios 10.12). Não importa onde você esteja em sua jornada espiritual, o maior perigo é parar e se tornar complacente. Avance em direção ao alvo para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3.14). Como a essência da oração é a comunhão com Deus, há riquezas que você ainda não descobriu, profundezas que você não alcançou e alegrias que ainda esperam por você.

 

 

Conheça os livros da Editora Fiel sobre os puritanos – CLIQUE AQUI.


[1] Partes deste ensaio são adaptadas de Joel R. Beeke, How Can I Cultivate Private Prayer? (Cultivating Biblical Godliness) (Grand Rapids: Reformation Heritage Books, 2016) e Joel R. Beeke, “Prayerful Praying Today,” em Taking Hold of God: Reformed and Puritan Perspectives on Prayer , ed. Joel R. Beeke e Brian G. Najapfour (Grand Rapids: Reformation Heritage Books, 2011), 223–40. Usado com permissão.

[2] Veja a nota de margem na versão King James.

[3] Thomas Manton, The Complete Works of Thomas Manton (London: James Nisbet, 1870), 17:496.

[4] Anthony Burgess, CXLV Expository Sermons Upon the Whole 17th Chapter of the Gospel According to John: Or, Christ’s Prayer Before His Passion Explicated, and Both Practically and Polemically Improved (London: Abraham Miller, 1656), 5.

[5] John Bunyan, Prayer (Edinburgh: Banner of Truth, 1989), 13.

[6] Matthew Henry, Matthew Henry’s Unpublished Sermons on the Covenant of Grace, ed. Allan Harman (Fearn, Ross-shire, UK: Christian Focus, 2002), 199–200.

[7] Matthew Henry, The Complete Works of the Rev. Matthew Henry (Edinburgh, London, and Glasgow: A Fullarton, 1857), 1:228.

[8] Thomas Brooks, The Works of Thomas Brooks, ed. Alexander B. Grosart (1861–1867; repr., Edinburgh: Banner of Truth, 2001), 2:369

[9] James Ussher, A Body of Divinity: Or, the Sum and Substance of Christian Religion (London: Nathaniel Ranew and Jonathan Robinson, 1677), 335.

[10] Henry, Complete Works, 1:205.

[11] Ussher, Body of Divinity, 335. Parenthetical Scripture references omitted.

[12] William Bridge, A Lifting Up for the Downcast (1648; repr., Edinburgh: Banner of Truth, 1990), 55.

[13] Burgess, Expository Sermons, 6.

[14] Thomas Watson, A Divine Cordial (Wilmington, DE: Sovereign Grace, 1972), 18.

[15] John Bunyan, The Works of John Bunyan, ed. George Offor (1854; repr., Edinburgh: Banner of Truth, 1991), 1:65.

[16] Matthew Henry, Matthew Henry’s Commentary (Peabody, MA: Hendrickson, 1991), 4:1152.

[17] Ussher, Body of Divinity, 335. Ortografia arcaica e capitalização atualizadas; referências bíblicas no texto omitidas.

[18] I.D.E. Thomas, comp., The Golden Treasury of Puritan Quotations (Chicago: Moody, 1975), 210.

[19] Brooks, Works, 2:256–57.

[20] Manton, Obras Completas , 1:28.

[21] Manton, Obras Completas , 6:242.

[22] Henry, Complete Works, 1:204.

[23] Thomas Brooks, Heaven on Earth (1654; repr., Carlisle, PA: Banner of Truth, 2022), 298.

[24] Henry, Complete Works, 1:198–247.

[25] Richard Baxter, Theodosia Alleine, et al., The Life and Letters of Joseph Alleine (n.d.; repr., Grand Rapids: Reformation Heritage Books, 2003), 106. Italics original; spelling updated

[26] George Swinnock, Heaven and Hell Epitomised, in The Works of George Swinnock (Edinburgh: James Nichol, 1868), 3:303.

[27] For Matthew Henry’s method for personal prayer, see Joel R. Beeke and Mark Jones, A Puritan Theology: Doctrine for Life (Grand Rapids: Reformation Heritage Books, 2012), 885; Henry, Complete Works, 2:4–12.

[28] Burgess, Expository Sermons, 5.

[29] David Clarkson, The Practical Works of David Clarkson (Edinburgh: James Nichol, 1864), 1:209–10.

[30] Veja Joel R. Beeke, “Thomas Boston on Praying to Our Father,” in Taking Hold of God: Reformed and Puritan Perspectives on Prayer, ed. Joel R. Beeke and Brian G. Najapfour (Grand Rapids: Reformation Heritage Books, 2011), 161–73.

[31] George Downame, A Godly and Learned Treatise of Prayer (Cambridge: Roger Daniel, 1640), 68–69. Ortografia arcaica modernizada.

[32] Thomas Boston, The Complete Works of the Late Rev. Thomas Boston, Ettrick (Stoke-on-Trent, Reino Unido: Tentmaker, 2002), 11:62. Referência bíblica no texto omitida.

[33] William Gurnall, The Christian in Complete Armour (1662–1665; repr., Edinburgh: Banner of Truth, 2002), 2:420–21.

[34] Citado em John Blanchard, comp., The Complete Gathered Gold (Darlington, Reino Unido: Evangelical Press, 2006), 455.

[35] Boston, Complete Works, 11:62.

[36] John Owen, “Of Communion with God the Father, Son, and Holy Ghost,” em The Works of John Owen (1850–1853; repr., Edinburgh: Banner of Truth, 1965–1968), 2:1–274. Ver também John Owen, Communion with the Triune God, ed. Kelly M. Kapic e Justin Taylor (Wheaton, IL: Crossway, 2007).

[37] John Trapp, A Commentary on the Old and New Testaments, ed. W. Hugh Martin (London: Richard D. Dickinson, 1867), 1:120–21.

[38] Gurnall, Christian in Complete Armour, 2:88.

Por: JOEL BEEKE. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Take Hold of Heaven | Revisor e Editor: Vinicius Lima.