Relacionamento comigo mesma e com os outros

Capítulo 2 da série Relacionamentos à luz da Bíblia

Este artigo faz parte da série de Luciana Sborowiski chamada Relacionamentos à luz da Bíblia.

 

Há muitas vozes gritando pela nossa atenção. Satanás não quer que prestemos atenção à voz de Deus, que nos guia com segurança e amor no caminho que traz vida. Deus quer o nosso bem; Satanás quer a nossa morte. Ao ouvir a voz de Deus (Palavra), busque entender, confiar e obedecer, ficando segura no caminho de Jesus, que leva à vida eterna. O espelho da Palavra é usado para nos mostrar áreas da vida que não refletem Jesus. Seu objetivo é que você seja um espelho limpo, refletindo quem Deus é enquanto Jesus vive em você.

Livre-se da culpa. Jesus morreu pelos seus pecados (1Jo 1.9; Rm 5.8. Rm 8.1). Viva confiante em Jesus (lançando fora toda a ansiedade); descanse. Conheça intimamente a Cristo, aprendendo a ser como ele. Desenvolva a Verdadeira beleza de um espírito manso e tranquilo – de grande valor (1Pe 3.3, 4) e busque a santidade.

Relacionamento com os outros

Pais

Honra teu pai e tua mãe” Êxodo 20.12

O 5º mandamento é reverenciar o título que Deus deu aos pais; reverenciar não por merecimento, mas pela sua posição de autoridade. Seja grata, perdoe, fale bem deles, busque a sabedoria deles (conselhos), mantenha contato, confesse amor por eles. Honre-os no Senhor. 

Irmãos

Pessoas que mais amamos e que mais nos irritam e que o evangelho une com algo em comum, à parte das diferenças de idade e personalidade. Busque os interesses deles.

“Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros”. Filipenses 2.3, 4 

Considere-os superiores a você mesma (morra para o seu próprio eu), seja diariamente desafiada a depender da força do Espírito; abra mão do desejo de estar sempre certa. Pare a discussão. Morra para o orgulho, todos os dias.

Marido

O relacionamento complementar entre homem e mulher é um reflexo da imagem de Deus (Gn 1.16-18)..Por que “Não é bom que o homem esteja só”? (Gn 2.15). Sozinho, ele era incapaz de refletir alguns aspectos relacionais de Deus (unidade em diversidade, amor, comunhão, compromisso com a aliança, distinção de papéis com unidade de propósito). Sozinho, ele era incapaz de reproduzir novos adoradores à imagem de Deus conforme a ordem original de “Multiplicar-se e encher a terra”; sozinho ele teria dificuldades em representar ocupando a posição de vice regente da imagem de Deus, cuidando e cultivando o Jardim. No relacionamento, precisamos um do outro; casamento é complementação, não competição. Casamento é uma missão de resgate mútuo. Minhas habilidades provavelmente complementam as necessidades do meu cônjuge e vice-versa.

Filhos e netos

Quando Jesus reina na vida da mulher, os primeiros a se beneficiarem são as pessoas mais próximas a ela – família – (Sl 112). O foco da mulher virtuosa está na edificação de um lar temente a Deus, suprido por Deus (Sl 127.1, 2). Foco no meu coração (conhecer a Deus) e no coração do filho (Dt 6.6, 7). Achamos absurdo viajar sem planejar o lugar, hospedagem, passeios. Como mães, não podemos cometer esse erro ao direcionar nossos filhos nos caminhos do Senhor. Não existem garantias na criação dos nossos filhos. Deus é soberano, os pais são responsáveis, mas o filho ainda precisará escolher o caminho. Devemos ser os melhores guias possíveis para que o filho escolha o trajeto mostrado por Deus. Não conseguimos fazer isso em nossa própria força, pois somos falhas. Deus quer que dependamos inteiramente dele, sigamos os seus conselhos e obedeçamos. A mulher que teme ao Senhor abençoa sua casa e sua comunidade (Pv 31.19, 20).

Essa citação de Carol Sue aponta para a nossa esperança de relacionamentos restaurados.

“O inimigo conseguiu ofuscar a imagem de Deus na beleza do espelho do ser humano. Mas, o Filho de Deus veio ao nosso encontro para nos libertar de nós mesmas.” 

Há possibilidade de reconstruir relacionamentos familiares, por causa da obra redentora de Cristo. Embora algumas consequências do pecado permaneçam, Deus oferece uma nova vida em Cristo. 

Colegas de trabalho

Como está seu relacionamento com os colegas de trabalho? Em casa: sem remuneração, na relação com você mesma – há murmuração?

No trabalho remunerado – há medo, temor a homens? O seu objetivo é servir a Deus e ao próximo? O mandato cultural envolve também cultivar relacionamentos; envolve pessoas. Somos chamadas a sermos profissionais (funcionárias e chefes) exercendo nossos talentos dados por Deus, para refletir Sua glória. 

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens. Colossenses 3.23.

Amizades

Em Jesus temos a possibilidade de amizades redimidas! Somos pecadoras. Somos orgulhosas esperando que a outra pessoa chegue. Há o medo e o risco de dar errada a tentativa de aproximação, então nos isolamos, pensamos: “A pessoa vai descobrir que sou pecadora”.

Amizade requer tempo e sacrifício. Geralmente o interesse é muito maior em receber e ter do que em sacrificar e dar.

A Bíblia representa o amigo por uma imagem de união profunda da alma (Dt 13.6) e temos exemplos, como Davi e Jônatas (1Sm 18.1-4), Maria e Isabel, Ruth e Noemi. Salomão valorizava muito a amizade! Em Provérbios ele dá conselhos sobre o tipo de pessoa com quem devemos passar nosso tempo, pois elas tem poderosa influência sobre nós. 

“Más conversações corrompem os bons costumes”. 1 Coríntios 15.53 

Pessoas são: justas e bondosas (Pv 1.10-19); que buscam a justiça (Pv 12.26); sábias (Pv 13.20); incondicionalmente amorosas (Pv 17.17); íntimas e comprometidas (Pv 18.24; 27.10); dóceis (Pv 9.9); sensatas e que tenham domínio próprio (Pv 22.24); honestas (Pv 25.18); confiáveis (Pv 25.19); edificantes (Pv 27.17).

O foco na amizade não é somente entretenimento; mas também é confronto (Pv 27.17), afiar e ser afiada pelo outro (Pv 27.5, 6; Pv 17.17).

No livro “8 Mulheres de fé” tem um capítulo sobre amizade: auxílio para manter a religião na alma”, é o que acreditava Esther Edwards Burr (filha de Sarah e Jonathan Edwards). Ela escrevia, trocava cartas, muitas correspondências com Sarah. Foi criada num contexto acadêmico; seus diários ficaram famosos e foram publicados. Para ela, a amizade ajuda a manter a religião na alma; faz crescer em santificação e no alvo de ser parecida com Cristo. Amizade é um meio de graça. Os amigos cristãos eram uma das maiores fontes de felicidade deste mundo. Ela valorizava a amizade porque sabia que as conversas com amigos cristãos são vitais para o crescimento espiritual. Os verdadeiros amigos: aqueles com quem é possível compartilhar as coisas mais profundas da vida, são pessoas com quem é possível ser transparente e aberto. Pessoas com quem é possível revelar toda a alma, e encontrar força e encorajamento para levar uma vida cristã saudável. 

Discernimento é reconhecer que Deus nos dá amigas em diferentes níveis. Há níveis de amizade ou círculos: estranhos, conhecidos, aliados, companheiros, confidentes.

Jesus relacionou-se de maneira diferente com as multidões que o ouviam, com os discípulos que o seguiam, com os 12 apóstolos que eram seus companheiros diários e com Pedro, Tiago e João como seus amigos mais próximos. Padrão elevado! Cuidado em ceder à pressão de ter muitos relacionamentos superficiais em vez de investir em poucos relacionamentos profundos. 

“O homem que tem muitos amigos sai perdendo, mas há amigo mais chegado que irmão”. Provérbios 18.24 

Não dá para ser íntimo de 1000 pessoas/seguidores. Cuidado com popularidade! Desacelere e reflita sobre com quem você está passando o seu tempo. 

Salomão aconselha seu filho a se afastar dos tolos (Pv 1.10) – falam tudo que pensam, acham que o pecado é relativo, derrubam os outros e buscam autoglorificação. Não significa que não devemos ter amigas não cristãs. 

Estamos cercadas de incrédulos todos os dias; mas nossos relacionamentos com eles nunca podem ter uma intimidade profunda ou permanente. Nosso propósito de vida é muito diferente. Não cancele essas amizades, mas compreenda que, por causa do evangelho, nunca poderão ter uma amizade profunda, de coração (conselhos). Amizade precisa de cuidado; não cresce naturalmente; precisa ser cuidada, regada, alimentada.

Viva na Verdade, ela liberta!

Aprenda mais sobre relacionamento com os livros da Editora Fiel sobre este assunto. – CLIQUE AQUI para conferi-los!

Por: Luciana Sborowski. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor: Vinicius Lima. Editora da série: Renata Gandolfo.