3 princípios básicos para a mulher estudar a Bíblia

Conhecendo mais de Cristo

Bible book, tea or happy old woman for holy worship, support or hope in Christianity or faith. Pray.

Eu sei que você está pensando: “mas as mulheres estudam a Bíblia de forma diferente dos homens?!” Pois não há diferença entre como mulheres e homens estudam a Bíblia, exceto, talvez, que, em alguma fase da vida, as mulheres estejam com um bebê no colo enquanto estudam as Escrituras. Mulheres e homens devem estudar a Bíblia.

Eu já tenho dito com frequência, mas gostaria de reforçar que leitura bíblica é diferente de estudo bíblico. Na leitura bíblica completa, quando toda a Palavra de Deus é lida, você terá oportunidade de conhecer todo o plano de salvação, algo que nós encontramos somente na revelação especial dada na Bíblia. 

No entanto, precisamos não apenas de leitura; precisamos ir além da leitura e nos aprofundar no que a Palavra de Deus quer nos comunicar. Para isso, é bom que você e eu cavemos mais fundo a Palavra, estudando e buscando entender aquilo que Deus quis comunicar ao seu povo.

As Escrituras interpretam as Escrituras

A primeira verdade que uma estudante da Bíblia precisa saber é que a Escritura interpreta a si mesma. A Bíblia, embora tenha sido escrita por vários autores humanos (inspirados por Deus), em épocas e culturas diferentes, com gêneros literários diversos, tem uma unidade em seus ensinos. É importante reconhecer que a linha que unifica a mensagem de salvação é Jesus, desde Gênesis até Apocalipse.

Uma boa interpretação das Escrituras usa a própria Escritura para dar entendimento. O Senhor Jesus explica passagens da Bíblia usando outras passagens, como quando ele explica a ressurreição citando Moisés:

Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. (Êx 3.6)

 

E que os mortos hão de ressuscitar, Moisés o indicou no trecho referente à sarça, quando chama ao Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, e sim de vivos; porque para ele todos vivem. (Lc 37-38)

Além do próprio Jesus usar as Escrituras para provar os ensinos, temos o apóstolo Paulo, que cita dezenas de vezes o Antigo Testamento em sua Carta aos Romanos:

Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! Pois ele diz a Moisés:

Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.

Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. Porque a Escritura diz a Faraó:

Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra. (Rm 9.14-17)

Esses trechos citados são, respectivamente, de Êxodo 33.19 e Êxodo 9.6

A Bíblia fala de Jesus em todos os livros

Em Lucas 24, lemos sobre dois discípulos a caminho de Emaús. Jesus já havia morrido e ressuscitado ao terceiro dia. Jesus se juntou aos dois discípulos e conversou com eles. Eles estavam frustrados e desanimados com a morte de seu Mestre, pois esperavam que ele fosse o Messias. No entanto, ele havia sido crucificado. Os discípulos, a princípio, não reconheceram o Senhor Jesus. Então, o Senhor diz:

E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras. (Lc 24.27)

Perceba, Jesus afirma que toda a Escritura fala sobre ele, começando por Moisés, ou seja, os cinco primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco¹, e passando pelos Profetas, que são os últimos livros do Antigo Testamento. 

Quando estudamos a Bíblia temos que ter em mente que Jesus está em todas as Escrituras. Busque Jesus em seu estudo bíblico. Ele está lá, ele quer que você o encontre. Há um tipo de Jesus em todos os livros, e, conforme garimpamos o texto, prestando atenção, podemos encontrar Jesus nas Escrituras, desde Moisés (primeiros livros do Antigo Testamento), aos Profetas (últimos livros do Antigo Testamento), até Jesus nascer como homem e podermos ver a perfeita imagem de Deus narrada no Novo Testamento. 

O estudo da Bíblia leva ao conhecimento de Deus

O terceiro ponto para o qual quero chamar sua atenção é que esse estudo é redentivo, pois o objetivo mais importante é oferecer aos leitores o conhecimento de Deus que leva à salvação. O Espírito de Deus opera em conjunto com a Palavra e dá entendimento da necessidade da salvação. Deus se revela aos que o buscam de todo o coração e traz à vida os que estavam mortos.

Na Nova Aliança em Cristo, todos conhecerão o Senhor:

Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei. (Jr 31.33-34)

Conhecemos Jesus quando lemos e estudamos as Escrituras. Contemplar Cristo no estudo da Bíblia deve almejar um relacionamento completo e suficiente com o Senhor da vida. 

Incentivo você a ter uma vida devocional de estudo da Palavra. Seja renovada pelo Espírito de Deus em sua busca pelo conhecimento completo de Cristo.

 


1 O Pentateuco foi escrito por Moisés e contém os livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor: André G. Soares.