Murmuração

O fruto do descontentamento

Pessoas descontentes estão em toda parte. Pessoas descontentes certamente entram em contendas com outras pessoas, com Deus e até com elas mesmas. O descontentamento causa caos nas emoções. Descontentamento é um pecado recorrente de pessoas que sofrem de orgulho, autocomiseração e de incredulidade no poder de Deus.

Os israelitas que foram libertos da escravidão do Egito e caminhanvam para a terra prometida, apesar de toda a provisão de Deus, manifestaram seu descontentamento murmurando por diversas vezes.

O povo escolhido poderia estar alegre já que estava livre da escravidão e em direção à Terra Prometida. Eles poderiam ser livres e alegres no Senhor? Sim! Mas, eles estavam livres e murmurando!

Murmuravam entre si, reclamavam ao líder, Moisés, murmuravam para o Senhor!

O povo começou a reclamar de sua situação ao Senhor, que ouviu tudo que diziam. Então a ira do Senhor se acendeu, e ele enviou fogo que ardeu entre o povo, devorando alguns que viviam nas extremidades do acampamento. O povo gritou, pedindo ajuda a Moisés, e quando ele orou ao Senhor, o fogo se apagou. Depois disso, aquele lugar foi chamado de Taberá, pois o fogo do Senhor ardeu ali entre eles.

Então o bando de estrangeiros que viajava com os israelitas começou a desejar intensamente a comida do Egito. E o povo de Israel também começou a se queixar: “Ah, se tivéssemos carne para comer! Que saudade dos peixes que comíamos de graça no Egito! Também tínhamos pepinos, melões, alhos-porós, cebolas e alhos à vontade. Mas, agora, perdemos o apetite. Não vemos outra coisa além desse maná!”.

O maná era como semente de coentro e tinha aparência de resina. O povo saía e o recolhia do chão. Usava-o para fazer farinha, triturando-o em moinhos manuais ou socando-o em pilões. Depois, cozinhava o maná numa panela e fazia bolos achatados, que tinham gosto de massa folheada assada com azeite. O maná caía sobre o acampamento durante a noite, com o orvalho.

Moisés ouviu todas as famílias reclamando à entrada de suas tendas, e a ira do Senhor se acendeu. Com isso, Moisés se revoltou e disse ao Senhor: “Por que tratas a mim, teu servo, com tanta crueldade? Tem misericórdia de mim! O que fiz para merecer o peso de todo este povo? Por acaso gerei ou dei à luz este povo? Por que me pedes para carregá-lo nos braços como a mãe carrega o bebê que mama? Como o levarei à terra que juraste dar a seus antepassados? Onde conseguirei carne para todo este povo? Eles vêm a mim reclamando dizendo: ‘Dê-nos carne para comer!’. Sozinho, não sou capaz de carregar todo este povo! O peso é grande demais! Se é assim que pretendes me tratar, mata-me de uma vez; para mim seria um favor, pois eu não veria esta calamidade!”. (Números 11.1-15)

O descontentamento e a murmuração do povo chega aos ouvidos do Senhor, pois ele sempre ouve tudo que dizemos, pois ele é Deus onipresente e onisciente. No entanto, nem tudo que dizemos é agradável ao Senhor e ele se ira contra a murmuração e os castiga enviando fogo do céu para consumir alguns. Deus disciplina seu povo.

Nosso Deus é misericordioso, mesmo irado ele responde compassivamente às orações de Moisés e faz cessar o fogo. A disciplina é para o bem, para restaurar o relacionamento dos homens com o Senhor.

A murmuração frequentemente é resultado da contaminação do povo de Deus se misturar a cultura de povos incrédulos, que não têm aliança com Deus, que não adoram ao Deus vivo. A contaminação gera nos eleitos a mesma forma de agir dos incrédulos, que reagem com murmuração diante das adversidades.

A liderança de comunidades murmuradoras sente-se incapaz, frustrada, solitária, sobrecarregada com a murmuração dos seus liderados e, contaminada, torna-se também murmuradora contra Deus.

A murmuração, em última instância, é sempre contra Deus.

A murmuração é uma praga que se alastra! 

O que é murmuração

Murmuração é a manifestação externa de nossa amargura de coração. É o descontentamento do coração “vazando” pela boca, sendo derramado em palavras e ações.

Como você conhece o que tem no seu coração?

A boca fala do que está cheio o coração. A amargura de seu coração é revelada pela sua murmuração. O seu descontentamento vaza pela sua boca, mas também pela sua postura, pelas suas ações porque não é só a sua boca que revela o que tem no seu coração, mas suas ações e reações também manifestam o que está no seu coração. Podemos ler isso no Novo Testamento em várias ocasiões, uma delas está em Lucas:

“Uma árvore boa não produz frutos ruins, e uma árvore ruim não produz frutos bons. Uma árvore é identificada por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de arbustos espinhosos. A pessoa boa tira coisas boas do tesouro de um coração bom, e a pessoa má tira coisas más do tesouro de um coração mau. Pois a boca fala do que o coração está cheio.” – (Lucas 6.43-45)

Todos os dias o coração é saturado por imagens e por vozes que entram pelos nossos ouvidos, estamos sobrecarregadas do mal que há no mundo, no entanto quantas de nós têm lutado contra essa realidade e buscado o bom tesouro para ter o nosso coração saturado do único Bom que há? 

Há apenas um bom, disse Jesus Cristo, Deus. Precisamos com urgência e sem timidez alguma buscar a Deus todos os dias. Não há como nos despirmos do mal se não nos vestirmos do bom. Deus é o único bom.

Você sabe que Deus é bom, não apenas porque seu intelecto leu nas Escrituras, mas quando você tem um relacionamento próximo e pessoal com o Deus Bom. Você precisa conhecer a bondade de Deus experimentando-a em sua própria vida.

Do que seu coração está sobrecarregado hoje que faz sua boca vazar o mal instalado lá?

É um trabalho difícil? É um relacionamento conturbado com um familiar?  É a falta de recursos financeiros? É uma injustiça que você recebeu?

De onde vem o cansaço de carregar o peso do descontentamento? É a ignorância de não saber quem é Jesus Cristo!

Quando estamos sobrecarregadas Jesus nos faz um convite, se lembra? Nós já falamos desse convite: 

— Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11.28-30)

Diferente dos fariseus que exigiam o cumprimento da lei, aprender de Jesus levava à salvação. Aprender de Jesus é libertador. Jesus convida aqueles que estão sobrecarregados para andar com ele e aprender dele e receberem alívio para o seu cansaço.

Você está cansada de quê? Dos outros? De Deus? Ou está cansada de você mesma? De seus pecados corriqueiros, de seus muitos desejos tentadores? Desejo de ser reconhecida, de ter o melhor, de ser a maior. Qual é o fardo que está te sobrecarregando?

Você precisa saber que o descontentamento e a murmuração tem solução. E a solução não está em um estalo de dedos ou em uma medicação milagrosa, a redenção é fruto do poder do Espírito Santo. Jesus é o caminho.

Estar saturada de Cristo expulsa o mal de nosso coração. Deus é luz e não há nele trevas, onde ele habita sua luz domina.

É necessário que Cristo cresça e você diminua (Jo 3.30), precisamos mais de Cristo todos os dias, até Cristo ser exaltado como Paulo diz na carta de Gálatas 2.20:

Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.


Conheça o livro de Renata Gandolfo pela Editora Fiel – A arte da guerra para mulheres

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor e Editor: Vinicius Lima.