Não duvide da bondade de Deus

Estamos cercadas da bondade de Deus

Image of the coniferous forest early in the morning - early morning fog

Em um domingo de novembro de 2020, orei suplicando a Deus que eu não duvidasse de sua bondade. Orei no início do culto, logo após ter me sentado no banco da igreja. Foi um domingo triste. Pela manhã, recebi a notícia do falecimento de um jovem que havia perdido a vida na noite anterior enquanto comemorava seu aniversário de 18 anos. Foi uma morte súbita. Era um jovem saudável, sem qualquer sintoma de enfermidade, mas o seu coração parou, sua respiração cessou. Os paramédicos o encontraram sem vida.

Eu passei o dia pensando no coração devastado da mãe desse jovem. Eu não a conheço, mas imaginei a dor que ela sentia. Pensei na dor que os irmãos mais novos sentiam. Cogitei que talvez Deus não fosse realmente bom. Não fique chocada, por favor. Minha mente ficou rodando em círculos em volta dessa fatalidade. Pensei sobre muitas coisas e quando, finalmente, ao final do dia, assentei-me no banco da igreja para cultuar a Deus, eu estava cansada, abatida e confusa. 

Então orei a Deus, pedindo que eu não duvidasse de sua bondade. Pedi que ele me perdoasse pela minha incredulidade. Deus não permitiu que eu saísse daquele culto com meu coração pesado e incrédulo. Não! Ele misericordiosamente atravessou o meu coração, como uma flecha, com a sua bendita Palavra e me sustentou acima de todas as minhas dúvidas. Essa foi a primeira manifestação de sua Bondade após a minha súplica. E Deus continua falando de sua bondade, dia após dia. Ele tem destacado, como em um letreiro de neon, cada versículo que ressalta a sua Bondade enquanto leio as Escrituras. 

A bondade de Deus é tanto humilhante quanto confortante. Ela nos humilha porque recebemos o bem que não merecemos e nos conforta pois se manifesta com o Amor e a Misericórdia de Deus.

Gostaria de compartilhar algumas verdades em relação a Bondade de Deus. Vamos conhecer mais sobre a bondade de Deus em alguns trechos selecionados das Escrituras.

6 versículos sobre a bondade de Deus

Deus é bom

“Pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável.” (1 Timóteo 4:4)

Tudo que Deus criou é bom. Nós nos esquecemos que a criação é boa porque o mundo está contaminado pela maldade do coração do ser humano distante de Deus. Já em Gênesis, Eva duvidou da bondade de Deus e não creu que todas as suas necessidades seriam providas pelo Senhor. Ela se transtornou e, em desobediência, lançou a sua mão para alcançar o fruto o qual havia olhado, desejado e permitido que dominasse seus afetos, pensamentos e movimentos. O desejo e a dúvida lançaram fora do coração de Eva a realidade da bondade de Deus. Ela acreditou que aquele fruto preencheria sua existência de tudo que desejasse. Nós também nos esquecemos da bondade de tudo o que Deus já nos deu e nos lançamos para consumir aquilo que não precisamos para preencher o nosso vazio.

Estamos cercadas da bondade de Deus

“Pois tu, Senhor, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua bondade.” (Salmos 5.12)

Você já esteve cercada? Uma cerca nos protege dos perigos de fora. Ela nos guarda de invasores e predadores. Uma cerca também nos impede de sair dos limites. Você já teve vontade de extrapolar, não teve? Ou de ceder à tentação? Contudo, se estamos cercadas pela bondade de Deus, o mal fica do lado de fora da cerca e nós ficamos guardadas das intempéries da vida. 

A bondade de Deus nos persegue

“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida.” (Salmos 23.6)

Sim, perseguidas! Ser perseguida nos faz pensar em algo ruim. É assustador pensar que não há lugar ou ocasião em que estaremos livres do perseguidor. Mas nesse caso o que nos persegue é a bondade de nosso Senhor. Então isso deve nos dar segurança de que onde formos, seja perto ou longe, andando ou navegando, rápido ou devagar, somos perseguidas pela bondade de Deus. A Bondade de Deus nos persegue tenazmente, inexplicavelmente.

Deus dá bondade aos filhos

“Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado.” (Romanos 11.22)

Nosso Senhor nos dá bondade em vez de severidade. Isso é extraordinário, não é mesmo? Mesmo quando éramos inimigas da cruz, Deus nos chamou para ser seu povo. A bondade de Deus está estreitamente ligada à sua misericórdia, e ele tem misericórdia de quem quer.

“Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.” (Êxodo 33.19b)

Deus demonstra a sua Bondade conosco de tantas formas que é impossível não sermos sensíveis à sua Bondade e desejarmos imitá-lo, estendendo ao próximo a bondade que recebemos.

Deus coloca a sua Bondade adiante de nós

“Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do Senhor” (Êxodo 33.19a)

Eu realmente não consigo imaginar como Moisés suportou ver a Bondade de Deus. Grandiosa demais essa imagem da Bondade de Deus diante de um mero ser humano. Deus estava sendo bondoso em mostrar a sua misericórdia e bondade para seu servo fiel. Há maravilhas no derramamento da Bondade de Deus na vida de seus filhos.

A Bondade de Deus é que nos dá coração arrependido

“Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” (Romanos 2.4)

O Senhor, nosso Deus, pela sua Bondade, é quem inclina nosso coração para percebermos o mal que há em nós e produzir em nosso coração arrependimento para a salvação. 

Ser Bom é um atributo de Deus. A Bondade de Deus nos conduz e protege, nos cerca, nos persegue e nos converte ao Senhor. 

A Bondade de Deus é um atributo que podemos imitar. Mary Beeke escreveu um livro maravilhoso sobre como a bondade de Deus deve impactar as nossas vidas. Quanto mais próximas do Senhor estivermos, mais conheceremos a sua bondade, mais desejaremos ser boas como ele. Meu convite é que você possa meditar nesses e em outros versículos que puder encontrar nas Escrituras e descansar seu coração na certeza de que a bondade de Deus não muda.

Avante, ovelha!

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados.