O Conflito é inevitável

Último capítulo da série Relacionamentos à luz da Bíblia

Este artigo faz parte da série de Luciana Sborowiski chamada Relacionamentos à luz da Bíblia.

Quanto mais você se aproxima de alguém, maior o potencial para conflitos. Você tende a fugir dos conflitos? Você os provoca ou enfrenta com uma perspectiva centrada em Deus? Deus usa pessoas para que isso aconteça, para que na resolução, reflitamos sua imagem.

Por que temos dificuldades com as pessoas? Tiago 4.1-3 diz que o desejo por conforto, prazer, reconhecimento, poder, controle, aceitação nos leva aos conflitos.

O que devemos fazer? 

Temos o relacionamento redentor Tg 4.7-10; devemos ser pacificadoras (Mt 5.9) 

Entenda que o conflito é uma forma de Deus trabalhar em sua vida. 

  1. Identifique o que causa conflitos pecaminosos em sua vida.
  2. Pense na outra pessoa (1Ts 5.14-18)
  3. Faça um plano para abordar a pessoa (Mt 18)

Perdão, o cancelamento de uma dívida

Perdoar custa muito, mas não perdoar custa muito mais! O maior preço já foi pago! É um processo (somos tentadas a lembrar da ofensa). Não significa esquecer. Possui dimensão vertical e horizontal; pedir e conceder perdão.

Temos consciência de que estamos no processo de santificação. Por isso, teremos dificuldades: Egoísmo, orgulho, irritação e impaciência retornarão; mas não temos medo e nem perdemos a esperança porque já vivenciamos o que Deus pode operar em meio às confusões. Antes de chegarmos ao céu, nossos relacionamentos serão forjados no fogo da batalha. Nenhuma de nós tem o privilégio de evitar os efeitos da queda. Mesmo assim, em meio a essa confusão, encontramos nos relacionamentos muitas alegrias.

Cada pessoa é diferente, com diferentes características, circunstâncias, lições, bênçãos, sofrimentos, voltas e reviravoltas. O Senhor deseja pegar as bênçãos e os sofrimentos de cada caráter indisciplinado e costurá-los em uma incrível narrativa de redenção e amor. Queremos que nosso relacionamento ajude nossas amigas a entender suas histórias e apontá-las ao Autor dessas histórias, que ainda estão sendo escritas por ele. Ele é bom e podemos confiar nele completamente.

Não tenha medo dos relacionamentos

Sua perspectiva não pode ser naquilo que deu errado. Imagine-se numa galeria de arte com lindas pinturas, mas você não enxerga nada porque as luzes estão apagadas. Imagine uma música maravilhosa tocando, mas você não ouve porque está com algodão nos ouvidos. Comendo uma comida deliciosa, mas uma gripe forte faz com que os sabores passem despercebidos. Essa é a verdade espiritual. Não conseguimos vivenciar as coisas espirituais porque nos faltam paladar, audição e visão que determina a vida. Tenha uma visão abrangente que inclui quem você é em Cristo. 

Relacionamento de amizade com Jesus

É desrespeitoso? irreverente? Ele nos chama de amigos, mas continua sendo Rei. Se Jesus é santo – o Rei divino que acalma as tempestades com uma palavra, que sustenta o universo pela palavra do seu poder, então tratá-lo de amigo não o rebaixa?

“Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando” Jo 15.14

Ele é amigo dos pecadores. 

“…Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado como justiça, e ele foi chamado amigo de Deus.” Tg 2.23

Jesus é o maior, o melhor dos amigos. Ele nos ama com amor eterno (Jr 31.3). Ele ama até o fim (amou até a morte). Você pode falhar, mas ele não falha.

Jesus oferece sua amizade como um privilégio a ser abraçado, um relacionamento a ser experimentado, uma aliança a ser mantida, um conforto a ser recebido, um poder a ser tocado e uma mensagem a ser espalhada.

“Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste” (Jo 17.24).

Você pode perder muitos amigos ao longo dos anos. Mas mesmo que cada um deles o abandone, Jesus permanece. Ele continua sendo seu melhor e mais verdadeiro amigo. E mesmo que alguns amigos morram, lembre-se disso: “A morte pode nos privar de nossos amigos queridos, mas não pode nos privar do nosso melhor amigo”. Ele permanece conosco, ao nosso lado, até no vale da sombra da morte. Em nossa vida, caminhamos com Jesus um passo após o outro. Não precisamos andar sozinhas. Ele é o nosso Bom Pastor.

“Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas” Jo 10.11

“Ninguém tem amor maior que este de dar a própria vida em favor de seus amigos” Jo 15.13

Invista nesse relacionamento vertical, porque a partir dele, todos os seus relacionamentos horizontais serão transformados.

 

Aprenda mais sobre relacionamento com os livros da Editora Fiel sobre este assunto. – CLIQUE AQUI para conferi-los!

Por: Luciana Sborowski. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor: Vinicius Lima. Editora da série: Renata Gandolfo.