A contaminação pelo medo

A coragem em Cristo contra o medo paralisante

— E os oficiais continuarão a falar com o povo, dizendo: “Existe aqui entre nós algum homem medroso e de coração tímido? Vá, volte para casa, para que os seus irmãos não acabem ficando com medo também.” (Deuteronômio 20.8 NAA)‬‬‬‬

É esperado que o homem natural tenha medo. É ainda mais esperado quando está em meio às situações de conflito e ameaças. Estamos no meio de uma guerra que não podemos ver com nossos olhos naturais. A guerra espiritual existe, embora não possamos vê-la. 

O comando em Deuteronômio 20.8 é um comando dado para uma guerra visível, com homens lutando por território, local de sua habitação e sustento, assim como lutando pela proteção de suas famílias e pela sua própria vida. 

Soldados em meio à guerra têm medo. Medo de perderem o governo de uma nação, medo de serem subjugados ao inimigo e suas atrocidades, medo de serem escravizados e perderem o controle de suas próprias vidas. São guerreiros valentes que precisam estar firmados em convicções que os façam avançar apesar do medo real diante do inimigo.

O medo faz parte da vida militar. Uns têm medo do inimigo visível no campo de batalha, outros têm medo do que o inimigo ainda não fez, é o medo imaginário que habita em seus pensamentos, é o medo que precede as batalhas. Esse tipo de medo é perigoso para o combatente. É um medo que corrompe os pensamentos, rouba as forças dos soldados, enfraquecendo sua mente e acabando com a paz de seu coração. 

“Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto do que nós é este povo; as cidades são grandes e fortificadas até aos céus. Também vimos ali os filhos dos anaquins.” (Deuteronômio 1.28)

Quando o medo se infiltra na vida interior de um soldado, ele produz consequências. Primeiro, ele provoca confusão nos pensamentos, um soldado que não tem clareza em seus pensamentos é certamente um alvo fácil para ser arrastado cativo pelo inimigo. Segundo, o medo pode ser paralisante, fazendo com que o soldado não consiga reagir a um ataque. A prostração do soldado é quase inevitável quando o medo imaginário domina os pensamentos. Terceiro, o medo contamina. Um soldado com medo pode contaminar todo o batalhão, dissipando o medo e o pavor. O coração deve ser tratado antes do soldado ir à batalha. A imaginação do medo torna real o que ainda é apenas virtual.

Coragem! O Senhor dos Exércitos está no comando

A Palavra de Deus nos ensina que o medo é um afeto presente na vida comum do ser humano. Há várias situações em que o medo é abordado em toda a Escritura. Mas também lemos tanto no Antigo como no Novo Testamento Deus nos encorajando, nos dizendo para não termos medo.

O Senhor nosso Deus não quer um exército de covardes, de mente turva, paralisados e prostrados. Deus deseja que estejamos fortalecidos na força de seu poder. 

“Então, eu vos disse: não vos espanteis, nem os temais. O Senhor, vosso Deus, que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, segundo tudo o que fez conosco, diante de vossos olhos, no Egito, como também no deserto, onde vistes que o Senhor, vosso Deus, nele vos levou, como um homem leva a seu filho, por todo o caminho pelo qual andastes, até chegardes a este lugar.” (Deuteronômio 1.29-31)

Deus diz constantemente: Não temas, pois estou contigo.

Deus se alegra naqueles que não confiam na força dos cavalos, nem no tamanho do exército, Deus se alegra naqueles que se voltam para ele, e que depositam nele a sua confiança. Deus quer seguidores fiéis que dependam dele e continuem firmes confiando nas promessas.

Deus quer ser sua força. O temor do Senhor é libertador. Em Cristo temos a libertação do medo. Precisamos conhecer mais de Cristo. Todos os dias precisamos de uma porção de Cristo para nos lembrarmos de quem ele é, de suas benditas promessas que nos apontam para a graça futura.

“Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.” (Isaías 12.2)

Deus quer ser sua arma secreta nos dias de medo, ele quer que você olhe para quem ele é. Você tem que se lembrar do caráter de Deus e de tudo que ele já fez para não ter medo de ficar desamparado.

“Pela fé, Moisés abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a ira do rei, pois permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível.” (Hebreus 11.27)

Olhar para o Deus invisível fortalecerá seu coração temeroso e fará de você um guerreiro cheio de temor de Deus e coragem. 

O Senhor dos Exércitos é quem peleja por nós, segure-se nas suas promessas e fortaleça seu coração.

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisão e edição: Vinicius Lima.