A pregação da Palavra no contexto de uma igreja em plantação

Fidelidade às Escrituras, fervor e sabedoria contextual

Você já olhou para as multidões e observou que elas estão de fato perturbadas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. À medida que você amadureceu na graça de Cristo, você sentiu cada vez mais a compaixão de nosso Senhor pelos perdidos. Você obedeceu ao chamado dele para suplicar ao Senhor da colheita que enviasse mais trabalhadores.

E você respondeu ao chamado para ir. Sua igreja confirmou seu caráter, dons e prontidão. Eles o ajudaram a identificar um local estratégico, desenvolver uma equipe principal e levantar fundos para plantar uma nova igreja. Você se mudou para a área, começou estudos bíblicos evangelísticos e praticou hospitalidade. O dia em que vocês farão uma aliança como uma nova igreja e iniciarão os cultos públicos.

Você tem experiência em pregação, mas esta será a primeira vez que você trabalhará no púlpito semanalmente.

Ao iniciar este trabalho árduo, importante, alegre e glorioso, ofereço-lhe quatro incentivos simples.

  1. PREGUE A PALAVRA

Aquele primeiro domingo no púlpito será emocionante. Membros da igreja que lhe enviou, amigos, familiares e, esperançosamente, visitantes da comunidade se reunirão para celebrar o nascimento desta nova igreja. Você ficará impressionado e grato.

No entanto, é provável que as semanas seguintes sejam muito diferentes, pois os membros da igreja, amigos e familiares que os enviaram retornam às suas igrejas, deixando você se reunir em um local não ideal com muito menos pessoas. O que você fará quando sentir que está com menos ímpeto? Ou quando olhar para cima de seu manuscrito e enxergar muito menos pessoas do que esperava?

Irmão pastor, pregue a Palavra (2 Timóteo 4.2). Confie no Espírito Santo para mover-se em poder enquanto você discipula a congregação por meio de pregação expositiva fiel.

Talvez comece com o Evangelho de Marcos ou João e incentive a igreja em direção a relacionamentos evangelísticos ao olhar para a vida de Jesus. Ou talvez você tenha plantado em uma área dominada pelo cristianismo cultural, mas carente de igrejas robustas. Então considere começar com o livro de Gálatas na esperança de esclarecer o Evangelho.

De qualquer forma, pregue a Palavra. Não sucumba à pressão de reunir uma multidão com truques, entretenimento ou eloquência. Jesus prometeu construir sua igreja. Ele prometeu que aqueles que constroem suas vidas em sua Palavra resistirão às tempestades da vida. Sua igreja precisa da Palavra. O Espírito deve soprar na nova obra para que ela cresça; portanto, construa a nova obra na Palavra que o próprio Espírito soprou.

  1. PREGUE A CRUZ

O apóstolo Paulo aparece no fogo cruzado de uma igreja em Corinto que parecia dolorosamente com a cidade pagã em que estava. Estava tomada pela imoralidade sexual, divisões desenfreadas, obcecada por oradores celebridades e nadando em crenças doutrinárias sincréticas. Qual era a estratégia de Paulo para ajudar a igreja em dificuldades?

Ele resolveu que, enquanto estivesse com eles, se esqueceria de tudo, a não ser Jesus Cristo crucificado (1 Co 2.2). Em vez de competir com oradores famosos, ele pregou a loucura da cruz enquanto alegremente revelava sua própria fraqueza, medo e tremor (1 Co 2.1–5). Suas fraquezas, o poder do Espírito e a cruz de Cristo eram os ingredientes perfeitos para os coríntios colocarem sua fé no poder de Deus em vez de no próprio Paulo.

Irmão, toda semana pregue a cruz de Cristo. Dê a seu povo as boas novas. Ensine a eles as glórias da cruz em cada texto. Se você os conquistar com a cruz, você os conquistará para a cruz. Se você os conquistar com inteligência, você os conquistará para a inteligência. Se você os conquistar com humor, você os conquistará para o humor. Mostre Cristo e Ele crucificado, sepultado, ressuscitado, ascendido e que certamente voltará.

Não importa se seu primeiro ano está repleto de domingos com centenas ou apenas dezenas de pessoas, pregue a cruz. Não importa se você está pregando de um belo púlpito em um prédio antigo da igreja ou atrás de uma estante de música em uma lanchonete de escola de ensino médio que cheira a pizza quadrada e batatas fritas da sexta-feira anterior, apresente-lhes Cristo crucificado.

E pregue a cruz com a paixão de alguém que está depositando sua alegria presente e eterna nela. Se seu coração estiver inflamado com as glórias da cruz, sua paixão permanecerá firme em vez de refluir e fluir de acordo com o tamanho da multidão. Isso discipulará seu povo para se deleitar em Cristo e, a partir do transbordamento desse deleite, levar as boas novas da cruz para aqueles que são como ovelhas sem pastor.

  1. PREGUE COM COMPAIXÃO EVANGELÍSTICA

Eu já presumi que você conhece a cena em Mateus 9. Jesus foi por todas as cidades e vilas pregando, ensinando e curando. Ele declarou as boas novas e demonstrou grande compaixão a todos os tipos de pessoas em todos os tipos de lugares. E nesta cena, o Senhor da colheita demonstra que devemos viver com olhos abertos, corações partidos, joelhos calejados e pés bonitos.

Jesus viu as multidões. Ele viu o pecado e o sofrimento delas. Os discípulos quase certamente o observaram olhando para as multidões e testemunharam sua face compassiva. Seu coração estava partido pelas multidões perdidas. Então ele se virou para os doze com compaixão em seus olhos e ordenou que orassem ao Senhor da seara para enviar trabalhadores. Os discípulos precisavam se ajoelhar e implorar por trabalhadores.

E quase imediatamente, ele os enviou. Eles eram a resposta para suas próprias orações. Eles eram os belos pés enviados para pregar as boas novas.

Pastor, é especialmente crucial que sua congregação aprenda compaixão evangelística com você. Ao pregar a Palavra e a cruz, use ilustrações e aplicações para ajudá-los a ver, sentir, orar e compartilhar o Evangelho com seus amigos e familiares perdidos. Em sua pregação, certifique-se de que eles vejam e ouçam como é a compaixão . Exorte-os a orar porque somente Deus pode conceder uma nova vida. Mas também os equipe para compartilhar o Evangelho com compaixão ousada porque Deus usa pés lindos para espalhar as boas novas.

Ao pregar, lembre-se de que eles estão aprendendo onde olhar, o que sentir, para onde se virar e o que fazer. Pastoreie a igreja para viver com olhos abertos, corações partidos, joelhos calejados e pés lindos.

  1. PREGUE COM SABEDORIA CONTEXTUAL

Pregue a Palavra e a cruz, não apenas com compaixão evangelística, mas com sabedoria contextual. Paulo se tornou tudo para todos, para que pudesse salvar alguns (1Co 9.22). Não devemos ser excessivamente obcecados com a cultura, mas é tolice ignorar algo que Paulo claramente considerou.

Aprenda acerca da cidade ou vila onde Deus o chamou. Conheça a história. Aprenda a cultura dominante. Aprenda sobre as culturas minoritárias. Trabalhe duro para entender a beleza e a fragilidade daquele lugar específico e daquelas pessoas específicas. Quanto melhor você interpretar as pessoas que está orando para que sua congregação alcance, mais fácil será ilustrar e aplicar as Escrituras a essas pessoas.

Lembre-se: você não está pregando para a igreja que te enviou. A congregação reunida não é a mesma congregação que você deixou. Muito menos você estará pregando para seus amigos pastores com ideias semelhantes em sua rede ou para seus colegas de seminário. Deus o chamou para pastorear e equipar este pequeno rebanho para ser sal e luz em um lugar específico, em um momento específico, para um povo específico.

Sem dúvida, a coisa mais importante sobre sua pregação e até mesmo a igreja é o que ela tem em comum com todos os outros pregadores e igrejas fiéis. No entanto, a ignorância contextual e cultural — ou (pior ainda) a arrogância contextual e cultural — certamente não ajudará a equipar seus membros para viver com olhos abertos, corações partidos, joelhos calejados e pés bonitos. Conheça e ame as pessoas no lugar que Deus chamou sua jovem congregação para servir e dar testemunho.

CONCLUSÃO

Irmão pastor, ao estar atrás do púlpito improvisado de sua igreja em plantação, pregue a Palavra. Certifique-se de que o significado do texto determine o ponto principal do sermão. Toda semana, pregue a cruz. Certifique-se de que o Evangelho seja cristalino todas as vezes.

E, ao fazer isso, modele compaixão evangelística e sabedoria contextual para que o Evangelho seja convincente e faça sentido para aqueles com quem Deus o chamou para pastorear. Enquanto você trabalha nessa tarefa gloriosa, que o Espírito equipe os santos e traga os mortos à vida.


Se aprofunde no assuntos de eclesiologia e plantação de igrejas por meio dos livros do ministério 9Marcas lançados pela Editora Fiel — CLIQUE AQUI para conhecê-los!

Por: Clint Darst. ©9Marks. Traduzido com permissão. Fonte: Preaching in a Church Planting Context | Edição e revisão por Vinicius Lima.