As consequências da guerra

Endurecida pelas batalhas

Toda guerra deixa um rastro visível. Atrocidades da guerra deixam marcas profundas, corações despedaçados e mentes aturdidas. A vida pós-guerra nunca será como antes. As cicatrizes estão lá, em algum lugar de nossa mente, lembrando-nos de que somos miseráveis. A dor que não passa, a tristeza que insiste em permanecer. Mas a guerra nos aponta para alguém que resgata, salva, cura as feridas, ama incondicionalmente: Jesus, o Incomparável. Ele está onde a sua dor está, ele se compadece de suas feridas, Jesus abraça você em meio ao bombardeio das imagens e sons das batalhas. Caminhar com Jesus nos dias pós-guerra é a opção mais misericordiosa de restauração que podemos ter.

Endurecida pelas batalhas

O que foi endurecido em você após as difíceis batalhas da grande guerra da vida? É seu coração que está endurecido? Ficou empedernido? Ou é a sua cerviz que não se curva a mais nada? Ou pode ser que a sua mente esteja endurecida, e você perdeu a capacidade de imaginar ou de criar, perdeu as cores da imaginação e tem visto tudo em preto e branco? Talvez esteja com a sua mão ressequida, sem movimentos, o braço que não se estende mais para o próximo, não oferta, não abraça. Como que as batalhas endureceram você? 

Talvez você nem perceba que tenha ficado dura, com o coração ressecado como terra árida, seco, solo onde nenhuma semente da vida germina. 

Minha avó Zizinha tinha um ditado que usava com frequência: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. É a água mole que molda a pedra dura. O amor de Deus é a água mole que insistentemente bate em nossas durezas. O amor de Deus goteja suas misericórdias dia a dia, incansavelmente. Independentemente da dureza que o longo período de batalhas lhe causou — seja a dureza de coração, seja a da mente ou do corpo —, não importa a espécie de enrijecimento que você esteja experimentando após as batalhas existenciais, o amor do Senhor nos encontra em nossa dureza. O Senhor é o calor que derrete nosso coração como cera. É o Senhor que ata as feridas abertas até que elas cicatrizem. 

“Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo;

tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.” (Ez 36.26)

 

E, quando duvidamos do amor de Deus ou dos atos de poder de Deus na vida dos seus amados, eis que ele nos arrebata da incredulidade e nos sustenta com esperança e fé. Ele é Deus de promessa, Deus que cumpre as promessas. 

“Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.” (Lc 1.37)

Deus revigora com novo ânimo o cansado e o abatido, e você não é uma exceção. Quando você está cansada de tudo, o Senhor está aí com você, no seu lamento, na sua miséria de alma; ele é o Deus Forte (1) que a sustenta em sua fraqueza. Cristo é o seu Senhor que sangrou de amor por você, mesmo quando você ainda não o conhecia. Quanto mais não fará ele por você agora que você o conhece e ama! 

“Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.” (Sl 63.1)

 

Prostrada aos pés do Senhor nos dias em que eu tinha apenas Cristo, aprendi o amor, recebi a paz, abracei meu Senhor com gratidão e o amei com ternura. Ele é o meu e o seu Senhor.

O Senhor dos Exércitos conhece cada um de seus soldados e não os abandona quando estão endurecidos pela guerra. Ao contrário, ele nos alivia a carga (2). Ele deseja estar ao seu lado para regenerá-la, lavar as suas dores e renová-la para a próxima luta. Ele não a deixará sozinha no campo de batalha.

Coração endurecido

Se você já leu Êxodo, com certeza conheceu um personagem duro de coração que é repetidamente citado, capítulo após capítulo: o Faraó. Ele não se deixava quebrantar com os apelos insistentes de Moisés para que o seu povo pudesse ir adorar ao seu Deus. Faraó cedia, mas logo seu coração se endurecia, e ele se arrependia da palavra que tinha prometido a Moisés, não permitindo a saída o povo para adorar a Deus. 

Incrédulos têm o coração endurecido pelo Senhor, mas os crentes também podem ficar com o coração endurecido pela aridez dos desafios da vida. E, endurecidos, deixam de adorar a Deus, afastam-se do culto, e a sua fé se esfria. 

“Não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto.” (Hb 3.8)

Deus, que nos dá um novo coração, nos avisa do perigo de andarmos afastados e perdermos a cura que vem de ouvir a Palavra e de conhecer a Deus. 

Por onde você tem andado depois das grandes batalhas? Você está endurecida? Escute a voz de Deus e deixe que ele reaqueça seu coração até que você seja curada.

“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma.” (Sl 19.7)

Dura cerviz é a resposta amargurada de combatentes incrédulos, que viram as costas para as misericórdias do Senhor, não creem na sua bondade, soberania e providência.

Permanecer na Palavra quebranta a dura cerviz e leva à confissão. Jesus a ouve, se compadece e purifica a amargura pós-guerra. 

Corações transformados, cerviz adoradora curvada 

A vida está cheia de experiências ruins, que nos deixam perplexas, desanimadas, profundamente entristecidas. Mas Deus… Deus transforma o mal em bem. Ele é o Deus da providência. Ele prepara os cenários da vida para que possamos ser trabalhadas, treinadas e aperfeiçoadas.

“Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.” (1Pe 5.10)

Nenhuma circunstância da vida acontece por acaso. Deus soberanamente preparou cada movimento da vida, da qual ele mesmo é o Comandante e o General, o Senhor dos exércitos, que nos prepara para os campos de batalha. Ele nos resgata dos traumas e feridas de guerra para, aperfeiçoadas, servirmos ao Reino.

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8.28)

O Senhor dos Exércitos é o Senhor do consolo, o Senhor da cura, o Senhor que encharca nosso coração ressecado com as palavras de vida eterna. Ele vem e faz novo o cansado, recupera a visão, reaviva corações. Faz belo o que era feio e deformado.

“O Senhor, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o Senhor, teu Deus, de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas.” (Dt 30.6)

Você pode escolher hoje entregar todas as sequelas da guerra no altar do Deus soberano e ter sua vida purificada e renovada em Cristo.


 (1) Isaías 9.6: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

 (2) Mateus 11.28-30: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”

Por: AUTOR. © MINISTÉRIO. Website: LINK. Traduzido com permissão. Fonte: TÍTULO COM LINK.

Por: AUTOR. © Ligonier Ministries.Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: TÍTULO COM LINK.

Por: AUTOR. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: TÍTULO COM LINK.

Por: AUTOR. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: TÍTULO COM LINK.

Por: AUTOR. © 20schemes. Website: 20schemes.com. Traduzido com permissão. Fonte: TÍTULO COM LINK.

Por: AUTOR. © Am I Called?. Website: amicalled.com. Traduzido com permissão. Fonte: TÍTULO COM LINK.

Por: AUTOR. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.com. Traduzido com permissão. Fonte: TÍTULO COM LINK.

Original: TÍTULO COM LINK. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: TRADUTOR. Revisão: REVISOR.