Evangelismo pessoal e a plantação de igrejas

Algo a se praticar antes e durante a plantação

A maioria dos pastores que conheço começa uma plantação de igreja com um profundo desejo de fazer evangelismo. Em certo sentido, o que mais você poderia fazer? Dificilmente um novo pastor se propõe a começar uma igreja “roubando ovelhas”. Eles querem uma igreja vibrante, focada na cruz e centrada em Jesus, que cante em alta voz o testemunho do Evangelho, bem como está cheia de novos crentes entusiasmados.

E eles farão isso logo após descobrirem como instalar um sistema de som em um ginásio de uma escola de ensino médio, descobrir onde será o berçário no hotel onde alugaram um espaço e lidar com a configuração das lives nas redes sociais.

Embora a maioria dos pastores veja o evangelismo como a chave para a saúde espiritual da vida de um crente e da vida da igreja, dado o número surpreendente de coisas que devem ser feitas para uma nova plantação de igreja – sem mencionar a resistência pecaminosa interna ao evangelismo – é fácil perder nosso fervor no evangelismo. O evangelismo, ao que parece, é sempre um nadar contra a correnteza.

Para que o evangelismo seja incorporado ao tecido da vida de uma nova igreja e de seu pastor, é preciso pensar e planejar.

Aqui estão dez coisas que aprendi e que podem ajudar.

1. O momento de iniciar o evangelismo em sua plantação de igrejas é antes mesmo de começar a igreja.

Se você esteve tão imerso no seminário ou em um ministério de apoio a ponto de estar separado dos não cristãos, então você precisa pensar em como pode valorizar o evangelismo como qualquer outra disciplina espiritual.

Ok – deixe-me dar uma dica: se você não estiver envolvido em evangelismo regular, provavelmente não deveria estar começando uma igreja. De qualquer forma, faça tentativas regulares de compartilhar sua fé agora, antes de começar a plantar uma igreja. Se você espera iniciar uma plantação de igrejas para fazer evangelismo, é melhor não iniciar nada antes de estar regularmente engajado com evangelização pessoal.

2. Ensinar, ensinar, ensinar.

Defina o Evangelho: “A mensagem de Deus que nos leva à salvação”.

Defina essa mensagem: “Deus, Homem, Cristo, Resposta”, ou “Criação, Queda, Redenção, Consumação”.

Defina evangelismo: “Ensinar (ou pregar) o Evangelho com o objetivo de persuadir”.

Defina conversão bíblica, bem, biblicamente. Confira o excelente novo livro de Michael Lawrence sobre o assunto.

E quando o evangelismo for demonstrado ou ordenado no texto das Escrituras que você está pregando, certifique-se de destacar isso para a sua congregação.

3. Procure os frutos mais fáceis.

Certa vez, notei um homem que frequentava a igreja ocasionalmente com sua esposa. Eu o encontrei depois do culto e disse: “Tim, estou curioso, em que ponto da sua vida espiritual você está?” “Não sou um crente”, ele me disse. “Eu realmente só venho para fazer a Gina feliz”. Conversamos um pouco mais.

Convidei-os para almoçar e conversamos sobre a vida espiritual e o Evangelho.

Não aconteceu mais nada, mas Gina me disse mais tarde que, durante todos os anos em que ele foi à igreja, ninguém nunca havia lhe perguntado sobre sua condição espiritual. Não deixe que isso aconteça. Muitas pessoas que vão à igreja ficam surpresas quando as pessoas falam mais sobre futebol e política do que sobre a verdade espiritual e, com o tempo, isso as convence de que estão bem. Em vez disso, pregue seu temor de homens na cruz e pergunte a novas pessoas sobre a vida espiritual delas.

O melhor lugar para pastores e evangelistas tímidos fazerem evangelismo é com as pessoas que vêm à igreja. Afinal de contas, elas estão na igreja!

4. Não presuma que as pessoas já conhecem e acreditam no Evangelho.

Presumir isso é o caminho mais rápido para matar uma igreja em poucas gerações. Recentemente, estive em Portland, Oregon, e notei que a cidade estava repleta de igrejas vazias.

Mas houve um dia em que cristãos vibrantes sacrificaram seu dinheiro e tempo para construir esses edifícios. O que aconteceu? Eles começaram a presumir o Evangelho. Um Evangelho presumido leva a um Evangelho distorcido, que leva a um Evangelho perdido. E quando o Evangelho é perdido, o sangue vital da igreja é drenado.

Verifique cada sermão com uma pergunta: “Será que um não-cristão poderia chegar à fé por meio do que eu preguei hoje?”

Verifique as músicas que você canta. Você está comunicando que as pessoas podem se aproximar de Deus independentemente da condição do coração delas? Fazemos isso quando despertamos o afeto com uma ótima melodia, mas cantamos palavras sem o Evangelho.

Certifique-se de que a verdade do Evangelho esteja nas orações congregacionais e nas leituras das Escrituras; certifique-se de que o Evangelho seja esclarecido nos sacramentos (você esclarece quem pode participar da Ceia?). Faça com que as pessoas prestem testemunho à igreja antes de serem batizadas, verificando isso com elas antes para ter certeza de que o Evangelho está claro.

Quando você fizer entrevistas com membros, certifique-se de que, quando alguém estiver confuso sobre o Evangelho, essa pessoa seja realmente crente.

Faça com que as pessoas saibam que você adora falar sobre o Evangelho e que terá prazer em reservar um tempo em sua agenda para fazer isso. Isso seleciona as pessoas que têm interesse genuíno.

Fale sobre o Evangelho com frequência com aqueles que o amam; mais pessoas do que você imagina estão ouvindo, especialmente as crianças.

5. Liderar o evangelismo.

Suponho que isso seja óbvio, mas você precisa liderar o evangelismo. Não basta apenas pregar o Evangelho, embora essa seja a primeira prioridade. A congregação saberá se você estiver compartilhando sua fé pessoalmente. É claro que você está tão ocupado com os cristãos que isso torna seu trabalho mais difícil. Sim, você tem um trabalho difícil. Mas fale à sua congregação sobre seu desejo de compartilhar sua fé, faça com que orem e conte-lhes sobre seus sucessos e fracassos.

6. Certifique-se de que todos estejam no jogo.

Você quer que toda a igreja fale de Jesus – não apenas o pastor. É por isso que a igreja deve ser questionada regularmente sobre suas oportunidades evangelísticas. E não se esqueça: eles podem ajudar você. Diga a seus membros que, se isso os ajudar, você adoraria conversar com os amigos não cristãos deles.

Talvez você ache útil adquirir meu livro Evangelização: como criar uma cultura contagiante de evangelismo na igreja local, sobre por que uma igreja saudável é o meio mais importante de evangelismo.

Defenda os evangelistas na congregação. Ore por eles em conjunto e pergunte como estão indo. Se a congregação souber que essa é uma prioridade para a liderança da igreja, é mais provável que a pratiquem como uma prioridade em suas vidas.

É claro que você quer que seu pessoal fale sobre oportunidades evangelísticas bem-sucedidas, mas não se esqueça de compartilhar histórias de fracasso. Noventa e nove por cento dos meus esforços evangelísticos não dão em nada, mas quando isso acontece, é útil saber que estamos na batalha.

7. Seja prático, mas não pragmático ou programático.

Assim como você, sua congregação precisa de ajuda para compartilhar sua fé. Mas não crie um monte de programas evangelísticos. Costumo dizer que os programas são para o evangelismo o que o açúcar é para a nutrição. Os programas podem fazer com que você sinta que fez evangelismo quando não fez, assim como comer açúcar pode fazer com que você sinta que comeu quando não comeu.

Dito isso, ajude sua congregação a entrar no jogo com algumas ajudas práticas. Aqui está um exemplo: A Covenant Hope Church em Dubai pediu a todos que escrevessem cinco amigos não cristãos em um cartão e que orassem para compartilhar com as pessoas da lista. Que simples e prático. Eles pediram que colocassem o cartão em sua bolsa ou carteira e o consultassem regularmente.

Faça com que pensem no plano: um convite para um café, uma mensagem por Whatsapp com um convite para a igreja, etc. Ajude sua congregação a entender que, se todos estiverem compartilhando sua fé, isso será muito mais eficaz do que qualquer programa evangelístico para toda a igreja, por maior que seja.

8. Seja ousado e claro ao compartilhar sua fé.

Não quero dizer que você deve ser ofensivo e abrasivo ao compartilhar sua fé. Quero dizer apenas que você deve assumir mais riscos no evangelismo. Seja honesto; deixe que as pessoas saibam de onde você está vindo. Isso pode parecer um pouco estranho, mas uma das melhores coisas de ser franco sobre seu desejo de falar com as pessoas sobre o Evangelho é que, se você for rejeitado, terá economizado muito tempo para elas e para você.

9. Conhecer o Evangelho, falar o Evangelho e viver o Evangelho.

Saiba como transmitir a mensagem do Evangelho em uma linguagem clara e despretensiosa e certifique-se de que os membros da congregação também saibam como transmitir o Evangelho em um ou dois minutos com suas próprias palavras.

Percebi algo ao longo dos anos em minhas tentativas de compartilhar minha fé: se você não ponderar, orar, aplicar e falar regularmente sobre o Evangelho, ele se tornará confuso e distante. Acho que é a máxima espiritual de que o que você tem será tirado de você – ou, para usar um clichê: use-o ou perca-o.

Ajude a congregação a saber como aplicar o Evangelho em suas vidas nas áreas de pecado e arrependimento, perdão e santidade. Ajude-os a ver como o Evangelho não é apenas o que nos salva, mas um grande reservatório no centro da vida do qual devemos nos abastecer diariamente.

10. Use livros, não folhetos.

Para brindes e presentes de boas-vindas para visitantes, priorize livros breves e fáceis de ler em vez de folhetos. Livros como o que escrevi chamado The Truth About Lies (A verdade sobre as mentiras), ou O que é o Evangelho, de Greg Gilbert.

Seja generoso. Distribua livros que expliquem o Evangelho e treine seus membros para que estejam dispostos a revisar os livros com os interessados que os receberem.


Se aprofunde no assuntos de eclesiologia e plantação de igrejas por meio dos livros do ministério 9Marcas lançados pela Editora Fiel — CLIQUE AQUI para conhecê-los!

Por: Mack Stiles. ©9Marks. Traduzido com permissão. Fonte: Personal Evangelism for the Planter and the Church Plant | Edição e revisão por Vinicius Lima.