Cinco verdades sobre a ira de Deus

Uma doutrina tão importante e tão mal aceita

A doutrina da ira de Deus passou por tempos difíceis. No mundo de hoje, qualquer conceito da ira de Deus perturba nossos sentimentos modernos. É muito desconcertante, muito intolerante.

Vivemos em uma época em que nos colocamos como juízes e o caráter de Deus está sendo julgado. “Como o inferno pode ser justo?” “Por que Deus ordenaria aos israelitas que destruíssem os cananeus?” “Por que Deus parece estar sempre tão irado?”

O fato de tantas pessoas lutarem com essas perguntas, e muitas outras como elas, significa que, mais do que nunca, é necessário um pensamento correto sobre a doutrina da ira de Deus. Ela é necessária como motivação para a vida cristã, combustível para a adoração adequada e como uma caixa de ferramentas para confrontar as objeções ao cristianismo.

Aqui estão cinco verdades bíblicas sobre a ira de Deus:

1. A ira de Deus é justa.

Tornou-se comum para muitos argumentar que o Deus do Antigo Testamento é um monstro moral que não é, de forma alguma, digno de adoração.

Entretanto, os autores bíblicos não têm esse problema. De fato, diz-se que a ira de Deus está em perfeita harmonia com a justiça de Deus. Paulo escreve: “Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus” (Romanos 2.5). A ira de Deus, portanto, é proporcional à pecaminosidade humana.

Da mesma forma, Provérbios 24.12 diz: “Se disseres: Não o soubemos, não o perceberá aquele que pesa os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? E não pagará ele ao homem segundo as suas obras?”

J.I. Packer resume: “A ira de Deus na Bíblia nunca é a coisa caprichosa, autoindulgente, irritável e moralmente ignóbil como a raiva humana costuma ser. Em vez disso, é uma atitude correta e justa. Em vez disso, é uma reação correta e necessária ao mal moral objetivo” (Knowing God, p. 151).

2. A ira de Deus deve ser temida.

A ira de Deus deve ser temida porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3.23). A ira de Deus deve ser temida porque, sem Cristo, somos pecadores condenados justamente (Romanos 5.1). A ira de Deus deve ser temida porque Ele é poderoso o suficiente para cumprir o que promete (Jeremias 32.17). A ira de Deus deve ser temida porque Deus promete punição eterna se não estivermos com Cristo (Mateus 25.46).

3. A ira de Deus é consistente no Antigo e no Novo Testamento.

É comum pensar no Deus do Antigo Testamento como mau, severo e cheio de ira, e no Deus do Novo Testamento como bondoso, paciente e amoroso. Nenhum desses retratos é representativo do ensino das Escrituras sobre a ira de Deus.

Encontramos descrições imensamente temerosas da ira de Deus tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Aqui estão apenas alguns exemplos:

“Eis a tempestade do Senhor! O furor saiu, e um redemoinho tempestuou sobre a cabeça dos perversos.” (Jeremias 30:23).

“O Senhor é Deus zeloso e vingador, o Senhor é vingador e cheio de ira; o Senhor toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos.” (Naum 1:2)

“Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que, pela sua injustiça, detêm a verdade.” (Romanos 1.18)

“Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.” (Apocalipse 19.15)

4. A ira de Deus é o seu amor em ação contra o pecado.

Isso é contra-intuitivo, mas me ouça.

Deus é amor, e Deus faz todas as coisas para a sua glória (1 João 4.8; Romanos 11.36). Ele ama sua glória acima de tudo (e isso é uma coisa boa!). Portanto, Deus governa o mundo de forma a trazer a si mesmo a máxima glória. Isso significa que Deus deve agir com justiça e julgar o pecado (ou seja, responder com ira), caso contrário, Deus não seria Deus. O amor de Deus por sua glória motiva sua ira contra o pecado.

É certo que o amor de Deus por sua própria glória é uma realidade muito preocupante para muitos e não é uma boa notícia para os pecadores. Afinal de contas, “é coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10.31).

5. A ira de Deus é satisfeita em Cristo.

Aqui temos as boas novas definitivas: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1,15). Por causa de Cristo, Deus pode, com razão, chamar os pecadores de justificados (Romanos 3:26). Deus fez o que não podíamos fazer, e fez o que não merecíamos. Charles Wesley exultou com razão com essas boas novas:

E será que eu deveria alcançar

um benefício no sangue do Salvador?

Ele morreu por mim, que causei sua dor!

Por mim, que o persegui até a morte?

Que amor incrível! Como pode ser

que tu, meu Deus, morresses por mim?

Por: Joseph Scheumann ©️ Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Five Truths About the Wrath of God. Todos os direitos reservados. Revisão e edição: Vinicius Lima.