Hellen Stirke falecida em 1544

A Virgem Maria Comum

O drama da Reforma Protestante apresenta grandes personalidades e personagens importantes, os tipos de homens agora gravados em mitos, lendas e figuras gigantescas de pedra. Mas a Reforma também é a história de seguidores comuns de Cristo, em sua maioria esquecidos, que viveram a teologia da Reforma na prática – e que pagaram o preço por isso com suas vidas. Mártires como Hellen Stirke.

Sou igual a Maria

Hellen era uma cristã escocesa bastante mediana na cidade de Perth, dedicada ao trabalho doméstico diário como esposa e mãe. Sua vida permaneceu despercebida na história até o nascimento de seu último filho.

Quando chegou a hora do trabalho de parto e do parto de Hellen, a tradição católica exigia orações fervorosas à Virgem Maria. Tendo um bom senso das Escrituras, Hellen repudiou essas petições. Era uma tradição que ela não seguiria. Suas parteiras perplexas a pressionaram a fazer tal oração, mas ela recusou o ritual. O risco físico era real, mas as orações nada mais eram do que um superstição para ter segurança.

“Se eu tivesse vivido nos dias da Virgem”, disse Hellen com equilíbrio, “Deus poderia ter olhado da mesma forma para minha humildade e estado vil, como fez com a Virgem, e poderia ter me feito a mãe de Cristo”. Seu sermão naquela cama deve ter provocado suspiros. Mas Hellen estava tranquila e consolada por sua teologia, sabendo que suas orações estavam indo diretamente a Deus por meio de seu Salvador Jesus Cristo.

“Não te darei boa noite”

As notícias sobre a recusa de Hellen em orar a Maria e sua ousada afirmação de que estava em pé de igualdade com Maria diante de Deus logo chegaram aos ouvidos do clero católico local e subiram rapidamente até o cardeal presidente. A resposta foi rápida para apagar essa centelha da teologia protestante. Em pouco tempo, Hellen foi presa e encarcerada, junto com seu marido e quatro outros protestantes declarados na cidade. O pequeno grupo logo foi considerado culpado de “heresia” e condenado à morte. No dia seguinte, os soldados trouxeram Hellen, seu marido e os protestantes condenados para a forca.

Hellen pediu para morrer lado a lado com seu marido, James Finlason, mas seu pedido foi negado. Os homens deveriam ser enforcados, as mulheres seriam afogadas e James seria o primeiro a ser morto. Segurando seu filho nos braços, Hellen se aproximou do marido, beijou-o e deu-lhe estas palavras de despedida:

“Marido, alegrai-vos, pois vivemos juntos muitos dias alegres, e neste dia, em que devemos morrer, devemos estimar o mais alegre de todos, porque teremos alegria para sempre. Portanto, não te darei boa noite, porque em breve nos encontraremos no Reino dos céus”.

James foi enforcado diante de seus olhos. Com sua vida terrena prestes a terminar, Hellen foi forçada a entregar seu recém-nascido a uma enfermeira que ficou encarregada de cuidar da criança a partir daquele momento. As autoridades levaram Hellen a um lago próximo, amarraram suas mãos e pés, colocaram-na em uma grande saco cheio de pedras ou pesos e a jogaram na água como um saco de lixo. Tudo pelo crime de “blasfemar contra a Virgem Maria”.

Uma nuvem de testemunhas comuns

O céu tem todos os detalhes, mas isso é tudo o que sabemos sobre a vida de Hellen. Ela era uma mulher ousada fortalecida pelas Escrituras. Sua afirmação no leito de nascimento, de que ela era igualmente qualificada para ser a mãe de Jesus, foi uma insubordinação cerimonial radical – mas no fundo foi um ato de fé, tornando os estratos de toda superioridade humana irrelevantes na presença da supremacia de Cristo.

Olhe mais profundamente para a Reforma e você verá que é mais do que impressões e teses pregadas em portas e debates teológicos. É a história de crentes comuns, maridos e esposas, pais e mães, equilibrados nas Palavras das Escrituras, reivindicando a primazia de Jesus Cristo para suas vidas, seus casamentos, suas famílias e suas esperanças eternas, que permanecem como uma nuvem de testemunhas nos chamando para fazer o mesmo. Eles nos chamam a manter nossas convicções bíblicas sem vacilar, a desfrutar das bênçãos terrenas de Deus e a suportar todas as aflições momentâneas agora pela grande alegria eterna que está diante de nós.

 

Publicado originalmente em DesiringGod.org e traduzido e distribuído em Português em parceria com o Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
Produção de audio por DBVoz Studios (voz de Duda Baguera). Revisão e edição por Vinicius Lima.