Jan Hus c. 1369–1415

O Ganso Pai

O Ganso Pai

Em 17 de dezembro de 1999, o papa emitiu o equivalente cerimonial de um pedido de desculpas moderno: “Nosso mal”.

João Paulo II se dirigiu a uma multidão na República Tcheca, expressando “profundo pesar pela morte cruel” infligida ao seu herói. “Arrependimentos profundos” eram o mínimo que a Igreja Católica poderia oferecer.

Selado com sangue

Atraído para o Concílio de Constança sob a promessa de segurança, Jan Huss foi imediatamente jogado na prisão por seis meses, recebeu um julgamento simulado e foi condenado a se retratar – o que ele recusou. Em julho de 1415, ele foi despido, adornado com um chapéu de burro pintado com demônios e rotulado de “Arqui-Herege” – tudo enquanto orava por seus inimigos.

Eles então o levaram por uma pilha de livros em chamas e o acorrentaram à estaca. Em resposta a ser acorrentado como um cachorro, ele disse: “Meu Senhor Jesus Cristo foi amarrado com uma corrente mais dura do que esta por minha causa, então por que eu deveria me envergonhar dessa corrente enferrujada?” Disseram-lhe mais uma vez que se retratasse, mas ele recusou, proclamando: “O que ensinei com meus lábios, agora selarei com meu sangue”. E isso ele fez.

À medida que as chamas subiam mais alto, ele cantava. O secretário do conselho pronunciou: “Maldito Judas, porque abandonaste os caminhos da paz e te aconselhaste com os judeus, tiramos de ti o cálice da redenção.” Felizmente, a Igreja Católica não tinha autoridade para tomar o cálice da redenção naquele dia.

Após sua morte, a indignação encheu a Boêmia. Em seu nome, os seguidores se revoltaram contra Roma em protestos violentos que duraram mais de uma década. Jan Huss foi um pregador, uma figura política, um profeta, um proto-reformador e um mártir de primeira classe.

Buldogue de Wycliffe

Por volta de 1369, um ganso nasceu na terra da galinha. Jan Hus (ganso em tcheco) nasceu em Hussinec (em tcheco para Goosetown) no Reino da Boêmia. Nascido em uma família pobre, o ganso deixou o bando para o sacerdócio em busca de uma vida melhor e prestígio. Ele se tornou um pregador renomado na Capela de Bethlehem, mas passou grande parte de seu tempo servindo na academia como reitor da faculdade de filosofia em Praga. Vivendo em uma época de agitação social entre falantes de alemão e cidadãos tchecos, Huss se tornou uma figura-chave para o nacionalismo tcheco.

Huss viveu em uma época em que a imoralidade infectou o sacerdócio da Igreja Católica. Ele logo começou a pregar “sermões violentos” contra a iniquidade desenfreada do clero até que eles o denunciaram ao arcebispo e o proibiram de pregar. Enquanto Huss lia as Escrituras e observava os papas de sua época abusarem de seu poder, ele concluiu que a autoridade papal não era definitiva. Ele precisava de uma base mais robusta do que a construída com a palha e as varas da opinião dos homens – não importa o quão conceituados esses homens fossem. Ele construiu sua vida e ministério na Palavra de Deus.

Seus pontos de vista sobre a autoridade final das Escrituras foram incendiados quando ele começou a ler as obras condenadas de John Wycliffe. Wycliffe encontrou um discípulo leal em Huss. Huss defendeu suas obras com tanta tenacidade que um historiador chamou Huss de “buldogue de Wycliffe” (The Unquenchable Flame [A Chama Inextinguível], 30). Ele argumentou firmemente contra as indulgências, defendeu que tanto o pão quanto o vinho fossem servidos na comunhão e pregou na língua comum (em oposição ao latim não traduzido da época).

Embora ainda concordasse com a Igreja Católica em assuntos como a missa, sua fidelidade aos ensinamentos de Wycliffe o levou a ser excomungado, julgado por heresia e queimado vivo.

Os gansos não são silenciosos

Depois que Huss foi finalmente condenado à morte, ele proclamou: “Vocês podem queimar o ganso, mas daqui a cem anos surgirá um cisne cujo canto vocês não serão capazes de silenciar”. Exatamente 102 anos depois, um monge alegre pregou noventa e cinco teses na porta de Wittenberg.

Ele também, vendo a discrepância entre a doutrina romana e as Escrituras, procurou reformar a Igreja Católica. Ele também foi levado a desafiar o papa. E ele também foi condenado como herege. Durante o Debate de Leipzig, Lutero foi depreciativamente condenado como um “hussita”. Ele rejeitou o título no momento, mas teve tempo para ler suas obras durante um intervalo, voltou e elogiou o ensino do condenado Huss. Lutero era o cisne de Huss e mais tarde seria o dono da organização. Ele é frequentemente pintado com cisnes até hoje.

O Ganso Pai, um precursor proeminente dos reformadores, manteve-se firme e foi martirizado. O Cisne seguiu o Ganso, e Roma ainda não o silenciou.

 

Para leitura adicional:

The Reformation: A History [A Reforma: Uma História] por Diarmaid MacCulloch

 

Publicado originalmente em DesiringGod.org e traduzido e distribuído em Português em parceria com o Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
Produção de audio por DBVoz Studios (voz de Duda Baguera). Revisão e edição por Vinicius Lima