Um blog do Ministério Fiel
Johannes Bugenhagen 1485-1558
O Pastor Administrativo
“Der Weinberg des Herrn” (1569), de Lucas Cranach, o Jovem, em exibição na Igreja de Santa Maria em Wittenberg, Alemanha, retrata os reformadores de Wittenberg trabalhando lado a lado como fazendeiros em uma encosta, cuidando dos brotos em crescimento e colhendo as colheitas. Embora seu trabalho seja árduo, o trabalho desses reformadores cooperados é decididamente frutífero.
Ao lado do renomado Martinho Lutero e do erudito Filipe Melâncton e muitos outros, Johannes Bugenhagen, pastor da Igreja de Santa Maria, usa uma túnica de cor clara enquanto capina a terra. Embora não seja tão famoso ou prolífico quanto Lutero e Melâncton, Bugenhagen trabalhou constantemente ao lado deles, tanto em St. Mary’s quanto mais tarde na Universidade de Wittenberg.
O reformador quádruplo
Embora principalmente um pastor, Johannes Bugenhagen – também conhecido como Johannes Pomeranius – serviu à Reforma no que Kurt Hendel condensa em quatro papéis distintos: um teólogo, um exegeta, um pastor e um reformador social e organizador da igreja (Johannes Bugenhagen, xi).
Como teólogo, Bugenhagen foi em grande parte autodidata; ele tinha pouco treinamento teológico formal, mas lia extensivamente as Escrituras e os pais da igreja. Com uma facilidade especial em latim, Bugenhagen acabou recebendo um doutorado em teologia pela Universidade de Wittenberg e foi professor de teologia nessa universidade. Exegeticamente, Bugenhagen é talvez mais lembrado por seu comentário de 1524 sobre os Salmos, embora também tenha produzido comentários sobre Jeremias e Mateus e uma tradução da Bíblia para o Baixo-alemão
Como a vocação principal de Bugenhagen era a de pastor da Igreja de Santa Maria em Wittenberg por três décadas, grande parte de seu trabalho diário era de natureza pastoral. De todas as suas funções, no entanto, Bugenhagen parecia particularmente hábil em estruturar as jovens igrejas da Reforma e a vida urbana que as cercava.
Gerenciando um movimento
A habilidade de Bugenhagen em construir novas organizações eclesiásticas para paróquias, cidades e regiões que aderiram à Reforma foi, de fato, mais do que apenas um papel para ele; Walter Ruccius descreve o trabalho administrativo de Bugenhagen como um dos dois dons particulares. Ao lado de uma feroz “lealdade ao que ele concebia ser a verdade”, escreve Ruccius, Bugenhagen tinha “o dom da ordem” (John Bugenhagen Pomeranus, 3). Bugenhagen usou seu “dom da ordem” para criar estruturas sociais e governamentais robustas para as novas comunidades da Reforma.
Em particular, os Kirchenordnungen, ou “Ordens da Igreja”, de Bugenhagen, detalham a interdependência entre os corpos políticos e as igrejas locais e a organização dentro das igrejas individuais. A capacidade de compartilhar e modificar essas estruturas cívicas e eclesiais de forma eficiente foi a chave para a rápida disseminação da Reforma, primeiro na Alemanha e depois na Escandinávia.
Como um homem teologicamente dotado de capacidades organizacionais excepcionais, Bugenhagen serviu à Reforma mais profundamente por meio das estruturas intensamente práticas que ele projetou e implementou. Embora as rotinas dos Kirchenordungen possam parecer bizarras para nossas concepções modernas de relações entre igreja e estado, o trabalho de Bugenhagen atesta o valor dos dons administrativos para espalhar o evangelho.
Amizade com Lutero
Em meio à escrita, organização, planejamento e viagens, Bugenhagen manteve um relacionamento próximo com os reformadores de Wittenberg como amigo e pastor deles. Ele era especialmente próximo de Lutero. Bugenhagen casou Lutero e Katherina von Bora, batizou seus filhos e serviu como conselheiro de Lutero.
Quando Bugenhagen deu o sermão no funeral de Lutero em 22 de fevereiro de 1546, portanto, ele temia que “não fosse capaz de pronunciar uma palavra por causa de suas lágrimas”. E depois de agradecer a Deus pela ousadia de Lutero em desafiar a corrupção na Igreja Católica Romana, mesmo em face de “perseguição e calúnia”, Bugenhagen orou: “Proteja sua pobre cristandade. . . . Preserve em sua igreja pregadores fiéis e bons” (“Um Sermão Cristão”).
Polêmicas da vinha
Assim como Bugenhagen orou por fidelidade e perseverança no trabalho de pregação, o “Der Weinberg des Herrn” de Cranach retrata os reformadores de Wittenberg como um grupo de evangelistas e pregadores trabalhando juntos para cuidar e fazer a igreja crescer em maturidade por amor a Cristo.
No entanto, tanto a retórica de Bugenhagen quanto as representações de Cranach da igreja também tendem a ser altamente polêmicas. Do outro lado da colina, em “Der Weinberg”, Cranach retrata as autoridades da igreja romana destruindo desenfreadamente as vinhas, queimando plantações e enchendo poços com pedras. E as descrições de Bugenhagen da igreja romana são o equivalente verbal da pintura de Cranach: no sermão fúnebre de Lutero, Bugenhagen reclama contra “as grandes blasfêmias insolentes, atrozes e insolentes dos adversários e dos padres e monges obstinados” e o “papa doloroso”, enquanto invoca linguagens apocalípticas para comparar a Igreja de Roma à Babilônia.
Mas o ataque no quadro de Cranach e a retórica de Bugenhagen apontam para o que está em jogo na Reforma e para a urgência apocalíptica que os reformadores sentiram: a igreja é uma vinha que pertence a Jesus. Se Cristo voltasse repentinamente para sinalizar o fim dos tempos, um evento que Bugenhagen estava convencido de que aconteceria em breve, Bugenhagen tinha toda a intenção de ser encontrado trabalhando duro “na vinha do Senhor” ao lado de seus companheiros de Wittenberg.