Maria à luz das Escrituras

Uma comparação entre o ensino da Igreja Católica e o ensino das Escrituras

O que devemos pensar de Maria, a mãe de Jesus, o Messias?

Protestantes e católicos têm se desentendido vigorosamente por quinhentos anos. Precisamos entender o ensinamento católico sobre Maria antes de considerarmos por que os protestantes se opõem.

A primeira coisa a ser dita é que a visão de Maria, que é aceita na Igreja Católica Romana atualmente, desenvolveu-se lentamente. O desenvolvimento doutrinário não representa um problema para os católicos, pois eles acreditam que as Escrituras e a tradição constituem autoridade.

Pontos de concordância

O foco deste artigo é onde os católicos romanos e os evangélicos diferem com relação a Maria, mas uma breve palavra deve ser dita sobre algumas áreas em que concordamos. Primeiro, concordamos que Maria era uma pessoa piedosa e, em muitos aspectos, um modelo de discípula. Deus a escolheu para ser a mãe de seu Filho, e sua resposta humilde ao anjo, na qual ela estava disposta a fazer o que o Senhor a chamou para fazer, funciona como um exemplo para todos nós (Lucas 1:38).

Ao colocar Maria no mesmo patamar de Jesus, a glória incomparável de Cristo é diminuída.

Segundo, concordamos que Jesus nasceu de uma virgem – que Jesus foi milagrosamente concebido no ventre de Maria por meio da obra do Espírito Santo (Mateus 1.18-23; Lucas 1.34-35).

Terceiro, concordamos com a conclusão teológica do Concílio de Éfeso (431 d.C.) de que Maria é a “mãe de Deus” (theotokos). Essa afirmação tinha a intenção de evitar o entendimento nestoriano de Jesus Cristo (que enfatizava suas duas naturezas em detrimento de sua única Pessoa) e, portanto, o foco não era Maria, mas Jesus. Ainda assim, Maria foi “abençoada” (Lucas 1.42, 48) e “favorecida” (Lucas 1.28, 30) por ter o privilégio de dar à luz o Deus-homem, a segunda pessoa da Trindade. Podemos reagir de forma exagerada aos ensinamentos católicos e falhar em ver a piedade de Maria e seu papel na História da Salvação.

O que os católicos acreditam sobre Maria

Os evangélicos discordam de quatro crenças sobre Maria promulgadas pelos católicos romanos: 1. sua virgindade perpétua; 2. sua assunção ao céu; 3. sua concepção imaculada; e 4. seu papel como Rainha do Céu. Examinaremos cada um deles, um de cada vez, e depois apresentarei a resposta protestante (ou protesto) a cada um deles.

Virgindade perpétua

O Catecismo da Igreja Católica Romana afirma que Maria era uma virgem perpétua (499, 510). De acordo com o catolicismo, Maria era virgem ao conceber Jesus, permaneceu virgem ao dar à luz e manteve sua virgindade por toda a vida. Os irmãos e irmãs de Jesus não são filhos de Maria e José, mas são primos de Jesus – filhos de José de um casamento anterior ou parentes próximos de Jesus.

No século II, o Protoevangelho de Tiago ensinou a virgindade de Maria antes e até mesmo depois do nascimento, embora não afirme que ela manteve a virgindade depois disso. Irineu, no século II, ensinou a virgindade perpétua de Maria, mas ela não era aceita universalmente, pois foi contestada por Tertuliano no mesmo século e Helvídio, no século IV, também questionou sua validade.

Ainda assim, a doutrina estava ganhando terreno e foi apoiada por Agostinho e Gregório de Nissa, e foi afirmada no sexto concílio ecumênico em 680 d.C. Na verdade, muitos reformadores apoiaram a virgindade perpétua de Maria, incluindo Lutero, Zwínglio, Bullinger, Latimer e Cranmer. No entanto, com o passar do tempo, cada vez mais protestantes começaram a duvidar da doutrina.

Assunção ao céu

Os católicos romanos confessam e declaram que Maria foi assunta – ou levada – ao céu (966), embora isso não tenha sido declarado dogmaticamente como uma doutrina até 1950 por Pio XII. Podemos pensar que a assunção de Maria “de corpo e alma” significa que ela não morreu, mas a doutrina não determina definitivamente se ela morreu antes de sua assunção.

Podemos reagir de forma exagerada aos ensinamentos católicos e falhar em ver a piedade de Maria e seu papel na História da Salvação.

As primeiras referências à assunção de Maria foram feitas no século III ou IV, mas o ensinamento se tornou bastante popular nos séculos seguintes. Quase todos os protestantes rejeitam a doutrina, embora Heinrich Bullinger a aceite.

Imaculada Conceição

Os católicos confessam a doutrina da concepção imaculada, que deve ser diferenciada do nascimento virginal de Jesus ou da concepção virginal. Por concepção imaculada, a Igreja Católica ensina que Maria foi preservada do pecado original por causa dos méritos de Cristo.

A Imaculada Conceição não foi formalmente declarada como doutrina da igreja até 1854 pelo Papa Pio IX (491, 966). A doutrina se desenvolveu lentamente na história da igreja, e até mesmo Tomás de Aquino se opôs a ela. Ainda assim, no século XIX, sua popularidade havia aumentado. Tecnicamente falando, a concepção imaculada de Maria deve ser separada da noção de que ela não cometeu pecado durante toda a sua vida, mas a ausência de pecado de Maria também é afirmada pela Igreja Católica e, portanto, sua ausência de pecado pessoal também é afirmada (493, 508).

Rainha do Céu

Maria é o objeto de devoção no catolicismo romano como a Rainha do Céu. Maria é considerada a Mãe da Igreja (963). Os católicos esclarecem que Maria não é adorada e cultuada como Deus (latria), mas é venerada (doulia), e essa veneração a diferencia de outros mediadores (hyperdoulia, 971). Sua intercessão pode trazer “salvação eterna”, e ela recebe “títulos de Advogada, Auxiliadora, Benfeitora e Medianeira” (969).

O Catecismo insiste que a mediação de Maria não diminui a mediação de Cristo, mas decorre dela (970). O papel de Maria como Medianeira é encontrado pela primeira vez no século IV e cresceu em popularidade depois disso. Há algumas pessoas no catolicismo que defendem a noção de que Maria foi co-redentora, mas essa doutrina não foi aceita oficialmente.

O que nós acreditamos sobre Maria

Agora, uma breve resposta a esses quatro pontos sobre o que a maioria dos protestantes, especialmente aqueles que fazem parte da tradição reformada, ensinam sobre Maria. As respostas dadas aqui refletem a crença reformada em sola Scriptura, que não tenho espaço para defender aqui.

Virgindade perpétua

O que devemos dizer sobre a virgindade perpétua de Maria? Concordamos que Jesus foi concebido virginalmente no ventre de Maria, mas a noção de que a virgindade de Maria foi preservada intacta durante o nascimento cheira a docetismo (a heresia de que Cristo não era totalmente humano, mas apenas aparentava ser).

Orar a Maria e venerá-la tira a glória de Jesus Cristo.

Além disso, quando Mateus 1.25 diz que José não teve relações sexuais ou conheceu Maria “até” que ela deu à luz, isso é mais naturalmente interpretado para dizer que eles tiveram relações sexuais após o nascimento de Jesus. Essa leitura é confirmada pelos irmãos e irmãs de Jesus (Marcos 6.3), que são mais naturalmente interpretados como filhos de José e Maria.

Em certo sentido, acreditar na virgindade perpétua de Maria não é um grande problema, pois não afeta nenhuma doutrina importante das Escrituras. Ainda assim, exigir essa crença é problemático, especialmente quando os principais textos das Escrituras apontam na outra direção. Além disso, uma visão negativa da sexualidade também parece estar presente na doutrina, e essas visões eram comuns na igreja primitiva.

A Assunção de Maria

A assunção de Maria ao céu “de corpo e alma” deve ser rejeitada. Não temos nenhum texto bíblico claro que apoie esse ensinamento. E quando olhamos para a história, vemos que a doutrina se desenvolveu muito tarde e não foi declarada como oficial até 1950.

Essa doutrina não teria sido proposta a menos que fossem aceitos outros pontos de vista sobre Maria (como os pontos três e quatro acima) que não estão de acordo com as Escrituras. Certamente, como crente em Cristo, Maria será ressuscitada dentre os mortos, mas não temos base para pensar que ela foi ressuscitada antes de outros crentes.

Imaculada Conceição

A noção de concepção imaculada deve ser rejeitada. Tomás de Aquino não a aceitava, e não estamos surpresos, pois não há evidência bíblica para essa ideia. Ainda mais problemática é a alegação de que Maria não tinha pecado. Provavelmente temos uma indicação de sua pecaminosidade em Marcos 3.21, quando a família de Jesus pensa que ele é louco (Marcos 3.31-35).

É claro que Maria era uma mulher piedosa, mas ela era piedosa porque a graça de Deus a resgatou de seus pecados com base na obra expiatória de Cristo. O único ser humano sem pecado foi Jesus Cristo (João 8.46; 2 Coríntios 5.21; Hebreus 4.15; 7.26; 1 Pedro 2.22; 1 João 3.5). Ao colocar Maria no mesmo nível de Jesus, a glória incomparável de Cristo é diminuída. Sua singularidade é comprometida, mesmo que se afirme que a ausência de pecado de Maria está enraizada na obra de Jesus.

Rainha do Céu

O mais problemático de tudo é a ideia de que os crentes devem orar a Maria e venerá-la como a Rainha do Céu. Nenhuma evidência bíblica apoia essa ideia, pois a mulher em Apocalipse 12 não é Maria, mas se refere ao povo de Deus, como mostra o capítulo inteiro. De qualquer forma, a mulher em Apocalipse 12 dificilmente pode ser chamada de Rainha do Céu. A distinção técnica que os católicos fazem entre adoração e veneração é frequentemente esquecida na prática, e não nos surpreende, pois a oração deve ser dirigida somente a Deus.

De qualquer forma, não há base bíblica para o papel intercessor de Maria ou para o fato de ela funcionar de alguma forma como mediadora ou benfeitora do povo de Deus. O “único mediador” é “o homem Cristo Jesus” (1 Timóteo 2.5), e não há sequer um vestígio de Maria desempenhando esse papel no Novo Testamento.

Maria não roubaria a glória de seu filho

Orar a Maria e venerar Maria tira a glória de Jesus Cristo, e toda a glória e honra pertencem a ele! Na espiritualidade católica popular, o Pai e o Filho são muitas vezes vistos como severos, e as qualidades maternais e nutritivas de Maria são exaltadas para aproximar as pessoas de Deus.

As concepções católicas de Maria diminuem a expiação de Cristo, comprometem sua pessoa e roubam-lhe a glória que ele merece.

Observemos o tema de Colossenses: Cristo é todo-suficiente, e sua suficiência é negada se os anjos, Maria ou qualquer outra pessoa suplementar sua pessoa e obra. Cristo é tudo e, portanto, “todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” estão nele (Colossenses 2.3). A “plenitude” de Deus está em Cristo, e nós somos “cheios nele” (Colossenses 2.9-10), e em mais ninguém. Todos os nossos pecados são perdoados por meio da cruz de Cristo (Colossenses 2.11-15) e, portanto, não precisamos de nenhum outro mediador. Cristo é a nossa vida (Colossenses 3.4), e somente ele.

A doutrina católica de Maria diminui a expiação de Cristo, compromete a singularidade de sua pessoa como Deus-homem e sem pecado, e rouba-lhe a glória que somente ele merece.

Por: Thomas Schreiner ©️ Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Mary, Did You Know?  | Todos os direitos reservados. Revisão e edição: Vinicius Lima.