Plantação de igrejas e a falta de dinheiro

Como exercer o ministério com poucos recursos financeiros?

Como você faz ministério quando não tem dinheiro? Como você serve ao Senhor como um plantador de igrejas enquanto está quebrado? Depois de trinta anos de experiência, eu lhe asseguro que tenho conhecimento de causa sobre isso. Mas a sabedoria vem das Escrituras:

“Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: ‘De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei’. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” (Hb 13.5–6)

O texto nos ensina quatro coisas sobre como exercer o ministério sem dinheiro. 

  • Tome cuidado 
  • Seja contente 
  • Seja criativo 
  • Seja confiante 

1.  Seja cuidadoso (“Seja a vossa vida sem avareza…”)

Pastores e plantadores de igrejas devem vigiar suas almas de perto. Nossos ministérios devem ser sem cobiça, o que Colossenses 3 chama de idolatria. A Bíblia pressiona pastores em particular aqui, pois um presbítero não deve ser um “amante do dinheiro” (1 Timóteo 3.3). 

O dinheiro é útil e tem seus benefícios. É bom que as igrejas paguem seus pastores para não amordaçar o boi (1 Timóteo 5.18). Mas não anseie por dinheiro ou confie nele, ou equipare o tamanho do seu orçamento com o poder de Deus. O dinheiro não mede a capacidade de Deus nem o valor dos nossos esforços. Jesus nos adverte claramente: “Ninguém pode servir a dois senhores. . . Você não pode servir a Deus e ao dinheiro.” 

Além disso, só porque você não tem dinheiro não significa que você não o ama. Se você resmunga em sua falta, sua postura de coração pode não ser de serviço a Jesus, mas uma afeição desmedida por dinheiro.

Um bom teste decisivo para plantadores de igrejas é este: Sua disposição para servir depende do pagamento? Lembre-se das palavras de despedida de Paulo aos anciãos efésios:

“De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes; vós mesmos sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim e aos que estavam comigo. 35Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber..” (Atos 20:33–35)

2. Esteja contente (“… Contentai-vos com as coisas que tendes…”)

Viver sem cobiça significa estar contente com o que você tem. “Estejam satisfeitos”, diz outra tradução (NVT). Descansamos na providência e provisão de Deus, sabendo disso: “Eu nunca te deixarei, nem te desampararei.” Pastor, como você lida com a falta de dinheiro? Você deveria pensar no fato de que você tem Deus!

A preocupação só tem um remédio: uma atenção plena a Deus. Deus nos encoraja a pedir o que não temos, mas então somos livres para confiar no que ele nos dá ou não (Mt 6; Fp 4.5–7). 

Então, seu ministério precisa de mais financiamento? Há necessidades não atendidas atualmente? A própria carta de apoio de Paulo nos dá o segredo do contentamento: 

“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4.11–13)

Se formos conhecidos e amados por Jesus, nossa situação nunca poderá melhorar porque nosso status nunca mudará. Ele se comprometeu conosco. E sua Grande Comissão não depende de nossas contas bancárias, mas do fato de que ele possui toda autoridade no céu e na terra, e ele está conosco. C.S. Lewis colocou desta forma: “Aquele que tem Deus e tudo o mais não tem mais do que aquele que tem somente Deus.”

Hebreus nos diz que Jesus é o Filho de Deus, o herdeiro designado de todas as coisas. Ele é preeminente. Ele é rico em posses e poder. Todas as coisas foram feitas para ele, e por meio dele o mundo foi criado — coisas no céu e coisas na terra. O universo é sustentado pela palavra do seu poder! Ele está sentado à direita da majestade no Alto — não numa cadeira, mas num trono: “Teu trono, ó Deus, é para todo o sempre.” 

É esse mesmo Senhor que governa e reina que está conosco agora mesmo. 

Às vezes, Deus nega nossos pedidos agora para nos preparar para a alegria permanente na glória. Se Deus nos desse tudo o que queremos, iríamos confiar mais em nossas coisas do que nele. Você não ora mais quando está passando por mais necessidades?

Pastores e plantadores, sejam maduros em seu pensamento: “Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele graciosamente todas as coisas?” Se ele não lhe deu algo, sua negação é um presente. Ele possui tudo, ele sabe o que é melhor e ele ama você.

3. Seja criativo

Spurgeon, em seu livro Lectures to My Students (Lições aos meus alunos), tem uma seção em que ele se maravilha com a capacidade de alguns de realizar coisas excepcionais com meios muito humildes. Spurgeon rotula humoristicamente os ministros que não têm dinheiro como trabalhadores com “ recursos precários”. Ele escreve: “Trabalhe, então, pobre irmão, pois você pode ter sucesso em fazer grandes coisas em seu ministério e, se isso acontecer, sua saudação de ‘Muito bem, servo bom e fiel’ será ainda mais enfática porque você trabalhou sob sérias dificuldades”.

Portanto, em vez de lamentar o que você não pode fazer, aproveite o que você pode fazer. 

Repetindo a pergunta do início: Como você faz as coisas quando não tem dinheiro? Irmão, você simplesmente faz o que puder fazer.

E adivinhem só? As coisas mais poderosas e importantes que você pode fazer são todas gratuitas! A oração é gratuita! Estudar as Escrituras é de graça! Compartilhar o evangelho é gratuito! Reunir-se para a comunhão é de graça! Admoestar os ociosos, encorajar os cansados e fracos de coração e ajudar os fracos é gratuito! 

Como você faz as coisas quando não tem dinheiro? Irmão, você simplesmente faz o que puder fazer.

Às vezes, a bênção de Deus ao nos negar recursos é o fato de Ele nos tirar exatamente as coisas nas quais nosso coração é tentado a confiar. E não é verdade que, em nossa escassez, muitas vezes aprendemos o quanto ainda temos?

Seja tão criativo quanto o livro de Deus lhe permitir, e depois vá e lute em nome dele! Como o rei Davi, não vamos armados com o arsenal do mundo – não, nossas pedras do riacho são promessas da Palavra de Deus.

4. Seja confiante

O Senhor é nosso ajudador, e como Filipenses nos diz: “Deus suprirá cada necessidade segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus”. 

Quem é que está conosco? Hebreus oferece uma visão massiva de Deus, e se quisermos ser confortados e confiantes, será necessário que nossa teologia seja igualmente robusta. 

Finalmente, nunca devemos esquecer que é a sabedoria de nosso Senhor que atribui um talento a alguns, dois talentos a alguns e cinco talentos a outros. Também devemos notar que nosso Senhor não é irracional. Charles Spurgeon não é mais simpático à nossa situação do que o Soberano Senhor que a atribuiu a nós. Se ele limitou seus recursos, então ele não aumentará suas expectativas. Não, ele está procurando por aqueles de nós a quem ele deu pouco, para sermos fiéis no pouco.

 


Se aprofunde no assuntos de eclesiologia e plantação de igrejas por meio dos livros do ministério 9Marcas lançados pela Editora Fiel — CLIQUE AQUI para conhecê-los!

Por: Brian Davis. ©9Marks. Traduzido com permissão. Fonte: How to Do Ministry When You Have No Money | Edição e revisão por Vinicius Lima.