Vá à igreja para receber!

Capítulo 1 da série "Como ajudar sua igreja local"

Acesso a todos os E-books da Editora Fiel por R$ 9,90.

Quantas pessoas você conhece que saíram de uma igreja por motivos ruins?

A música não era o tipo de música que gostavam. Os sermões não eram curtos ou envolventes o suficiente. A programação infantil não tinha o fator de entretenimento de outras igrejas. A igreja era um pouco grande demais (para aqueles que buscavam mais atenção) ou um pouco pequena demais (para aqueles que queriam menos atenção). Em resumo, a igreja não era tudo o que eu queria e, por isso, fui embora. Podemos nos chamar, com segurança, de geração “mudança”, portanto, não é de surpreender que tenhamos visto esses mesmos impulsos em nossos bancos.

Muitos ouviram os motivos ruins e atacaram esse comercialismo das manhãs de domingo. Alguns disseram (e você pode encontrar muitos desses sermões on-line): “Não venha ao culto para receber, mas para dar”. Essa acusação tem algo certo – e algo terrivelmente errado. A alteridade é, sem dúvida, vital para qualquer vida saudável de adoração e para qualquer família de fé saudável. De todas as pessoas no mundo, os cristãos devem considerar os outros mais importantes do que nós mesmos e considerar seus interesses e necessidades antes dos nossos próprios. Infelizmente, esse tipo de alteridade voltada para Deus é escasso em algumas igrejas.

Dito isso (e é nesse ponto que as admoestações bem-intencionadas erram terrivelmente), o primeiro e maior negócio da adoração corporativa sempre será o que recebemos, não o que damos.

Venha para ficar satisfeito em Deus

Ao chegar para adorar novamente neste domingo, é profundamente saudável lembrar que Deus não precisa de nada de você – e que você ainda precisa de absolutamente tudo dele.

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais. (Atos 17.24-25)

Se você quiser se orientar sobre quem realmente está recebendo e dando quando sua igreja se reúne, lembre-se de que Deus lhe dá cada uma das milhares de respirações que você terá naquela manhã.

Mesmo quando se trata das necessidades dos outros, Deus não precisa de você para atendê-las. Ele pode alimentar cinco mil pessoas com alguns pães e alguns peixes. Ele não está procurando ajuda; está procurando adoração (João 4.23). Atos 17 continua: “[Este Deus] de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós” (Atos 17.26-27). Vivemos para buscar, encontrar e ter Deus, o único que pode satisfazer todas as partes vazias e doloridas de nós.

E, na sabedoria e no amor de Deus, as pessoas em nossas igrejas que vêm, em primeiro lugar e acima de tudo, para obter de Deus, sempre terão mais para dar aos outros. Ironicamente, as pessoas que oferecem mais ajuda são aquelas que sabem que seu Deus soberano e satisfatório não precisa dela.

Como ajudar sua igreja local

Este mês, a equipe de professores do Desiring God está abordando o tema “Como ajudar sua igreja local”. Esse artigo pode parecer um lugar estranho para começar, mas é fundamental para a forma como pensamos sobre a adoração coletiva. Fomos criados para conhecer, desfrutar e refletir a glória de Deus. Isso certamente pode acontecer quando cantamos um hino juntos ou servimos em uma creche ou entregamos uma refeição a uma família que está sofrendo, mas isso não acontece a menos que sejam atos de adoração e não um mero serviço ou dever. A ajuda cristã vem de um certo tipo de coração. Isso significa que o primeiro passo para ser útil à sua igreja é ser o mais feliz possível em Deus.

Esse tema foi inspirado em um de nossos onze valores fundamentais como ministério aqui no Desiring God – “Amor pela Igreja Local”.

Jesus veio à Terra para ganhar para si uma noiva, redimir para si um corpo, resgatar para si uma nação santa, erguer para si um templo santo e construir para si uma igreja. Jesus ama sua igreja universal, cada igreja local fiel e cada membro individual de sua verdadeira igreja. Ele determinou que “por meio da igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos príncipes e das autoridades nos lugares celestiais” (Efésios 3:10). Portanto, nós também amamos a igreja. Nosso objetivo é buscar estratégias ministeriais que incentivem, equipem, apoiem e fortaleçam as igrejas locais. Não apoiamos nenhuma tentativa de substituir o envolvimento pessoal na vida de igrejas locais fiéis por conteúdo ou comunicação on-line.

À medida que nos dedicamos a ajudar milhões de pessoas a glorificar a Deus, satisfazendo-se nele, nunca queremos enfraquecer ou pretender substituir a igreja local. Não, queremos explicitamente fortalecer e servir as igrejas locais. Por isso, estamos dedicando nosso tema deste mês a todas as maneiras pelas quais podemos abençoar e edificar a noiva de Cristo.

Enquanto nossa equipe orava sobre o que poderíamos dizer, fizemos um brainstorming de algumas dezenas de maneiras de ajudar a igreja e depois reduzimos essa lista a apenas sete, que aparecerão ao longo do mês. Além de nossos professores do Desiring God, convidamos Matt Smethurst (pastor líder da River City Baptist Church), Sam Emadi (pastor sênior da Hunsinger Lane Baptist Church) e Seth Porch (um de nossos editores) para nos ajudar a ajudar você a ajudar sua igreja.

Oração para a manhã de domingo

Mas, novamente, não estamos começando com o que você oferece porque, como cristãos, vamos ao culto coletivo para obter mais de Deus. Se você quisesse um texto para orar antes de entrar no carro no domingo de manhã, poderia deixar que os primeiros versículos de Isaías 55 o conduzissem à adoração:

Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. (Isaías 55:1)

Espiritualmente falando, isso é o que somos diante de Deus sem Cristo. Não estamos com pouco dinheiro. Estamos falidos. Não temos dinheiro. Na verdade, estamos mais do que falidos; estamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2.1). E, no entanto, Deus nos convida – sem vida, sem dinheiro e culpados – à sua mesa. E observe que ele não apenas põe à mesa o que precisamos (água e pão), mas também serve vinho e leite para desfrutarmos – ambos nos dizem que o Deus que salva é um Deus que satisfaz.

Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi. (Isaías 55:2-3)

Venham para comer. Venha para ter sua sede saciada. Venha para ter seu coração cheio até transbordar, emocionado e satisfeito. Venha a mim. Antes de vir à igreja com as mãos, venha com os ouvidos, pronto para ouvir o Deus todo-poderoso do universo dar vida, direção e alegria à sua alma necessitada.

O primeiro assunto da adoração

O que George Müller (1805-1898) disse sobre sua comunhão diária com Cristo é uma bandeira maravilhosa para pendurarmos em nossas reuniões em nossas igrejas:

De acordo com minha opinião, o ponto mais importante a ser observado é o seguinte: acima de todas as coisas, cuidem para que suas almas sejam felizes no Senhor. Outras coisas podem pressioná-lo, a obra do Senhor pode até mesmo exigir urgentemente sua atenção, mas repito deliberadamente que é de suprema e primordial importância que você procure, acima de todas as coisas, ter sua alma verdadeiramente feliz no próprio Deus! Dia após dia, procurem fazer disso o assunto mais importante de sua vida. (A Narrative of Some of the Lord’s Dealings, 2:392-93)

Se você quiser ser mais útil à sua igreja local (e eu realmente espero que seja), procure primeiro ter sua alma feliz em Deus. Venha ao culto para buscá-lo, buscá-lo e buscá-lo, e ele lhe mostrará como ajudar e doar aos outros.


Começamos hoje com este artigo a série “Como ajudar sua igreja local“, de Desiring God. Postaremos os demais artigos nas próximas sextas-feiras.

Para ver mais conteúdos do Desiring God traduzidos em nosso blog, CLIQUE AQUI.

Por: Marshall Segal ©️ Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Come to Church to Get | Todos os direitos reservados. Revisão e edição: Vinicius Lima.