Um blog do Ministério Fiel
As bençãos e os fardos da esposa de um plantador de igrejas
O que pode ser diferente e o que será igual para todas nós
Não há duas esposas de plantadores de igrejas iguais. Nossos contextos de igreja, épocas, personalidades, desafios, dons, perspectivas e preferências exclusivas poderiam compor vários livros.
O que é diferente
Se você se sentasse para tomar um chá com Ananya em Ahmedabad e pedisse a ela que falasse sobre as bênçãos e os fardos de ser esposa de um plantador de igrejas, talvez ela tivesse coisas diferentes a dizer do que Bonnie em Burnaby, Miriam em Niddrie ou Ana Clara em São Paulo. Enquanto digito este texto em Dubai, algumas bênçãos me vêm à mente – a extraordinária dádiva de adorar a Jesus com irmãos e irmãs de mais de sessenta nacionalidades e a imensa gratidão que os membros compartilham mesmo em circunstâncias difíceis. Alguns fardos podem incluir a pressão diária de navegar por culturas em um contexto tão diverso e o sol radiante do deserto que pode acabar com sua força de vontade e com a bateria do seu carro.
A solidão e o isolamento que uma esposa de plantador de igreja sente podem parecer um alívio bem-vindo para outra esposa que se compara a um peixe dourado nadando em um aquário cercado por gatos maliciosos. Quanto ao espectro de sentimentos sobre levantar sustento, um mês pode parecer uma aventura emocionante, enquanto o próximo pode trazer uma pressão sufocante sobre o casamento.
A confiança de uma esposa no “plano” de plantar uma igreja pode vacilar – mesmo a cada hora (e anos depois). O fardo de estresse agudo de uma mulher em um novo contexto ou época pode ser uma bênção escondida, pois ela aprende a depender do Senhor para obter força. Para outras, o estresse agudo pode ser um sinal de alerta para mudar de rumo.
O comitê não oficial de boas-vindas pode ou não estender o tapete vermelho para a família do ministro. Certa vez, ouvi uma história de alguém que ligou para a secretaria da escola e se fez passar pela esposa do pastor e tirou o nome dos filhos da lista de espera para o próximo ano letivo. Outra esposa que está plantando uma igreja diz que tem um armário cheio de presentes que as pessoas continuam trazendo para ela.
Uma esposa que está plantando igreja pode já estar empacotando as coisas quando seu marido que está plantando igreja olha para o horizonte e quer continuar plantando, e outra pode se sentir decepcionada.
A perseguição pode estar entrelaçada com a vitória espiritual sobre as forças demoníacas; a ansiedade pode se manifestar em um cenário de conforto e tranquilidade. Esses e muitos outros contextos, épocas, personalidades, desafios, perspectivas e preferências contribuem para nossa singularidade como esposas de plantadores de igrejas.
O que é igual
Mas algumas coisas são as mesmas, não importa quem você seja, em que época viva e onde Deus tenha chamado sua família para plantar uma igreja. Para começar, a conclusão é a mesma. Pela fé, todos nós vemos como nossas várias bençãos e fardos são entrelaçados nas mãos de Deus, pois Ele só nos dá tudo o que é necessário para o nosso bem e para a Sua glória.
Ao examinar a paisagem de suas bençãos e fardos, a conclusão de toda esposa que está plantando uma igreja é esta: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo Jesus. Todos os fatores únicos mencionados acima – cada um deles – podem mudar e de fato mudam. Mas Deus e Sua Palavra não mudam, e a luz dessa verdade ilumina nossa perspectiva sobre todas essas coisas mutáveis.
As esposas que estão implantando igrejas precisam que a luz da Palavra de Deus brilhe sobre suas várias bênçãos e fardos. Precisamos disso como precisamos que o sol nasça. Precisamos da luz para podermos fazer o que precisamos fazer. Duas coisas acontecem quando você acende as luzes da cozinha. Primeiro, você pode ver claramente o que está fazendo (e onde está a cafeteira). E a segunda é que, se houver alguma barata fazendo uma festa do pijama, ela vai se dispersar. Quando a Palavra de Deus acende as luzes para nós, por assim dizer, vemos a realidade e as mentiras contaminantes desaparecem. As bênçãos e os fardos precisam ser mantidos à luz da Palavra.
Aplicação
Aqui estão alguns holofotes da verdade imutável que toda esposa de plantador de igrejas pode aplicar:
- Jesus, o Chefe dos Pastores, recebeu toda a autoridade no céu e na terra e dá a seus discípulos sua missão com sua bênção e presença (Mateus 28.18-20). As questões relacionadas ao chamado, à prioridade e ao medo são resolvidas quando as esposas que estão plantando igrejas olham para Cristo e se lembram da autoridade totalmente abrangente de Jesus para nos dizer o que devemos fazer, de seu zelo contagiante para espalhar a glória de Deus entre todas as nações e de seu poder incontestável para nos sustentar e nunca nos abandonar enquanto realizamos esse trabalho.
- Somente pela graça de Jesus, uma esposa que está plantando uma igreja pode andar em amor com o subpastor com quem se casou (Efésios 5). Ao caminharem juntos com Cristo, eles se encontrarão fora do arraial, onde Cristo está e, somente com a ajuda de Jesus, suportarão o vitupério que Cristo suportou (Hebreus 13.13). Por mais que amem (ou não amem) sua cidade, o marido e a mulher sabem que seu lar não depende de seu trabalho porque estão buscando a cidade que está por vir. Quando chega a hora do aperto, como dizem, e, como Paulo, o marido que está plantando a igreja sofre “além das coisas exteriores, o peso diário da preocupação por todas as igrejas” (2Co 11.28), a esposa plantadora de igreja segue seu exemplo ao se gloriar com o marido nas coisas que mostram sua fraqueza e a força de Cristo.
- Jesus ama sua Noiva, a igreja, e nem mesmo as portas do inferno prevalecerão contra ela (Mt 16.18, Ef 5.25-27). As questões de identidade, dons e compromisso são resolvidas quando as esposas que estão implantando igrejas olham para Cristo e veem como Ele as fez para serem um tijolo no edifício, uma ovelha no rebanho, um sacerdote no sacerdócio e um membro da família. Todas essas metáforas acendem as faíscas em sua imaginação embebida nas Escrituras, enquanto ela sonha com maneiras de edificar o corpo de Cristo com os dons dados a ela pelo Senhor Jesus ascendido.
Bençãos e fardos se misturam à medida que vivemos neste mundo que geme pelo Dia da Redenção – agora vários minutos mais próximo do que estava no início deste artigo. Não há como um coração finito suportar todas as coisas que uma esposa que está plantando uma igreja enfrentará na vida e no ministério. Mas Cristo pode, ele o faz e o fará.
Se aprofunde no assuntos de eclesiologia e plantação de igrejas por meio dos livros do ministério 9Marcas lançados pela Editora Fiel — CLIQUE AQUI para conhecê-los!