Dez perguntas para orientar biblicamente sua vida neste novo ano

Fortalecendo seu relacionamento com Deus e com o próximo

Acesso a todos os E-books da Editora Fiel por R$ 9,90.

Mesmo os mais fiéis a Deus ocasionalmente precisam parar e pensar sobre a direção de suas vidas. É tão fácil passar de uma semana ocupada para outra sem nunca parar para refletir sobre para onde estamos indo e para onde deveríamos ir.

Certa vez, quando o povo de Deus se tornou descuidado em seu relacionamento com ele, o Senhor os repreendeu por meio do profeta Ageu: “Considerai os vossos caminhos!” (Ageu 1.5). Ele os exortou a refletir sobre algumas das coisas que estavam acontecendo com eles e a avaliar sua espiritualidade desleixada à luz do que Deus lhes havia dito.

Dez perguntas

O começo de um novo ano é um momento ideal para parar, olhar para cima e nos orientar. Um ótimo momento para “Considerarmos nossos caminhos”. Para esse fim, aqui estão algumas perguntas para fazermos em oração na presença de Deus.

1. O que você pode fazer este ano para aumentar sua alegria em Deus?

Nosso desfrute de Deus vem principalmente através dos meios de graça que ele nos deu. Ele prometeu nos abençoar mais direta e consistentemente através de meios como sua palavra, oração e a igreja. Uma sugestão específica que eu ofereceria seria incluir alguma meditação nas Escrituras junto com sua leitura diária. É melhor ler menos — se necessário — e ainda assim, como resultado da meditação, lembrar de algo, do que ler mais e não lembrar de nada.

2. Que oração impossível você pode fazer este ano?

Há mais de uma dúzia de declarações de “mas Deus” nas Escrituras, como em Romanos 5.8, que diz: “mas Deus prova seu amor para conosco, tendo Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. Situações que eram humanamente impossíveis foram transformadas por “mas Deus” (Efésios 2.1–7). Qual é uma oração “mas Deus” que você pode fazer no próximo ano?

3. Qual é a ação mais importante que você pode fazer para melhorar sua vida familiar?

Se sua família não pratica o culto familiar, começar por aí é a melhor recomendação que eu poderia fazer. Apenas dez minutos por dia, simplesmente lendo a Bíblia, orando e cantando juntos — um evento que não requer preparação — é tudo o que é preciso. Meu pequeno livro intitulado Adoração Familiar pode lhe dizer mais.

4. Em qual disciplina espiritual você mais deseja progredir neste ano?

Seria uma disciplina espiritual pessoal (isto é, uma que você pratica sozinho), ou uma disciplina espiritual interpessoal (uma que você pratica com outros crentes)? Uma vez que você decidir, determine o próximo passo a ser dado e quando você o dará.

5. Qual é a maior perda de tempo da sua vida e como você pode recuperar esse tempo?

Mídias sociais? TV? Videogames? Esportes? Hobbies? É fácil para qualquer um desses (ou outra coisa) tomar muito do nosso coração e tempo. O arrependimento é necessário? Tentar parar, por si só, provavelmente não é a resposta. Substituí-lo ativamente por algo melhor nos ajuda a “remir o tempo, porque os dias são maus” (Efésios 5.16).

6. Qual é a nova maneira mais útil de fortalecer sua igreja?

Embora frequentemente enfatizemos o fato de que os crentes individuais são o corpo de Cristo (1 Coríntios 6:15), o Novo Testamento na verdade afirma sete vezes mais que a igreja é o corpo de Cristo (Efésios 5:23). Não devemos permitir que nossa ênfase frequente no relacionamento pessoal com Cristo minimize a importância do nosso serviço a Jesus por meio do seu corpo. Como sua igreja pode ser mais forte este ano por meio de sua ajuda? Servindo? Doando? Orando?

7. Pela salvação de quem você orará com mais fervor neste ano?

Orar com frequência e fervor pela salvação de alguém nos torna mais sensíveis às oportunidades de compartilhar o Evangelho com ele ou ela. Você se comprometerá a orar pela salvação de pelo menos uma pessoa todos os dias neste ano novo?

8. Qual é a maneira mais importante, pela graça de Deus, que você tentará fazer com que este ano seja diferente do ano passado?

Obviamente, a soberania de Deus governa sobre todas as coisas, e não há nada que possamos fazer sobre muito do que ele traz para nossas vidas. Por outro lado, sob sua soberania, ele nos dá uma medida de responsabilidade sobre muitas áreas da vida. Em qual delas você mais gostaria de ver uma mudança em relação ao ano passado? Você pode descobrir que sua resposta a esta pergunta é encontrada em uma de suas respostas acima. Para qual delas você sente o Espírito Santo chamando sua atenção com mais urgência?

9. O que você poderia fazer para melhorar sua vida de oração neste ano?

Para muitos, pode ser tão simples quanto designar um tempo exclusivamente para oração em vez de orar apenas tipos de orações “na correria”. Para outros, pode ser aprender a prática simples e bíblica de orar as Escrituras.

10. Qual a única coisa que você pode planejar fazer este ano que mais importará em dez anos e na eternidade?

Planos de curto prazo tendem a dominar nossa atenção. Ocupação e fadiga geralmente limitam nossa visão a apenas passar pelo hoje. Mas não deixe que a tirania do urgente o distraia de algo que você está negligenciando e que teria um enorme impacto de longo prazo em sua alma, sua família ou sua igreja.

Considere o seu Ano Novo

O valor de muitas dessas perguntas não está na profundidade delas, mas no simples fato de que elas trazem um problema ou compromisso em foco. Por exemplo, apenas estabelecer uma meta para encorajar uma pessoa em particular neste ano é mais provável que ajude você a lembrar de encorajar essa pessoa do que se você não tivesse definido essa meta.

Se você achou essas perguntas úteis, talvez queira colocá-las em algum lugar — no seu telefone, computador, calendário ou onde quer que você coloque lembretes — onde você possa revisá-las com frequência.

Espero que este artigo ajude você a “considerar seus caminhos”, a fazer planos e metas, e a viver este novo ano com diligência bíblica, lembrando-se do princípio de que “Os planos do diligente tendem à abundância…” (Provérbios 21.5a). Mas em todas as coisas, lembremo-nos também de nossa dependência de nosso Rei, que disse: “Sem mim nada podeis fazer” (João 15.5).

 

Para ver mais conteúdos do Desiring God traduzidos em nosso blog, CLIQUE AQUI.

 

Para ver mais conteúdos do Desiring God traduzidos em nosso blog, CLIQUE AQUI.

Por: Donald Whitney ©️ Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Ten Questions for a New Year | Todos os direitos reservados. Revisão e edição: Vinicius Lima.