Mulheres abandonadas, órfãs ou sozinhas

Mudando biblicamente suas crenças e pensamentos

Acesso a todos os E-books da Editora Fiel por R$ 9,90.

Dias atrás eu estava lendo um livro sobre desenvolvimento pessoal (não, não é de autoajuda), já na introdução fiquei impressionada como o sistema do autor sequestrou a cosmovisão cristã para oferecer vias de mudanças de hábitos. Usando outra nomenclatura, porém o mesmo conceito, o autor explica como o nosso sistema de crenças nos sabotam para termos sucesso em várias áreas da vida, tornando a nossa existência medíocre. 

Isso é verdade! Muitas mulheres cristãs estão presas, escravizadas, no sistema de crenças do mundo, o que as impossibilita de viverem uma vida completa em Cristo.

Eu quero trazer algumas dessas crenças que nos deixam reféns de pensamentos obscuros sobre nós mesmas e desanimadores, aqueles pensamentos que fazem de nós vítimas eternas do mal do mundo. Perceba, não quero dizer que a dor que essas crenças causam nas mulheres seja desprezível, mas o que quero é conduzir você, mulher cristã, a uma mudança de mente.

A mudança de mente não acontece repentinamente com uma vaga mudança de hábito, mas acontece constantemente com a renovação diária que somos exortadas a praticar.

Vem comigo agora, fique atenta ao processo de mudança.

Pense que o hábito de renovar a mente deve ser diário e aqui o uso da palavra deve é imprescindível. Deve ser diário. Não podemos fazer um estoque de renovação da mente para o dia de amanhã. Por que não? Porque, assim como basta a cada dia o seu mal, cada dia tem que ser suprido com o bem.

Continue comigo: a Palavra de Deus nos exorta a renovar a mente e cada época terá seus desafios culturais, cada circunstância pessoal exigirá uma ação e reação emocional e racional. A renovação da mente então pode ser feita de várias formas: com a sua leitura constante da Palavra de Deus, com a audição dos cultos públicos onde a Palavra é exposta, pelo estudo sistemático das doutrinas bíblicas, pela lembrança de trechos que você pode memorizar durante sua caminhada cristã e ainda pela meditação nas Escrituras. Todos esses hábitos espirituais são excelentes para manter a sua mente alinhada com a mente de Cristo e lavar a sua alma das mentiras do mundo como a Palavra de Deus nos exorta a praticar em Romanos 12.2 (NVT):

Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês. 

Força! Vamos em frente com o nosso arrazoar. Pegue sua Bíblia e marcadores agora, vamos deixar bem fácil o acesso às palavras inspiradas que deverão dominar o nosso sistema de crenças. Na prática, vamos exercitar o que a Bíblia diz sobre despojar e revestir, ou seja, como lemos em Romanos 12.2, retire, despoje de seu pensamento o que está conformado ao mundo, à cultura mundana, e alinhe o seu modo de pensar com a mente de Cristo, revista-se do novo homem.

Quanto à maneira antiga de viver, vocês foram instruídos a deixar de lado a velha natureza, que se corrompe segundo desejos enganosos, a se deixar renovar no espírito do entendimento de vocês, e a se revestir da nova natureza, criada segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Efésios 4.22-24

Mente deformada x mente reformada

Mulheres podem passar por situações extremamente traumatizantes, que embora não determinem a maneira como devem pensar, as influenciam fortemente. Neste artigo, mostrarei como as Escrituras são suficientes para a mudança de pensamento e das crenças de mulheres que passaram pelas experiências de abandono, orfandade e solidão. Não direi tudo o que a Bíblia poderia dizer sobre estas situações, mas creio que o que apresentarei a seguir já será de grande proveito.

Mulheres abandonadas

Mulheres abandonadas têm síndrome de “cachorro chutado” (não se ofenda, é apenas uma ilustração forte para ter sua atenção aqui!), ou seja, estão sempre com medo de serem escorraçadas. Sentem-se constantemente com medo de serem excluídas de relacionamentos, a qualquer sinal de desprezo ficam desanimadas e entristecidas, seus relacionamentos ficam enfraquecidos pelo medo. 

Mas Deus já arrumou essa bagunça! Ovelha, nunca mais você será abandonada, nunca mais! Você é uma ovelha resgatada, preciosa, tão cara que foi comprada pelo sangue do Homem-Deus, o Unigênito do Pai, Cristo, o Senhor. Aquele que te resgatou nunca vai te abandonar.

Resgatada não por coisas perecíveis, que se estiguem como fumaça que hoje existe e amanhã não existe mais. Você foi resgatada eternamente.

“Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.” 1 Pedro 1.18, 19

Mulheres órfãs

E o que diremos dessas mulheres sem pai ou mãe, que perderam o carinho materno e a proteção paterna? Elas têm o anseio de encontrar um colo que lhes dê conforto, um ombro forte que lhes dê proteção contra as intempéries da vida, mas não encontram suporte em pessoas que não são seu pai e sua mãe, não do jeito que anseiam como filha. 

Mas… não somos mais órfãs! Somos adotadas na família de Deus. Família real que nos dá uma nova situação jurídica, que nos dá um nome de família: cristãs, filhas do Deus Altíssimo, e ainda irmã mais nova do Senhor dos Senhores, Jesus. Você não é filha do acaso, você foi planejada para pertencer à família de Deus com a escolha e predestinação de Deus Pai, por meio do Filho, antes do mundo existir, para a glória do seu nome.

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.” Efésios 1.3-6

Mulheres (sempre) sozinhas

Nesse nosso mundinho quebrado, passamos por muitos desafios, um deles é a solidão. Mulheres solteiras em idade madura, viúvas, separadas. Mulheres que enfrentam a solidão de não ter uma família estruturada, abraços no final do dia, risadas na mesa de refeição, companhia para uma conversa corriqueira no final da tarde, e outras infinidades de situações. 

Estar sozinha geralmente implica em longos momentos de solidão, mas isso não significa que esses momentos têm que ser amargos, deprimentes e dolorosos. 

A Palavra de Deus nos diz que nosso Deus é Emanuel – Deus conosco. Isso deve falar ao seu coração solitário. Alguém que sacrificou a vida por você é o DEUS CONOSCO. Ele está aí nesse exato momento que você está lendo essa frase. Você tem o privilégio de ter o próprio Deus com você. O Espírito Santo de Deus habita em você, pense nisso com constância, medite nessa verdade até que ela fale ao seu coração.

“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. (“Emanuel” significa: “Deus conosco”.)”. Mateus 1.23

Além disso, a Palavra de Deus diz que o solitário viverá em família, é uma benção que recebemos quando somos adotadas na família de Deus. Coloque esses versos dentro da sua mente, deixe que eles ocupem o seu pensamento, deixe os pensamentos que amarguram seu coração e fazem você ficar irada contra Deus e desfrute da presença de Emanuel. Como? Cante louvores! Ore a Deus, escute a voz de Deus lendo a Palavra, interaja com o Senhor da vida.

Deus faz com que o solitário more em família. Salmos 68.6a

Seja isso o que ocupe o seu pensamento

Ovelha, a vida não tem sido fácil para ninguém depois da Queda, por isso quero incentivar você a deixar os pensamentos do sistema do mundo e ocupar a sua mente com o que é verdadeiro, agradável e que vai renovar a sua mente e o seu sistema de crenças (Fp 4.8). As nossas ações seguem os nossos pensamentos, por isso tudo em nós é transformado quando a nossa mente é renovada.. 

Deus nos deixou muitos recursos, precisamos fazer a nossa parte para nos beneficiarmos de quem nós realmente somos: filhas adotadas do Deus Altíssimo, aquele que está sempre conosco – Emanuel, que nos dá uma família (real) e jamais vai nos abandonar. 

Tenho ainda muitas mentiras para desmascarar, mas por hoje medite nessas verdades, liberte-se das velhas crenças.

Avante, ovelha!

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisão e edição: Vinicius Lima.