Sra. Ideologia e Sr. Relativismo chegam para o jantar

Os infiltrados

Acesso a todos os E-books da Editora Fiel por R$ 9,90.

Enquanto estamos sentadas confortavelmente diante da atraente sobremesa, temos à nossa mesa personalidades que não foram convidadas, mas se sentam nos melhores lugares, como se fossem convidados especiais. Lado a lado, a Sra Ideologia e seu companheiro o Sr Relativismo, eles não vieram por causa da sobremesa, eles querem o prato principal, a nossa mente. 

A perseguição aos cristãos passa pela intenção escrachada de mudar o que pensamos. De deboches contra nossa fé ao menosprezo ao nosso Deus, suas armas são aniquiladoras. Devoram a mente dos jovens, arrancando as sementes germinais de sua fé.

De geração em geração o conhecimento de Deus tem sido difundido, de boca em boca, de um discípulo a outro discípulo, e isso não vem de nós, é dom de Deus, para que Satanás não prevaleça.

A Sra Ideologia, no entanto, é militante, quer infiltrar idéias falsas na sua mente, e vagarosamente, sem que você perceba, ela vai expulsando a verdade do que você pensa e o que você pensa é o arquivo de tudo que entra na sua imaginação pelos seus olhos e seus ouvidos. 

Sra Ideologia tem pós-graduação em retórica e traz questionamentos que fazem você duvidar da verdade. A dúvida se instala na mente de quem não tem convicção do que crê, essa falha de convicção é a lacuna que existe entre a pessoa e a Palavra de Deus. A pessoa percebe que não se lembra exatamente do que Deus falou porque faz dias, semanas, que ela não abre a Palavra de Deus para ler. Essa pessoa vai ao culto, escuta com atenção, vibra com o que Deus falou, mas saiu apressada para o próximo compromisso e o vento que entrava pela janela (da vida) bagunçou, não apenas o seu cabelo, mas também as suas convicções de quem é Deus, se o que ele diz é confiável. Ela se pergunta: o que ele disse mesmo? …era para não comer ou para não tocar na árvore do jardim? …não me lembro mais…

E agora que a Sra Ideologia passou o pé no que restava das convicções dessa pessoa, e o Sr Relativismo chega e diz: – Tanto faz o que você pensa ser verdade, porque a verdade, afinal, é diferente para cada pessoa. E está tudo bem que cada um tenha uma verdade, um deus, uma forma de viver e de fazer as coisas, simplesmente respeite as diferenças e continue a viver! Não se indisponha com as pessoas porque elas pensam diferente de você! Mas, ah, tome cuidado com os crentes! Eles são radicais, creem que existe apenas uma verdade e que ela pode ser encontrada apenas nas Escrituras. Imagine! E ainda dizem que as Escrituras é a Palavra de Deus inspirada. É brincadeira isso, heim!

Mas, ovelha, não está tudo bem. Vivemos, ainda, na era da Queda, onde os pensamentos estão corrompidos, assim como as emoções e tudo em nós, por isso Deus tem insistido que a nossa mente seja renovada na sua Palavra. Nossa mente tem que estar alinhada à verdade, e a verdade é Cristo Jesus. 

Lembrar-se de quem é Deus é parte essencial para vencermos as tentações e cedermos às ideologias e ao relativismo. Buscar a verdade é o nosso ponto de ancoragem. 

Quando há dúvida volte à verdade, peça ao Espírito Santo discernimento. A absorção da Palavra de Deus e a iluminação do Espírito trabalham juntas para que você tenha sabedoria do alto e permaneça na verdade. 

Deus quer que a gente tenha uma boa memória de quem ele é, do que ele fez, do que ele nos prometeu, de quem nós somos e que ele vai voltar como Rei. Como faremos para guardar tudo isso? Treinando nossa mente, guardando o que aprendemos. De que forma guardamos? Você já foi ou é ainda uma estudante, você sabe que existem meios para guardarmos o que aprendemos. A Bíblia nos ensina que um bom caminho para aprender e guardar é a repetição. Por isso lemos a Palavra de Deus insistentemente, ouvimos pregações, memorizamos versículos, incutimos em nós por repetição a Palavra de Deus, para que a verdade seja guardada, vivida e proclamada.

A verdade protege nossa mente da dúvida, guarda o nosso coração da incredulidade e nos ensina a proclamar a nossa fé. Mas é claro que isso tem um preço, um alto preço, que já foi pago, e que exige de você esforço, permanência, crescimento. Comece e não pare. Siga a verdade. Avante, ovelha!

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisão e edição: Vinicius Lima.