Um blog do Ministério Fiel
O caráter do pastor
Salvando tanto a si mesmo como suas ovelhas
Nota do Editor: Nós do Voltemos ao Evangelho, em parceria com o Ministério IX Marcas, temos disponibilizado séries de artigos na íntegra sobre assuntos importantes para o pastores e líderes. Em 2023, oferecemos a série O pastor e administração da igreja. Em 2024, durante todo o ano oferecemos os 34 artigos da série Plantando igreja saudáveis. Sabemos das lutas que há por trás da vida de um pastor, e que cada estação de sua vida traz consigo seus desafios. Por isso, este ano estaremos disponibilizando na íntegra a série As estações na vida de um pastor. Durante as segundas-feiras de 2025, permitindo-nos o Senhor, um novo artigo será lançado!
“É notório que a vida externa de um ministro (como a vida de qualquer cristão professo) pode parecer uma coisa e a realidade interna ser substancialmente diferente.” – Robert Yarbrough[1]
Antes de entrar para o pastorado, eu tinha marcas de caráter cristão que os irmãos viam como louváveis – trabalhador, ávido por treinamento, zeloso pela igreja local. Eu gostava de ouvir a Palavra e de evangelizar. Meu caráter, no entanto, era deficiente.
Naqueles primeiros dias de preparação para o ministério, eu precisava de discipulado. Precisava de um homem mais velho para tratar de minhas decisões, hábitos de namoro, administração e disciplinas espirituais. Aos 21 anos de idade, eu presumia orgulhosamente que minhas deficiências se resolveriam com o tempo.
Em 1 Timóteo 4:16, Paulo supõe que o caráter de Timóteo terá um impacto tangível sobre a fecundidade de seu ministério. O apóstolo disse: “Cuide de você mesmo e da doutrina. Continue nestes deveres, porque, fazendo assim, você salvará tanto a si mesmo como aos que o ouvem.”
Nosso caráter pode ser usado por Deus para o bem eterno – ou a falta dele pode causar estragos. Para o seu bem e para o bem das almas de seus futuros companheiros, aqui estão três maneiras simples de cuidar de seu caráter.
Acredite que Jesus ama você
Às vezes, as pessoas mais orgulhosas podem ser pastores. O orgulho é conhecido pela autopromoção e pela presunção. Mas, às vezes, há um orgulho furtivo que se manifesta como aversão a si mesmo. Ele ignora a verdade humilhante do amor de Jesus em favor de nossa própria introspecção tola e autocomparação.
Nosso orgulho e descrença nos fazem esquecer que Deus nos ama e se alegra conosco em Cristo. Eu o incentivo a começar a dizer a si mesmo que Deus é por você. Leve isso a sério: “Deus prova o seu próprio amor para conosco no fato de que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8).
O mundo, a carne e o diabo me lembram de como não sou amável em meu pecado. É verdade. Mas esse cenário sombrio faz com que o amor de Deus brilhe em alta definição. Ele nos amou enquanto éramos inimigos. Ele lhe deu seu Espírito Santo, em amor, para ajudá-lo, mesmo agora. Medite nessas verdades diariamente, irmão.
Cultive a adoração particular
Desde criança, sempre tive problemas de concentração, mas posso testemunhar que Deus operou mudanças incríveis em minha vida ao comungar com ele. Aqui estão algumas práticas a serem consideradas para sua própria edificação.
Concentração
Tive um colega de quarto no seminário chamado Peter que me incentivou a pedir a Deus a graça de me concentrar. Comecei a remover distrações e coisas que não eram boas para minha alma. Por exemplo, eu precisava de menos música secular, mídia e notícias. Precisava de mais músicas de louvor, das Escrituras e de oração. Eu precisava de mais tempo com Jesus. E quanto mais tempo eu pastoreio, mais eu preciso.
Ler
Anos atrás, um velho amigo e pastor chamado Bob me incentivou a ler a Bíblia com ele em um ano. Não parei mais. Não há nada como mergulhar repetidamente no enredo das Escrituras. Spurgeon disse: “Uma Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está”. Deleite-se com a Palavra com um colega da igreja.
Diário
Outro amigo, Dominic, me incentivou a registrar minhas orações em um diário. Eu estava hesitante em tentar, mas esse tem sido um dos exercícios mais transformadores e espiritualmente fortalecedores para a vida e o ministério. Ele me ajudou a me concentrar, a ser mais atencioso em minha comunhão com Deus e a aprofundar meu amor por ele. Isso me forçou a sentar, examinar meu pecado e lembrar as promessas de Deus no evangelho.
Cante
Preencha sua vida com boa música cristã. Exalte a Deus e exulte em Deus. Afaste-se das músicas que são da carne e entristecem o Espírito. Ao levantar as mãos em louvor a Deus em particular, Ele lhe dá forças renovadas para combater o pecado.
Busque um discipulado profundo
Quando eu estava na escola, eu estava mais envolvido com os ministérios da minha igreja do que com o discipulado. Eu não sabia como pedir a alguém para me discipular. Eu certamente queria mais treinamento e envolvimento pessoal, mas naquela época, “discipular” não era a palavra da moda que é hoje.
Eu precisava muito de alguém que me ensinasse a mortificar os pecados que me assolavam, como a autocomparação, a autopiedade, a luxúria, a amargura e o escapismo. Nunca é divertido desenterrar esses pecados. Eles nos humilham e nos fazem recuar. No entanto, Jesus não veio para os saudáveis, não é mesmo?
A maturidade vem com o conhecimento de que você precisa crescer constantemente em santificação. E Deus usa poucas coisas para nos fazer crescer como os relacionamentos em uma igreja local. Infelizmente, alguns homens se formam em seminários, mas têm um relacionamento muito fraco com uma igreja local, se é que têm algum. A ironia é que eles esperam liderar uma igreja enquanto eles mesmos nunca se submeteram a uma.
Meu conselho para aqueles que estão em treinamento é que encontrem um pastor dedicado e o envolvam em sua vida. Peça a ele que faça um teste diagnóstico de seus hábitos pessoais e de sua vida de pensamentos. Se for solteiro, converse com ele sobre seu namoro.
Se for casado, peça que ele lhe pergunte sobre seu casamento e sua criação de filhos. Você também precisa de incentivo quando for fiel, e um bom pastor será um incentivador. Esse tipo de relacionamento desenvolverá seu caráter e o ensinará a ser um pastor melhor um dia.
Que o Senhor o abençoe ricamente em seu período de treinamento.[2]
Se aprofunde no assuntos de eclesiologia e ministério pastoral por meio dos livros do ministério 9Marcas lançados pela Editora Fiel — CLIQUE AQUI para conhecê-los!
[1] Robert W. Yarbrough, The Letters to Timothy and Titus (As Cartas a Timóteo e Tito), ed. D. A. Carson, Pillar New Testament Commentary (Grand Rapids, MI; Londres: William B. Eerdmans Publishing Company; Apollos, 2018), 254.
[2] Recursos recomendados: Dangerous Calling por Paul David Tripp, Character Matters por Aaron Menikoff, The Pillars of Christian Character por John MacArthur, e The Path to Being a Pastor por Bobby Jamieson