Jovem pastor, seja forte e corajoso!

Capítulo 10 da série "As estações na vida de um pastor"

Crescendo em graça e verdade! Todo catálogo de livros por R$9,90

Nota do editor: Este é o capítulo 10 da série “As estações na vida de um pastor”, do Ministério 9 Marcas. A cada segunda-feira de 2025 um novo artigo desta série será disponibilizado.


Em algum momento, todo pastor descobre que pastorear é mais complexo do que ele imaginava.

Você precisa de mais força e coragem para liderar do que imaginava. Como Paulo, você pergunta: “Quem é suficiente para essas coisas?” (2 Cor. 2:16).

Irmão pastor, a quem você recorrerá para obter força e coragem nesses momentos?

Apoie-se na presença de Deus

Primeiro, como a insegurança e o medo sempre estão à espreita, lembre-se de que Deus não apenas o chamou, mas prometeu estar com você.

Moisés, impressionado com seu chamado, perguntou: “Quem sou eu para ir ao Faraó e tirar os filhos de Israel do Egito?” Yahweh o corrigiu: “Mas eu estarei com você” (Êxodo 3.11-12). Josué sucedeu a Moisés e recebeu a mesma promessa do Senhor: “Assim como estive com Moisés, estarei com você. Não o deixarei nem o abandonarei” (Josué 1:5). O rei Davi passou seu manto a Salomão dizendo: “Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do Senhor.” (1 Crônicas 28.20).

Cristo, nosso Senhor, encarregou-nos de fazer discípulos e prometeu estar conosco até o fim dos tempos (Mateus 28.19-20). O apóstolo Paulo lembrou o jovem Timóteo de guardar o bom depósito que lhe foi confiado pelo Espírito Santo que habita nele (2 Timóteo 1.14).

Irmão pastor, onde você encontrará força e coragem para liderar quando um líder ou membro influente, que você acreditava estar do seu lado, de repente se voltar contra você? Para onde você se voltará quando a sua sugestão de um corte no orçamento para o que parece ser um item obviamente desnecessário explodir uma bomba nos relacionamentos? O que manterá seu coração em paz quando, depois de ensinar sobre um pecado específico, um membro de longa data tiver vivido sem ser confrontado com esse pecado por anos e quiser se encontrar com você?

Nesses momentos, lembre-se de que o mesmo Deus que chamou e prometeu estar com Moisés, Josué, Davi, Salomão, Paulo e Timóteo está presente com você. Ele inclusive habita em você. Você nunca está sozinho nesse trabalho. Suas fraquezas e limitações não são uma ameaça à capacidade de Deus de cumprir seus propósitos. Nos momentos que exigem grande coragem e força, o mesmo Deus que resgatou Israel do Egito está com você.

Incline-se em sua presença. Corra para ele em oração particular e peça que ele o capacite para sua tarefa.

Lidere com a Palavra de Deus

Em segundo lugar, os jovens pastores que precisam de força e coragem devem se lembrar de que a Palavra de Deus é viva e ativa e realizará tudo o que Ele deseja na vida da igreja (Hb 4.12, Is 55.10-11).

Além de lembrar Josué de sua presença, Deus ordenou que seu servo fosse “forte e muito corajoso, tendo o cuidado de fazer de acordo com toda a lei que meu servo Moisés lhe ordenou. Não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você tenha sucesso onde quer que vá” (Js 1.7). Da mesma forma, quando Jeremias leva sua insegurança ao Senhor, dizendo: “Ah, Senhor Deus! Eis que não sei como falar, pois sou apenas um jovem”, o Senhor instrui: ‘Não diga: ’Sou apenas um jovem’; pois a todos a quem eu o enviar, você irá, e tudo o que eu lhe ordenar, você falará. Não tenha medo deles, pois estou com você para livrá-lo, declara o Senhor” (Jr 1.7-8). Ou considere a fonte da coragem de leão de Paulo quando ele escreve de uma prisão fria e escura para seu jovem protegido na fé: “Estou sofrendo, preso com correntes como um criminoso. Mas a Palavra de Deus não está presa!” (2 Timóteo 2.9).

Jovem pastor, quando uma congregação o procura em busca de liderança, mas você também sente que eles o olham para determinar se estão dispostos a seguir sua liderança, lidere com a Palavra. Deixe-os ver que seu objetivo não é fazer com que eles o sigam como um fim, mas ajudá-los a seguir Cristo em sua Palavra.

E faça isso com grande humildade, especialmente como um jovem pastor. Aceite a vida no aquário. Deixe que eles o observem submisso à Palavra, compartilhando o que o convenceu, instruiu e encorajou pessoalmente. Como Paulo exortou o jovem Timóteo, deixe que eles vejam seu progresso (1 Timóteo 4.11-13). E certifique-se de que haja consistência entre seu ministério público e privado da Palavra. Não seja ousado como um leão no púlpito, mas covarde como um rato na vida pessoal. Seja um animal humilde em ambos. Se você manejar corretamente a Palavra da verdade em ambos os lugares, então terá a consciência clara necessária para liderar com coragem e força (Atos 20.20, 2 Timóteo 2.15).

Nos momentos em que você se sentir tentado a correr e se esconder, faça isso atrás do texto das Escrituras. Lidere sua congregação com a humildade ousada que vem de uma submissão pessoal à Palavra e de um temor correto do Senhor que está genuinamente preocupado não em agradar ao homem, mas em agradar a Cristo (Gl 1.10).

Irmão pastor, talvez você ainda esteja na fase de lua de mel de seu pastorado. Talvez as coisas estejam correndo bem. Louvado seja Deus por isso! Mas, eventualmente, esse chamado exigirá mais força e coragem do que você pode imaginar agora. Quando esse dia chegar e você perguntar, como o apóstolo em guerra: “Quem é suficiente para estas coisas?”, lembre-se da resposta dele: “A nossa suficiência vem de Deus” (2 Coríntios 3.5).

Deus está com você, pastor, e ele falou. Incline-se em sua presença e lidere com sua Palavra. Seja forte e corajoso.

 


Se aprofunde no assuntos de eclesiologia e ministério pastoral por meio dos livros do ministério 9Marcas lançados pela Editora Fiel — CLIQUE AQUI para conhecê-los!

Por: Clint Darst. ©9Marks. Traduzido com permissão. Fonte: Be a Strong and Courageous Young Leader | Edição e revisão por Vinicius Lima.