A liderança do homem sobre a esposa no casamento

Fazendo sua esposa brilhar para a glória de Deus

Crescendo em graça e verdade! Todo catálogo de livros por R$9,90

Este artigo faz parte da série “Qual a diferença? Reflexões sobre complementarismo bíblico”, do Ministério Desiring God.


Meu primeiro ano jogando futebol americano Pop Warner (ou liga infantil) foi um fracasso épico. Não ganhamos um único jogo. Mas a temporada seguinte foi chocantemente diferente. Ganhamos todos os jogos! O que fez a diferença?

Treinador Hall. Ele treinou garotos de onze a doze anos por anos, e não importava como eles se saíssem no ano anterior, ele os transformava em vencedores. Continuei a competir em esportes muito depois do meu tempo sob o comando do treinador Hall, mas nunca esqueci sua maneira de fazer seus jogadores brilharem.

Avançando para outra temporada na minha vida quando Deus me ensinou o valor inestimável da boa liderança. Durante meus dias de graduação na UCLA e no seminário, servi em um ministério universitário de uma igreja. Sob a liderança do nosso pastor do campus, um jovem com sabedoria além de sua idade, plantamos, regamos, evangelizamos e discipulamos, e Deus deu o aumento. Os alunos cresceram espiritualmente sob sua abordagem saturada da Bíblia para o discipulado em pequenos grupos. Após a formatura, com seus dons desenvolvidos e convicções enraizadas para viver para a glória de Cristo, eles se espalharam por todos os Estados Unidos e pelo mundo para brilhar como luzes que fazem discípulos.

Essas duas estações da minha vida incutiram em mim uma profunda convicção de que uma boa liderança faz as pessoas brilharem. E esse princípio se aplica especialmente a maridos no casamento.

Então, companheiro marido, aqui estão quatro maneiras de fazê-la brilhar.

1. Esforce-se por um propósito maior.

Pelo que você está se esforçando enquanto lidera seu casamento? Ter uma casa em um bairro agradável com boas escolas conservadoras, dois filhos (de preferência um menino e uma menina) e um cachorro de raça? Se você diz que quer que sua família viva para a glória de Cristo, mas sua vida é claramente animada por outra coisa, sua esposa saberá. E se ela ama Jesus, ela não terá prazer em desperdiçar a vida de sua família, assim como ninguém gosta de uma temporada sem uma única vitória.

Mas esforçar-se para que sua família seja usada ao máximo para Cristo é o caminho para a alegria. Deus refaz os crentes como suas obras-primas “para boas obras” (Efésios 2.10). Jesus nos comissiona a ser suas testemunhas e a fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28.16–20). Paulo ordena aos cristãos que vivam com o foco e a determinação dos atletas gregos dando tudo de si para vencer (1 Coríntios 9.23–27). Essas metas exigem ajuda, e Deus lhe deu uma esposa para ajudá-lo. Então, marido, lute pelos tipos de metas que honram a Deus e que exigem a ajuda dela.

Bons treinadores inspiram seus jogadores a evitar a armadilha de jogar por estatísticas pessoais. Da mesma forma, bons maridos inspiram suas esposas com seu compromisso radical de viver para Cristo, refletido em como eles usam sua renda, tempo e talentos. Esforce-se para morrer para si mesmo, viver para Cristo e servir sua igreja de modo que você precise da ajuda de sua esposa para florescer.

E ao fazer isso, dê à sua esposa o presente de uma boa igreja. Cristo usa a igreja corporativa, com todos os seus dons, para fazer com que suas partes individuais cresçam à sua semelhança (Efésios 4.11–16). Vocês precisam encontrar, se juntar e servir, como um casal, em uma igreja que ensina e vive a Bíblia. Com o tempo, Deus cuidará para que sua esposa brilhe.

2. Conquiste o coração dela (de novo e de novo).

Diga a ela que você a ama. Não seja como o homem que, depois de ser aconselhado a dizer à esposa que a ama, retruca: “Eu disse isso a ela quando nos casamos. Se eu tivesse mudado de ideia, eu teria dito a ela.”

É impressionante o número de vezes que Deus, que não pode mentir e não muda de ideia, tranquiliza Abraão, repetindo as promessas da aliança a ele. O que Deus diz que não é definitivo? O que ele diz que não faz? Então, por que Deus promete a Abraão, em Gênesis 12, que o abençoará e abençoará todas as famílias da Terra por meio dele, depois ratifica essa promessa com uma cerimônia de aliança em Gênesis 15 e, em seguida, jura a ele em Gênesis 22?

Meus companheiros maridos, se Deus se importa tanto em nos assegurar com palavras de seu compromisso inabalável, quanto mais todo marido deveria regularmente afirmar sua esposa com palavras de seu amor de aliança por ela? Às vezes, sua esposa se sentirá insegura. Ela temerá que seu amor por ela tenha mudado. Ela questionará se seu comprometimento com seu trabalho, seu time esportivo ou seu hobby é maior do que seu comprometimento com ela. Então, use suas palavras sabiamente. Diga a ela, e diga a ela frequentemente, o quanto você a ama.

Não bajule. Fale a verdade em amor (Efésios 4.15). Seja vulnerável. Expresse sua admiração pelos dons dela e seu comprometimento com ela. Deixe-a entrar em seu coração e mente. Quando o casamento ficar difícil (e ficará), deixe-a saber, pública e privadamente, que você nunca quebrará seu compromisso de aliança com ela. De brincadeira, repito uma frase (que ouvi de um amigo pregador) para minha esposa: “Garota, se você decidir me deixar, eu vou com você.”

3. Sirva-a com amor cristão.

Na Bíblia, amor é uma palavra de ação. As palavras descritivas para amor em 1 Coríntios 13 não são adjetivos na língua original; são todos verbos. Sabemos que Deus ama o mundo porque ele deu seu único Filho. Sua esposa saberá que você a ama mais do que palavras quando você se sacrificar incansavelmente por ela.

O Sr. Smith era um marido incrível. Frequentávamos a mesma igreja, e ele e sua esposa tinham três filhos no ministério universitário que eu liderava na UCLA. Convidei- ele e sua esposa para compartilhar sua sabedoria sobre casamento com nossos universitários solteiros. Um aluno perguntou à Sra. Smith: “O que faz do Sr. Smith um marido tão piedoso?” Deus gravou sua resposta em minha consciência: “Nunca senti da parte dele que era um fardo me servir”.

Quando Deus ordena que os homens amem suas esposas, ele não nos chama para fazer isso de acordo com os padrões mundanos de filmes de romance movidos por sentimentos. Ele levanta diante de cada marido cristão o modelo do sacrifício vivificante de Cristo por sua igreja ( Efésios 5:25 ). Marido cristão, ame sua esposa dessa maneira, com o amor com que Jesus o ama, através do poder do Espírito que ele lhe deu.

Quando sua carne e o tentador sussurram em sua mente: “Mas ela peca. Ela não merece mais seu amor”, sussurre de volta: “Eu peco, e Cristo nunca deixará de me dar o presente gratuito e imerecido de seu amor”. Amar sua esposa como Cristo ama a igreja significa que você abraça seu papel como um meio-chave que Cristo usa para santificar sua esposa (Efésios 5.25–28). Assim como Jesus é amigo dos pecadores, ele quer que você seja amigo de sua esposa quando ela pecar. Seja o amigo a quem ela sempre pode recorrer para obter ajuda, aquele a quem ela não precisa temer quando seu desempenho falha, a pessoa que se aproximará dela da maneira que Cristo faz ao santificar pecadores. Deixe que Deus a lave com o ministério purificador de sua Palavra por meio de você.

4. Fortalece-a na fraqueza.

No casamento, você verá as fraquezas de sua esposa de perto, o que significa que você ocupa a posição perfeita para humildemente capacitá-la. Abençoe-a como Cristo o abençoa com sua força. Ele é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis, mas ele humildemente o serve. Como o Sr. Smith, use sua força para apoiar os interesses de sua esposa acima dos seus (Filipenses 2.4). Aqui estão duas sugestões práticas.

Primeiro, incentive sua esposa a usar seus dons para a missão da família. Se Deus deu a sua esposa o dom de aconselhar, abençoe-a com sua bênção para frequentar aulas e seminários. Se Deus a deu o dom de ensinar, incentive-a a aprimorar e praticar suas habilidades. Use sua força para fortalecer seus dons.

Nos últimos dez anos, uma família de nossa igreja tem servido no Haiti em um instituto de treinamento de pastores que falam crioulo. A esposa achava que sua contribuição seria educar seus filhos em casa e aprender crioulo. Mas seu marido, um haitiano nativo, tinha uma visão maior para seu ministério. O Haiti é carente de ministérios de capacitação para mulheres, então ele a incentivou a ensinar as Escrituras em crioulo para as mulheres de seu vilarejo. Nervosa por ensinar em um idioma que ainda estava aprendendo, ela seguiu a orientação dele. No início, ele se sentava no fundo, preenchendo as palavras que ela perdia. Depois, com o tempo, ele saía da sala de aula com o incentivo: “Você é capaz de fazer isso”. Agora, ela brilha para seu Senhor, abençoando fluentemente mulheres que, de outra forma, não aprenderiam a Palavra de Deus.

Em segundo lugar, veja sua esposa como uma ajudante que precisa de sua ajuda. Os ajudantes podem ter dificuldade em dizer: “Não, não posso fazer isso”. O simples fato de ser esposa e mãe já é um trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana. Enquanto nossos filhos cresciam, minha esposa atuou como diretora financeira, cozinheira, compradora, professora particular de todas as matérias e de todas as séries, enfermeira, motorista de Uber, faxineira, conselheira bíblica e muito mais. Maridos, pensem cuidadosamente sobre o que é necessário para acrescentar mais ministério a essa lista de tarefas, especialmente em épocas em que as demandas em casa são altas. Ajude-a a dizer não quando ela estiver com excesso de compromissos e sirva-a livremente quando ela precisar de você. Deixar sua esposa esgotada não a fará brilhar, mas abençoá-la com sua liderança protetora sim.

Privilegiado em servir

Marido, faça sua esposa brilhar, e deixe seu casamento brilhar dando abertamente a Cristo toda a glória por sua habilidade de abençoar sua esposa. Ela é sua co-herdeira! Portanto, honre-a. Louve a Deus pelo presente que a sua esposa é até a morte. Agradeça a ele por como, por toda a eternidade, seu brilho ofuscará as estrelas.

Deus confiou a você uma preciosa filha dele para que você a lidere em seu serviço, para amar do jeito que ele te ama, para servir com sua força e para abraçar com admiração que ele lhe daria tal presente. Que privilégio glorioso! Então, seja o marido que Deus usa para fazer sua esposa brilhar.

Para ver mais conteúdos do Desiring God traduzidos em nosso blog, CLIQUE AQUI.

Por: Bobby Scott ©️ Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Husband, Make Her Shine | Todos os direitos reservados. Revisão e edição: Vinicius Lima.