Um blog do Ministério Fiel
Esposa, dobre a força do seu marido
Pedalando com sabeforia no banco de trás
Este artigo faz parte da série “Qual a diferença? Reflexões sobre complementarismo bíblico”, do Ministério Desiring God.
“Quem vai na frente?”, perguntei à minha irmã. Estávamos parados em uma calçada da Flórida, olhando para uma linda bicicleta tandem azul-celeste. Ela seria nossa pelas próximas quatro horas.
“Eu vou”, ela disse confiantemente. E eu estava secretamente feliz. A proverbial bicicleta-construída-para-dois era um tanto assustadora pessoalmente. Como alguém na face da terra conseguiria andar nisso sem cair? Eu pensei.
Levantei cuidadosamente minha perna sobre as rodas traseiras e agarrei o guidão que não funcionava na minha frente. Ela pulou no banco da frente e foi na direção da Highway 30A, pronta para começar nossa aventura adolescente de ir de bicicleta até a cidade para almoçar.
Bicicleta feita para dois
Casar com um homem é como subir na garupa de uma bicicleta dupla.
Você já sabia como andar de bicicleta normal. Isso era algo natural; era simples. Se você caísse, caía. Mas você era a única pessoa que tinha um joelho ralado, e você era a única pessoa culpada pela queda.
Quando você se casa com um homem, você desce daquela bicicleta solo e voluntariamente sobe na garupa de uma bicicleta dupla. Goste ou não, seu marido foi colocado na parte da frente, e ele é responsável pelo que acontece com aquela bicicleta. Vocês agora entraram em um relacionamento de liderança e resposta em que ambos vivenciam as quedas, as vistas e as vitórias — juntos.
Estar no banco da frente de uma bicicleta tandem é difícil. Mas, como se vê, o banco de trás é um desafio assustador por si só. Enquanto pedalava com minha irmã, aprendi rapidamente que a segunda posição em uma bicicleta tandem requer destemor, trabalho duro e habilidade. Para se mover, você tem que levantar os pés — sem saber exatamente o que a pessoa da frente está prestes a fazer. Então você tem que pedalar forte — tão forte quanto se você fosse o ciclista solo — mas sem dirigir. Então você tem que desenvolver a arte de se inclinar com a pessoa da frente, colocando os pés de volta no chão assim que os freios estão sendo aplicados e observando a cabeça do líder em busca de sinais da próxima curva.
Seguir a liderança de um homem requer ainda mais destemor, trabalho duro e habilidade. Mas quando o relacionamento de liderança e resposta está funcionando bem, é tão chamativo quanto uma bicicleta tandem azul-celeste navegando pelo calçadão. E quando a força de um homem é direcionada para um objetivo — construir uma igreja, um lar, um ministério ou um negócio — você, como esposa, logo descobrirá que está em uma posição única para dobrar essa força.
Mas você também descobrirá que, se você escolher trabalhar contra ele, sua posição na bicicleta dupla torna isso fácil para você. Tudo o que você precisa fazer é colocar os pés no chão. Ele pode ser capaz de forçar a bicicleta para frente, mas o caminho será lento, frustrante e estranho. Se você realmente quisesse, você poderia até mesmo ser capaz de pará-lo em suas trilhas. Você pode destruir sua própria casa com suas próprias mãos (Provérbios 14.1).
É fácil andar mal na segunda posição. Muitas mulheres o fazem. Sugar a força de um homem é fácil. Mas aprender a aumentar sua força, a trazer crescimento composto de suas energias masculinas para que juntos vocês sejam mais do que a soma de suas partes — esse é um verdadeiro desafio. É também o tipo de glória que ricocheteia no mundo e através das gerações. Para esse fim, considere três maneiras pelas quais uma esposa pode dobrar, em vez de atrapalhar, a força de seu marido.
1. Torça por ele.
Nunca subestime o que elogios podem fazer por um homem. Muitos já viram como é quando uma esposa frustrada tenta motivar seu marido passivo a coisas maiores e melhores, lembrando-o diariamente de seus fracassos. Diante das decepções do casamento, ela tenta comunicar seus fracassos a ele cada vez mais e com mais detalhes — como se o problema fosse uma lacuna de informação.
Ela esqueceu o princípio de “com mel pegamos mais moscas”, algo que ela pode ter entendido quando era criança ou até mesmo quando era uma jovem mulher que ia a encontros? Uma palavra gentil, um “obrigado” com um sorriso, um feedback intencional sobre algo que ele faz bem — é assim que você motiva qualquer pessoa humana, homem ou mulher. Mas para um homem, talvez isso seja ainda mais crucial.
O fluxo de críticas é como você o paralisa. É como você se torna um espinho na carne dele ao invés de uma costela que o fortalece. É a maneira como você suga sua força e vitalidade.
Se você quer dobrar a força dele, encorajar o coração dele, encher as velas dele com ar e fazer o navio se mover, palavras de graça são talvez a melhor ferramenta que você possui. Use essas palavras! Lembre-se de que, como a pessoa no banco da frente, ele tem uma testemunha olhando por cima do ombro para cada erro que ele cometeu desde o dia em que pulou da sua bicicleta solo e começou a aprender a pilotar esta muito maior e mais pesada. Tenha misericórdia dele e seja o tipo de testemunha que o faz se sentir maior, não menor.
Compartilhe seus pensamentos e sonhos, e ouça atentamente os dele, observando as áreas de sobreposição. Seja a pessoa que diz, “Sim, e…” em vez de, “Mas e quanto a…” e, “Obrigado por…” em vez de, “Por que você não…”
2. Dê os seus presentes com força.
A posição traseira na bicicleta é tudo menos passiva. Essa foi a maior surpresa para mim quando eu estava andando pelas calçadas da Flórida com minha irmã — era um trabalho duro e necessário. Ela não conseguiria fazer isso sem mim. Mas com minha energia focada — com nossas energias combinadas — nós alcançamos graça e velocidade, mesmo naquela enorme bicicleta.
Quando você desenvolve seus próprios dons femininos — em hospitalidade (Provérbios 31.15 , 20), em sábios conselhos bíblicos (Provérbios 31.26), em atividades paralelas (Provérbios 31.16 , 18 , 24), em exercícios (Provérbios 31.17), em fé destemida (Provérbios 31.25), em educar filhos (Provérbios 31.28), em orçamento (Provérbios 31.21), em planejamento e organização (Provérbios 31.27) — você estende o alcance do seu marido além de qualquer coisa que ele poderia realizar sozinho. Como a mulher em Provérbios 31 , suas habilidades exclusivamente femininas são necessárias para atingir os objetivos da família e até mesmo para estabelecer a reputação do seu marido (Provérbios 31.23). Você lhe fará bem, e não mal, todos os dias da sua vida (Provérbios 31.12).
Ele será mais capaz de cuidar de suas responsabilidades se você estiver cuidando das suas com toda a criatividade e diligência que você possui. Sua paz de espírito e alegria de viver, sua produtividade e a saúde de seus filhos — muito disso se resume à excelência de uma esposa.
Pedale forte e observe a estrada passar voando.
3. Siga o exemplo dele.
Uma tentação pessoal minha é esquecer isso. Muitas vezes, saio em uma missão de estender o alcance do meu marido, de ser a mulher de Provérbios 31 com muitos hobbies e projetos, ostensivamente para apoiar meu marido na parte de trás da bicleta e dobrar sua força.
Mas, frequentemente, quando estou correndo a toda velocidade em busca de um determinado “objetivo familiar”, descubro que esqueci de verificar esse objetivo em relação ao teste decisivo de sua visão e liderança, ou mesmo apenas seus desejos pessoais. É aqui que a teoria encontra a prática para ajudar nossos maridos. Podemos confiar em sua direção quando ele aponta o volante para uma rua na qual preferimos não ir, ou quando ele erra a curva que presumimos que ele queria pegar?
Ele quer que toda a sua família coma sem glúten? Ele quer que você tenha aquele trabalho paralelo como influenciadora? Ele quer que você passe um tempo dando aulas para os filhos de outras pessoas quando parece ser uma temporada onde é mais preciso fazer isso com seu próprio filho? Ele realmente se importa se você tem suas próprias galinhas ou se vocês são uma família que não usam telas? Obviamente, há áreas da vida em que seu marido não terá opinião, algumas que ele até mesmo dirá explicitamente para você colocar sob seu próprio domínio. Mas ainda é melhor perguntar. E as respostas dele podem surpreendê-la.
Um homem sábio ouvirá sobre o que sua esposa faz para um projeto de que ela tem paixão, uma nova disciplina pessoal ou uma oportunidade de ministério. Ele a ouvirá enquanto ela descreve possíveis atalhos ou cenários. Mas, no final, seu marido é quem foi colocado atrás do guidão. Uma mulher sábia aprenderá a defender seu ponto de vista com a mão aberta e, então, seguirá de fato a rota que ele traçar.
Isso, por sua vez, o deixará livre para uma melhor tomada de decisão e uma liderança mais confiante. Se ele frequentemente tem que voltar e reiterar seus desejos porque você escolheu não ouvi-los na primeira vez, isso suga a energia de vocês dois.
Submissão ao seu Salvador
Quando eu era jovem, meu pai falava conosco, meninas, sobre quanto poder uma mulher pode injetar na vida do marido se ela o apoiar e respeitar. “Você pode ser o vento nas asas dele”, ele dizia. Eu estava completamente a bordo.
Eu não entendi o desafio até me casar. Eu nunca percebi o quão alto os riscos seriam quando você está com um homem para o resto da vida — o resto da sua vida — e se ele comete um erro na frente daquela bicleta, você experimenta as consequências .
É aqui que é tão importante entender o que a dança da liderança masculina e a resposta feminina realmente significam. Você não se submete a um homem porque ele é um ser tão divino, porque todos os seus caminhos são glória, todos os seus insights são profundos, todos os seus planos se realizarão, e cada movimento de seu rosto beatífico a envia a êxtases de admiração. Você se submete a um homem porque seu Deus, seu Rei, seu Salvador lhe disse para fazer isso.
Todos os caminhos de Cristo são glória. Todos os seus insights são profundos. Todos os seus planos se realizarão. O Deus-homem que sempre mereceu cada grama do seu amor, energia e lealdade coreografou esta dança para você e seu marido, e ele lhe deu passos femininos para percorrer. É para o seu bem e para a glória dele.
Esse é o motivo. Essa é a visão que você busca. Se seu marido nem sempre inspira confiança completa — porque ele é um homem humano em uma bicicleta pesada, e a vida é difícil — tudo bem. Ele não é quem segura sua família na palma da mão. Ele é a imagem e a glória de Deus, mas ele não é o próprio Deus.
Se seu marido está em Cristo, Deus está fazendo dele alguém que é mais glorioso a cada ano que passa. Ele está fazendo o mesmo por você. Mas vocês dois — em seus corpos caídos e moribundos e com seus pensamentos simples e egoístas — nunca foram a coisa em que acreditar.
Ao submeter-se ao seu Salvador, você aprenderá a arte sutil de submeter-se ao homem a quem ele a uniu. Em primeiro lugar, você aprenderá a confiar em seu Líder perfeito e onipotente para conduzi-la através das coisas doces e dolorosas que ele ordenou para você e sua família. Você sabe que ele prometeu triunfar e glorificar a si mesmo em sua vida, mesmo no fracasso. E à medida que esse Homem preencher sua visão, você será preenchida com a força necessária para levantar os pés e se apoiar no líder imperfeito que está no banco da frente da bicicleta.
Para ver mais conteúdos do Desiring God traduzidos em nosso blog, CLIQUE AQUI.