O que o marido deve fazer quando sua esposa não aceita sua liderança?

5 ações piedosas para ajudar sua esposa a ser liderada

Este artigo faz parte da série “Qual a diferença? Reflexões sobre complementarismo bíblico”, do Ministério Desiring God.


Quatro décadas atrás, quando me casei, pedi que as palavras “e obedecer” fossem removidas dos meus votos de casamento: “na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, amar, cuidar e obedecer …” Como executiva e sócia de uma agência de publicidade, meus instintos igualitários eram profundos. Eu era cristã e também acreditava de todo o coração que uma mulher poderia e deveria ocupar qualquer posição que um homem ocupasse, se pudesse. Não me ocorrera que alguns chamados pudessem ter sido projetados por Deus para homens e outros para mulheres. Parecia normal fazer parte de uma igreja com mulheres em cargos pastorais e outras posições de liderança. Submeter-me como mulher parecia uma ideia antiquada.

Hoje, porém, abraço com alegria a visão bíblica da complementarismo. Sou a prova viva de que uma esposa pode deixar de se ofender com a simples palavra “submissão” e passar a celebrar a beleza do plano de Deus para homens e mulheres, maridos e esposas. Quero oferecer minha história como um encorajamento aos homens cujas esposas ainda não viram a beleza e a bondade do Senhor ao lhes dar o chamado para seguir e apoiar um homem piedoso.

Então, o que aconteceu? E como meu marido me ajudou a mudar?

Revolução pela Revelação

Ao abraçar a feminilidade bíblica, claramente não me inspirei em nossa sociedade. O mundo em que vivemos hoje se moveu radicalmente para negar as diferenças entre homens e mulheres. Este mundo zomba da ideia de que Deus possa ter criado os homens para maior autoridade, responsabilidade e prestação de contas. Até mesmo alguns evangélicos negam a liderança masculina.

A igreja protestante tradicional que eu frequentava certamente tinha. Tínhamos mulheres em posições de liderança em todos os níveis. Mas, pela graça de Deus, foi aí que minha mudança começou.

A igreja me nomeou líder leiga da congregação, o cargo mais alto que um leigo poderia ocupar, e me escolheram em vez de — espere só — meu próprio marido. Nosso pastor havia apresentado o nome do meu marido ao comitê e, quando uma objeção foi levantada contra ele, me escolheram.

Essa nomeação lançou uma sombra negra sobre o nosso casamento. Meu marido e eu sentíamos que algo estava profundamente errado. Por fim, deixamos aquela igreja igualitarista (e toda a controvérsia que fervilhava naquela denominação) e encontramos uma igreja maravilhosa que pregava a Bíblia linha por linha. Meu marido e eu nos apaixonamos pelas Escrituras, incluindo o bom desígnio de Deus para homens e mulheres. E minha compreensão mudou à medida que passei a enxergar o bom plano de Deus.

Esta nova igreja era liderada por uma equipe de homens bons, gentis e piedosos. Esses pastores acreditavam em Deus. Acreditavam que Ele havia criado homens e mulheres de forma diferente e que havia atribuído aos homens a responsabilidade primária de liderança. Eles conheciam a Bíblia e demonstravam um caráter piedoso. Lideravam, ensinavam, pastoreavam e aconselhavam com coragem. Havia uma sensação palpável do poder de Deus que parecia fluir através da obediência desses homens. Sob seus cuidados, senti um alívio tremendo . Meu marido também.

Nossas almas floresceram. Nossa vida na igreja floresceu. Nosso casamento floresceu. E 26 anos depois, o desígnio de Deus continua a parecer cada vez mais certo.

O Homem da Minha Mudança

Ao contar minha história de mudança, meu compromisso particular é encorajar homens piedosos cujas esposas ainda são cativadas pelo canto da sereia do feminismo. O apelo para que as mulheres reivindiquem seus “direitos” e não tenham a oportunidade de usar seus dons da maneira que desejarem é alto e atraente. A propaganda esconde o orgulho na raiz dessa demanda. Como Eva, algumas mulheres acreditam na mentira de que Deus (por meio dos homens) negou a ela algo a que ela tem direito. Deus realmente disse…? Por incompreensão, as mulheres perderam o belo e privilegiado chamado que Deus nos atribuiu.

Deus foi bondoso ao nos guiar, meu marido e eu, pelo caminho da compreensão e da adesão ao Seu plano, juntos, mas sei que isso não se aplica a todos. Aos maridos fiéis cujas esposas não os seguem, digo que há esperança. Não desanimem. Eu já fui uma mulher como a sua esposa, e Deus usou meu marido para me ajudar a mudar. Então, permitam-me compartilhar cinco coisas que vi Deus fazendo em meu marido que me ajudaram a abraçar meu chamado bíblico.

1. Ele andou mais perto de Jesus.

Mais do que seu chamado como marido, você é, antes de tudo, um homem de Deus. Deus o chama para ser transformado dia a dia enquanto caminha com Cristo (1 João 2.6 ; Efésios 5.1-2). Quando este for o seu objetivo, Cristo o ajudará a liderar com a Sua força. O ensino que estávamos recebendo em nossa nova igreja inspirou meu marido a passar mais tempo na Palavra, a se envolver mais em amizades com outros homens piedosos e, gradualmente, a se sentir mais convicto e arrependido de seus próprios pecados. Quando orávamos juntos, ele frequentemente confessava de maneiras que me comoviam o coração. Eu podia ver a mão de Deus trabalhando nele, e isso me tocou profundamente.

O que Paulo ora incessantemente pela igreja de Colossos? Para que “sejam cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual, para que andem de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus” (Colossenses 1.9-10). É isso que Deus deseja para todos os cristãos: andem bem, deem fruto, conheçam a Deus. Se você for fiel nisso, abençoará seu casamento e será um exemplo para sua esposa.

2. Ele se tornou um homem mais piedoso. 

Você pode se sentir tentado a se concentrar em mudar sua esposa, mas só Deus pode mudar o coração dela. Deus pode usar você, no entanto. Um bom ponto de partida é ser o tipo de homem que sua esposa respeitará.

Se vocês “andarem de maneira digna da vocação a que foram chamados, com toda a humildade e mansidão, com paciência, suportando-se uns aos outros em amor” (Efésios 4.1–2); se vocês forem “compassivos, perdoando-se uns aos outros, assim como Deus os perdoou” (Efésios 4.32); se o seu amor for paciente e bondoso, se não se vangloriar, se não for arrogante ou rude, se vocês não insistirem em seu próprio caminho e se não forem irritáveis ​​ou ressentidos (1 Coríntios 13.4–5); se vocês mantiverem a sua palavra, deixando que o seu “sim” seja sim e o seu “não” seja não (Tiago 5.12); se vocês se esforçarem para demonstrar essas qualidades e produzir o fruto do Espírito, vocês criarão um clima em seu lar que Deus poderá usar para amolecer o coração de sua esposa. Eu vi mais de todas essas qualidades emergindo em meu marido à medida que crescemos na compreensão correta da Palavra de Deus. (Também ajudou o fato que meu marido tem um ótimo senso de humor e consiguia aplicá-lo aos seus próprios defeitos e na hora de me corrigir.)

Claro, Deus chama sua esposa para abraçar essas qualidades também, mas não se preocupe com ela por enquanto. Você está se esforçando para ser um homem piedoso? Se sim, espere para ver o que Deus fará. O exemplo do meu marido ainda me abençoa e desperta em mim o desejo de ser uma mulher melhor.

3. Ele abraçou de coração o chamado de Deus para os maridos.

Na bondade de Deus, a primeira aula da escola dominical que meu marido e eu frequentamos em nossa nova igreja foi sobre Efésios 5.22-33. Essa aula convenceu profundamente meu marido sobre sua responsabilidade de se esforçar para me apresentar diante de Cristo sem mancha nem ruga.

O que Efésios 5.26 lhe disse para fazer? Lavá-la na Palavra! Ele tem me lavado na Palavra quase todas as manhãs desde então. Você está lavando sua esposa na Palavra? Vocês estão lendo as Escrituras juntos e conversando sobre o que veem? Você está ansioso para contar a ela algo que leu na Bíblia que o encorajou e que pode encorajá-la? Você está banhando-a com a verdade do Evangelho quando ela está desanimada? Você quer apreciá-la e nutri-la tanto quanto você apreciou e nutre a si mesmo? Você está em uma igreja que prega a Palavra de Deus fielmente, mesmo nas partes mais desafiadoras?

Se sua esposa abraça o igualitarismo, mergulhar você e ela na Palavra de Deus pode ajudá-la a ver Deus como amoroso e confiável e seus planos como gloriosos — incluindo seus planos para maridos e esposas.

4. Ele demonstrou paciência.

Todos nós lutamos com a paciência, esse fruto difícil do Espírito, mas confiar no tempo de Deus é tão bom. A mudança que você deseja para sua esposa está de acordo com o plano de Deus? Então confie que Ele está agindo, mesmo quando você não consegue ver isso acontecendo. Permanecemos naquela igreja igualitarista por dezoito anos, e eu servi como líder leiga por vários anos, e sabe de uma coisa? Deus estava agindo durante todo esse tempo. Ainda sou naturalmente obstinada e às vezes tenho dificuldade em falar antes de pensar e orar cuidadosamente, e na maioria das vezes meu marido permanece paciente. Sou muito grata!

“ A longanimidade persuade o príncipe, e a língua branda esmaga ossos.” (Provérbios 25.15). Se a paciência pode persuadir um governante, certamente pode persuadir uma esposa enganada.

5. Ele orou por mim.

Uma das maneiras pelas quais Deus transformou meu coração é revelando cada vez mais o incrível poder da oração. Meu marido ora comigo e por mim quase todos os dias em nosso tempo devocional. Quase todos os dias, ele agradece a Deus pela dádiva de ser casado comigo! Você ora com plena confiança de que Deus ouve e tem o poder de mudar o coração de sua esposa? Caro leitor, ore com ousadia a verdade bíblica por você e por sua esposa. Ore para que Deus o ajude a ser o homem e marido que Ele o chama para ser. Ore para que Deus abençoe sua esposa e faça sua fé florescer.

Em particular, ore para que Deus ajude a sua esposa a crescer em amor por Cristo e em respeito por você. Ore para que Deus amoleça o coração da sua esposa para que ela possa ver o belo plano de Deus para homens e mulheres. Ore para que Deus fortaleça a sua fé e a ajude a acreditar que Ele pode fazer todas essas coisas e muito mais. Porque Ele pode …

Os planos de Deus para homens e mulheres são verdadeiramente gloriosos. Maridos e esposas jamais ficarão satisfeitos até que alinhem suas vontades com a vontade de Deus e vivam da maneira que Ele planejou. Marido, guie sua esposa de uma maneira que demonstre o glorioso plano de Deus. Esta é a vontade Dele para você e seu casamento. Faça a sua parte com alegria e fé, e deixe os resultados com Ele. Se sua esposa não mudar, permaneça piedoso e fiel mesmo assim. Não importa o que sua esposa escolha fazer, a vontade de Deus para você permanece.

E não desista. “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” (Tiago 1.12).

 

Para ver mais conteúdos do Desiring God traduzidos em nosso blog, CLIQUE AQUI.

Por: Adrien Segal ©️ Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: What If She Won’t Follow? | Todos os direitos reservados. Revisão e edição: Vinicius Lima.