Pastor, prepare-se e prepare seu rebanho para as tempestades

Capítulo 18 da série "As estações na vida de um pastor"

Nota do editor: Este é o capítulo 18 da série “As estações na vida de um pastor”, do Ministério 9 Marcas. A cada segunda-feira de 2025 um novo artigo desta série será disponibilizado.


Fundamos a Igreja Evangélica RAK em Ras al-Khaimah, Emirados Árabes Unidos, há onze anos. Desde então, aprendi pessoalmente o que antes só conhecia academicamente: a Palavra de Deus é suficiente para proteger a igreja de Deus — mesmo em meio às tempestades inesperadas que você e sua congregação enfrentarão. Pregar com eficácia em meio a provações pode parecer assustador, mas o Senhor concede sabedoria sobre como e o que pregar.

Prepare-se confiando na suficiência das Escrituras

A vida em nosso mundo caído é turbulenta. Alguns membros serão diagnosticados com câncer, sofrerão por filhos rebeldes ou verão novas e perversas leis ameaçarem sua segurança no emprego. Assim como pessoas se preparam para um furacão com sacos de areia e janelas fechadas com tábuas, os pastores devem preparar seu povo para as tempestades que as Escrituras prometem que virão (1 Pedro 4.12, Romanos 8.18).

A melhor maneira de se preparar é expor constantemente a Palavra de Deus em seus sermões e estudos bíblicos. Nossos ministérios de pregação não devem reagir apenas à decepção e à tragédia. Devemos aplicar proativamente a Palavra duradoura de Deus às lutas reais e específicas de nossos membros. O melhor momento para preparar seu povo para o sofrimento, a perseguição ou a marginalização cultural é antes que eles os enfrentem. A primeira vez que seu povo reconhece a soberania de Deus não deve ser quando uma tempestade chega.

Por exemplo, o texto do meu sermão desta semana destacou a independência e a imutabilidade de Deus. Esses dois atributos de Deus ajudarão a ancorar minha igreja em qualquer tempestade que se avizinha.

Bons médicos não tratam apenas os doentes — eles preparam as pessoas para a adoção de hábitos saudáveis. Nosso trabalho é servir como médicos espirituais, ajudando nossos rebanhos a encontrar alimento e a desenvolver massa muscular teológica antes que a doença os paralise.

Não presuma que toda tempestade afeta todos os membros

Em nossa igreja, tive o privilégio de pregar para fiéis do Afeganistão à Zâmbia. Esses santos me ensinaram que uma tempestade que castiga os cristãos em um país pode não devastar da mesma forma em outros lugares. Enquanto nossos irmãos e irmãs das Filipinas podem ter famílias se recuperando após um tufão devastador, outros lutam contra as ações perversas de seu governo opressor no Oriente Médio. Mas mesmo em uma igreja onde a maioria dos membros compartilha uma herança cultural comum, os pastores não podem presumir que as provações mais intensas em alguns círculos serão igualmente intensas em outros.

Pastores não devem reagir às crises de todos os membros do púlpito. No entanto, somos chamados a compartilhar os fardos uns dos outros (Gálatas 6.2). Uma maneira é aplicar parte de um sermão ou estudo a situações que preocupam o seu povo ou reservar um tempo durante a oração pastoral e as reuniões de oração da igreja. Você pode orar por problemas de desemprego, por uma educação melhor ou por leis justas. Como somos todos membros de um só corpo, lidere seu corpo para cuidar de cada parte, sem permitir que as tempestades de alguns tomem conta do todo.

Persevere confiando na providência de Deus

É claro que todos se encontram no meio de tempestades que engolfam grande parte da nossa igreja de uma só vez e que seria negligência pastoral ignorá-las — mesmo quando é difícil ver como destacar o conflito poderia ser edificante. Quando a guerra entre Israel e o Hamas começou em outubro passado, rapidamente ficou claro que essa crise estava na mente de todos em nossa igreja e provocava questões teológicas, políticas e culturais. Sobre o que os cristãos podem concordar em discordar politicamente, mas não biblicamente? Como os cristãos pensam sobre a guerra? Nossos presbíteros concordaram que devemos abordar essas questões com o corpo.

Como nossa igreja vive unida na Península Arábica, este conflito em particular trouxe consigo questionamentos sobre guerra e paz para nossa região. Essas questões têm sido intensas para nossos membros. Por isso, reservei um tempo em nosso culto público para ensinar tópicos inegociáveis ​​para todo cristão que lida com diferenças políticas — onde as Escrituras vinculam nossas consciências e onde deve haver liberdade cristã na esfera política.

Quando grandes tempestades atingem toda a sua igreja, elas vêm acompanhadas de outras vozes que competem pelas mentes e corações da sua congregação, e essas vozes nem sempre são guias piedosos. No entanto, Deus o ordenou para ser o pastor deles. Você tem a autoridade para aplicar a Palavra de Deus para ajudar os santos a superar a confusão, a dor e a raiva que estão vivenciando. Trazer a sabedoria dada por Deus para lidar com esses casos é seu trabalho e privilégio, e Deus o usará para cuidar do Seu rebanho em meio a desafios que você jamais imaginou.

Descanse confiando que Deus conhece as necessidades do seu povo

Deus conhece as tempestades que virão e conhece as necessidades dos nossos membros melhor do que nós. Ele os ama mais do que nós. O Senhor me lembra disso regularmente. Neste momento, por exemplo, estou pregando o relato de José em Gênesis. E Deus usou um sermão que preguei há algumas semanas para preparar uma família para o sofrimento nos dias seguintes. Que alegria ouvir como aquele sermão os ajudou a confiar totalmente em seu Deus soberano, que reina sobre os eventos confusos em suas vidas.

Por meio de sua Palavra e Espírito, Deus nos capacita a enfrentar as tempestades inesperadas antes que elas cheguem.

Irmão pastor, lembre-se de que o rebanho que você foi chamado para pastorear não é o seu, mas dele (1 Pedro 5.2). Eles estão seguros nas mãos dele (João 6:37-39). O Grande Pastor das ovelhas é também o cordeiro imolado que conquistou e governa toda a história (Hebreus 13.20; Apocalipse 5.5, 9). Quando as tempestades vierem, confie que o Bom Pastor não apenas as esperava, como também as ordenou e o equipou com tudo o que você precisa para pastorear fielmente o seu rebanho em meio a elas.


Se aprofunde no assuntos de eclesiologia e ministério pastoral por meio dos livros do ministério 9Marcas lançados pela Editora Fiel — CLIQUE AQUI para conhecê-los!

Por: Josh Manley. ©9Marks. Traduzido com permissão. Fonte: Prepare for Unexpected Storms | Edição e revisão por Vinicius Lima.