Um blog do Ministério Fiel
17 de Outubro – Temor Santo
Versículo do dia: O que teme o mandamento será galardoado. (Provérbios 13.13)
Um santo temor da Palavra de Deus está em grande descrédito. Os homens se acham mais sábios do que a Palavra do Senhor e vivem a julgá-la. Aceitamos o Livro inspirado por Deus como infalível e comprovamos nossa apreciação do Livro por meio de nossa obediência. “Eu assim não fiz, por causa do temor de Deus” (Nm 5.15). Não sentimos terror da Palavra, e sim um filial temor para com ela. Não temos medo de suas penalidades, porque tememos os seus mandamentos.
Este santo temor dos mandamentos produz a quietude da humildade, que é mais agradável do que a imprudência da soberba. Este temor se nos torna um guia em nossa jornada, uma trava, quando estamos descendo a colina, e um estímulo, quando a estamos subindo. Preservados do mal e conduzidos à justiça por meio de nosso temor ao mandamento, obtemos uma consciência tranqüila, que é um manancial de regozijo; ganhamos um senso de isenção da culpa, que significa vida dentre os mortos; e adquirimos uma confiança de agradarmos a Deus, que equivale ao céu na terra. Os ímpios podem zombar de nossa profunda reverência pela Palavra de Deus; mas o que significa isto para nós? O preço de nossa vocação sublime é uma consolação para nós. As recompensas da obediência nos fazem escarnecer do escárnio dos escarnecedores.
Jesus tornou a vida dos crentes tão eterna quanto a sua própria vida. Como podem eles morrer, enquanto vive o seu Salvador, visto que são um com Ele. Visto que Jesus nunca mais morre e a morte não tem domínio sobre Ele, assim também os crentes nunca mais retomarão ao sepulcro de seus antigos pecados, mas andarão em novidade de vida. Ó crente, quando estiveres sob grande tentação, temeres que um dia perecerás às mãos do inimigo, então permite que esta afirmativa te sustente: nunca perderás tua vida espiritual, pois ela está oculta com Cristo, em Deus. Você realmente não duvida da imortalidade de seu Senhor; portanto, não pense que Ele o deixará perecer, visto que você é um com Ele. O argumento em favor de sua vida é a vida dEle. E, quanto a isso, você não precisa manifestar qualquer temor. Por isso, descanse no Senhor que vive.