A chave para a unidade (Efésios 2.22)

 

Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito. (Efésios 2.22 NVI)

 

Quando alguém vem a Cristo pela fé, a transformação de sua identidade é abrangente. Na linguagem que Paulo emprega em Efésios 2, o pecador morto agora está vivo em Cristo; o filho da ira se tornou filho de Deus. Mas a nova identidade não é meramente individual. Não estamos, cada um de nós, sozinhos em Cristo; estamos nele com todo o povo de Deus. É por isso que Paulo, em Efésios 2, vai da nossa experiência individual da graça para a obra comunitária que a graça de Deus realiza. Paulo nos diz: “Já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus” (v. 19). O “um novo homem” (v. 15) que Cristo está fazendo é gloriosamente reunido com coerdeiros da graça. Isso não quer dizer que nossa identidade humana individual se torne irrelevante. Nossa origem e composição — nosso sexo, etnia e história pessoal — não são destruídas em Cristo. Somos quem somos, feitos à imagem de Deus, formados de acordo com seus propósitos. Mas o que nos unifica em Cristo — nossa união com Cristo — transcende todo o resto.

Precisamos estar conscientes da tentação de esquecer a razão para a nossa unidade. Ninguém está imune de tornar elementos de sua identidade em barreiras — barreiras de condição, de cor, de classe, de tipo de personalidade ou de preferências pessoais. Como cristãos, precisamos estar preparados para reconhecer quão fácil é errar nisso. Precisamos estar preparados, se formos culpados desse mal, para nos arrepender do que desagrada a Deus e lamentarmos por isso.

A chave para a união cristã é o Evangelho. Paulo reconheceu que apenas Deus pode amolecer corações duros, apenas Deus pode abrir olhos cegos e apenas Deus pode trazer pessoas diferentes em união e formar algo verdadeira e gloriosamente unido. Deus está fazendo “um novo homem” e está tornando esse novo homem em sua igreja. Em Cristo, Deus está construindo um “templo santo” (Ef 2.21 A21) que “juntamente [está] sendo [edificado] para habitação de Deus no Espírito”. Parcialidade baseada em raça, classe ou condição não tem espaço no espaço onde Deus habita pelo seu Espírito. Um dia você experimentará a plenitude da sua união com Cristo e seu povo pela eternidade; mas isso pode, e deve, começar agora. Você tem o privilégio de nutrir essa unidade hoje na forma como usa o seu tempo e na forma como você pensa sobre seus irmãos na sua igreja, em como ora por eles e fala com eles.

Estamos construindo dia após dia,

Conforme os momentos passam,

Nosso templo, que o mundo não pode ver;

Cada vitória conquistada pela graça

Certamente encontrará seu lugar

Em nosso edifício pela eternidade.[1]

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional


[1] Fanny J. Crosby, “We Are Building” (1891).