A consequência da inveja (Provérbios 14.30)

 

O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos. (Pv 14.30 NVI)

 

A inveja é um câncer espiritual, destruindo uma pessoa de dentro para fora.

As consequências da inveja são graves. O Rei Salomão não mede palavras ao nos alertar sobre esse diagnóstico com uma ilustração explícita, e, como alternativa, nos direciona para uma vida de saúde e paz.

A inveja nos prejudica. Mesmo que não faça nada a mais ninguém, ainda destruirá aquele que inveja. Isso influencia nossa percepção dos outros. Isso gera um espírito destrutivamente crítico, levando-nos a ver o nosso próximo com suspeita e ira injustificadas. Isso nos deixa incapazes de sermos felizes pelos outros e prejudica qualquer chance de contentamento, pois sempre há alguém com mais para nos ressentirmos. A inveja faz os ossos apodrecerem.

A inveja pode invadir de maneira rápida e sutil. Veja o apóstolo Pedro, por exemplo. Antes da crucificação, ele havia vacilado ao negar a Cristo três vezes. João registra que, após sua ressurreição, Jesus fez o café da manhã para Pedro e alguns outros discípulos na praia, e Jesus falou com Pedro, restaurando seu relacionamento, lembrando-o de seu chamado a Pedro para segui-lo e encarregando-o de pastorear e alimentar o seu povo. Se você tivesse perguntado a Pedro no dia anterior o que seu coração mais ansiava, teria sido isso. Porém, quando Jesus acrescentou que um dia Pedro seria chamado para dar a vida pelo seu Senhor, como Pedro reagiu? Olhando para João e dizendo: “E quanto a este?”

Jesus, no entanto, plenamente consciente dos perigos da inveja, respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me” (Jo 21.22).

Como é fácil, mesmo em momentos de grande avanço, que a inveja nos infecte e nos faça esquecer tudo o que Jesus fez por nós e nos deu! Como, então, encontramos algum tipo de cura para essa podridão espiritual?

A última coisa que queremos fazer é a primeira coisa que precisamos fazer: reconhecer a inveja pelo que ela é — pecado — e trazê-la à luz da presença de Deus por meio da confissão. Então, devemos rejeitar a inveja em oração, momento a momento, pedindo ao Espírito que nos capacite a refletir sobre tudo o que temos em Cristo, até que sejamos tomados não pela inveja, mas pela alegria. Aqueles que consideram suas bênçãos são mais capazes de louvar a Deus pelas bênçãos que ele concede aos outros. E um coração em paz dá vida.

Não deixe sua inveja corroer você sem controle. De que forma isso se apodera de você? Confesse, ore sobre isso e lute com a verdade do Evangelho.


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!