A doutrina da Escritura (2 Timóteo 3.15-17)

 

As sagradas letras […] podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. (2Tm 3.15-17)

 

A autoridade, suficiência, infalibilidade e inerrância da Escritura são doutrinas absolutamente fundamentais para a obra contínua de Deus e sua igreja. Não podemos envolver com o Evangelho um mundo perdido e ferido, a menos que estejamos convencidos de sua origem divina. Como escreveu J. C. Ryle, sem a Bíblia como um “livro divino para se voltarem como base de sua doutrina e prática”, os cristãos “não têm base sólida para a paz ou esperança presente e nenhum direito de reivindicar a atenção da humanidade”.[1]

Paulo abordou essa mesma questão quando lembrou a Timóteo que “toda a Escritura é inspirada por Deus”. Em outras palavras, a Bíblia não é um produto humano infundido com divindade; é um dom divino produzido através da instrumentalidade humana. Todos os seus livros, capítulos, frases e sílabas foram originalmente dados pela inspiração de Deus.

A doutrina da Escritura, como muitas outras doutrinas cristãs, pode ser difícil de lidar. Mas o fato de que algo é difícil de entender não prejudica sua veracidade. Além disso, quando se trata da doutrina das Escrituras, há questões que podemos considerar objetivamente. Por exemplo, é fácil ver que a Bíblia é uma obra completamente harmoniosa. Embora tenha sido escrita por mais de 30 autores ao longo de um período de cerca de 1.500 anos, todos os escritores contam a mesma história, dando o mesmo relato deste mundo, o caráter de seu Criador e o problema do coração humano, e apontando para o mesmo caminho maravilhoso de salvação através do sacrifício do Cordeiro de Deus — desde Gênesis até Apocalipse!

A Bíblia também transcende o tempo, a cultura, o gênero e o intelecto. Alguns livros podem se adequar a uma determinada pessoa, a uma determinada época ou a um determinado lugar, mas não há outro livro que resista perfeitamente aos desafios de todos os dias e de todas as épocas e às questões que confrontam a própria vida. As mentes mais brilhantes não podem esgotar as riquezas da Palavra de Deus, e, ao mesmo tempo, até mesmo meninas e meninos podem ler suas Bíblias e descobrir a verdade transformando a própria vida.

A autoridade, suficiência, infalibilidade e inerrância das Escrituras são os fundamentos sobre os quais devemos nos apoiar; e temos ajuda divina para fazê-lo. O mesmo Espírito que inspirou a Palavra de Deus ilumina a Palavra de Deus e nos convence de que ela é a Palavra de Deus, dada a nós para que possamos crer naquele que é o Verbo feito carne. É à medida que o Espírito faz essa obra em você que sua fé na autoria divina da Escritura é sustentada e passa de apenas um assentimento intelectual a uma doutrina para uma fome ativa por mais da Palavra — e mais daquele que é tanto seu autor quanto seu tema.

 

[1] Bible Inspiration: Its Reality and Nature (William Hunt, 1877), p. 6.


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!