A esperança de Abraão (Romanos 4.20)

 

Não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus. (Romanos 4.20)

 

Antes que Abraão tivesse filhos, Deus lhe prometeu que haveria uma vasta companhia de pessoas que seriam seus descendentes. O tempo passou, e parecia que Abraão e sua esposa, Sara, nunca teriam qualquer descendência. A promessa parecia correr o risco de falhar, então Abraão e Sara decidiram lidar com a questão em suas próprias mãos. Sara ofereceu a sua criada Agar para dar à luz um filho a Abraão, e Agar teve um bebê, Ismael. No entanto, Deus deixou claro que os descendentes que ele havia prometido não viriam através da linhagem de Ismael. Deus estava mostrando a Abraão e a Sara que, se sua promessa fosse cumprida, então somente ele poderia cumpri-la. Abraão recebeu somente uma tarefa: confiar na promessa de Deus — uma promessa que enfrentava dificuldades esmagadoras e que, portanto, exigia um Deus Todo-Poderoso para seu cumprimento.

Com o passar dos anos, Sara ainda não havia concebido. Deus veio a Abraão mais uma vez, novamente garantindo que, mesmo em sua idade avançada, Sara teria um filho. Finalmente, aos 90 anos, ela deu à luz um menino, Isaque, cujo nome significa “ele ri”. Abraão, que uma vez riu maravilhado com a perspectiva do nascimento de Isaque (Gn 17.17), estava agora certamente tomado de espanto.

Deus cumpre suas promessas. É impossível para uma mulher de 90 anos dar à luz, mas Deus é capaz de fazê-lo. A promessa de um herdeiro para este casal de idosos não exigia nada além do dom sobrenatural da vida. Sem a intervenção divina de Deus, não teria havido descendência; não teria havido nascimento algum. De igual forma, não pode haver vida espiritual sem a intervenção de Deus. Mas pelo seu poder pode haver vida nova — vida verdadeira! Desde o início, Deus estava ensinando ao seu povo que é preciso um milagre para o Evangelho criar raízes em qualquer vida.

Deus cumpre suas promessas. E suas promessas ao seu povo são muitas, são impressionantes, e todas são sim em Cristo (2Co 1.20). Nossa parte é fazer o que Abraão aprendeu a fazer: confiar nas promessas de Deus, mesmo quando elas parecem distantes ou impossíveis. Afinal, uma promessa que enfrenta dificuldades esmagadoras exige um Deus Todo-Poderoso para seu cumprimento — e esse é precisamente o Deus que você e eu chamamos de Pai.

Existe alguém que você conheça que precisa ser lembrado de que Deus cumpre suas promessas hoje? Sejamos honestos: esse é um lembrete do qual todos nós precisamos. Como Abraão, deposite sua esperança em Deus somente. Ele é capaz de cumprir suas promessas e é somente pelo seu poder que elas serão cumpridas. Mas você já sabe que Deus faz milagres, apenas olhando no espelho, pois foi preciso o mesmo poder divino que colocou as estrelas no lugar e que sustenta o mundo para despertar seu coração, levá-lo à fé e dar a você a vida eterna.

 

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional