A promessa e a bênção (Gênesis 12.2-3)

 

De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gn 12.2-3)

 

Filhos têm uma maneira de ficar no caminho enquanto o jantar está sendo preparado. Às vezes, os pais têm vontade de gritar: “Escutem, por que vocês não saem da cozinha? Saiam agora!”

Na Torre de Babel, o povo fez mais do que ficar no caminho; eles viraram as costas para Deus. Determinados a ter seu próprio reino, construíram sua torre e tentaram alcançar os céus para ver o que poderiam fazer por sua própria força. Como resultado dessa rebelião, Deus trouxe julgamento diversificando suas línguas e espalhando-os por todo o mundo (Gn 11.1-9).

Sendo muito mais justificado do que um pai exasperado, Deus poderia ter mandado as pessoas embora e acabado com elas. Mas ele não fez isso.

Para demonstrar sua graça, na geração seguinte, Deus começou a reparar o que estava corrompido. Ele falou com um homem pagão idoso e sem filhos, chamado Abrão, cujo nome ironicamente significava “pai exaltado”, e prometeu reverter o efeito de seu julgamento em Babel. As pessoas de lá tinham como objetivo tornar seu nome grande. Deus faria o de Abrão grande. Elas procuraram construir seu próprio reino. Deus faria do povo de Abrão uma grande nação. Elas planejaram encontrar bênçãos em um mundo sem Deus. Deus traria bênçãos à terra por meio da família de Abrão. O pecado seria revertido, e seus efeitos seriam desfeitos pela graça interveniente de Deus.

Nessa mesma aliança, Deus tomou Abrão e o fez Abraão, “o pai de uma multidão”, ao prometer estender sua graça a este servo escolhido e às futuras gerações espalhadas por toda a terra.

A promessa de Deus a Abraão é uma expressão inicial da promessa do Evangelho. Ele fez uma promessa a Abraão, e os descendentes de Abraão mais tarde receberam a bênção. Eles acabariam percebendo, porém, que a promessa e a bênção abrangem todos os que creem em Jesus: “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus […]. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gl 3.26, 29). Assim, embora as promessas que Deus fez a Abraão tenham sido parcialmente cumpridas na nação de Israel do Antigo Testamento, elas foram finalmente cumpridas no Evangelho de Jesus Cristo e em seu povo.

Tenha apenas um pequeno vislumbre da imensidão desse cumprimento, e sua vida será mudada para sempre. Se você está em Cristo hoje, a promessa que Deus fez a Abraão tem seu nome nela. Você é um cidadão do céu e serve a um Rei descendente de Abraão chamado Jesus. O que Deus começou enquanto falava com Abrão passou a abranger você, conforme Deus chama as pessoas de volta ao seu reino, para desfrutá-lo face a face para sempre. O que quer que seja verdade sobre você hoje, pela fé você é um filho de Deus, um membro do povo de Abraão e um herdeiro dessas promessas gloriosas.


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!