A tentação de José (Gênesis 39.6-8)

 

José era formoso de porte e de aparência. Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo. Ele, porém, recusou. (Gn 39.6-8)

 

A tentação é uma sedução para o mal ou para o pecado. Todos já enfrentaram isso — até mesmo o próprio Senhor Jesus. Por si só, portanto, a tentação não é pecado; é a nossa resposta a ela que nos leva nos caminhos da justiça ou às areias movediças da desobediência.

As ações da esposa de Potifar demonstram como a tentação se manifesta. Sua abordagem primeiro foi sutil. Ela começou, em sua mente, a olhar para José de maneira diferente. Os olhos são uma porta de entrada para nossa alma e o caminho através do qual muitas tentações vêm. Um coração lascivo começa com olhos persistentes.

Tendo seus olhos enredado sua alma, ela perdeu qualquer noção de modéstia. Como ela poderia prosseguir para um convite tão descarado ao adultério? A resposta é que ela estava claramente alimentando a luxúria em sua imaginação, o que sem dúvida aumentará as chances de realmente fazermos o que estamos pensando. O pecado está sempre pronto para irromper em um instante, impulsionado por desejos cegos, furiosos e quase (embora nunca totalmente) irreprimíveis. Chega um ponto em que fomos tão longe na estrada em nossa mente, que tudo de que precisamos é a ocasião — e assim, quando a ocasião surge, o mesmo acontece com o pecado exterior.

Você e eu podemos aprender com as más ações da esposa de Potifar. Você pode ter certeza de que aquilo que você permite que seus olhos encarem e em que sua mente se concentre, mais cedo ou mais tarde, afetará como você age. As tentações e os desejos que elas despertam serão alimentados ou serão combatidos. Estamos preparados para “[levar] cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2Co 10.5) em vez de alimentar a luxúria ou outros pecados? Estamos dispostos a “[entrar] no reino de Deus com um só dos [nossos] olhos” (Mc 9.47), ou a vida eterna não é digna de tal preço?

Que tentações seus olhos e sua mente enfrentam hoje? Embora cada um seja um convite perigoso ao pecado, também oferece uma oportunidade de escolher a obediência. Ore por sabedoria e ousadia para reconhecer esses momentos e responder a essas tentações de uma maneira que o leve aos caminhos da justiça.


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!