A vantagem da fraqueza (2 Coríntios 20.12)

Em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti. (2Cr 20.12)

 

Não é preciso muito para vermos nossas inadequações — especialmente em viver e servir a Deus. Quando as circunstâncias da vida nos pressionam, tornamo-nos dolorosamente conscientes do desafio diante de nós e podemos rapidamente nos sentir recuando dele. Ficamos cansados de pessoas nos dizendo o que podemos fazer quando sabemos que não podemos; porém, ao mesmo tempo, não estamos dispostos a enfrentar nossa fraqueza em um mundo que nos chama a sermos fortes e confiantes.

Se você se encontra nessa situação, tenha coragem. Você não está sozinho.

O Rei Josafá de Judá foi um fenômeno que implementou mudanças que ajudaram o povo de Deus a redescobrir a Lei de Deus (2Cr 19). Ele os lembrou da importância de entender e obedecer à Palavra de Deus, para que pudessem servir a Deus fielmente, de todo o coração e com coragem.

No entanto, Josafá não estava imune ao medo. Quando os inimigos de Judá ameaçaram sua nação, ele estava bem ciente da superioridade deles e da inadequação de seu próprio povo. No entanto, ele também sabia que a resposta adequada à inadequação era depender inteiramente de Deus. Ao confrontar a realidade de sua impotência e incerteza, ele manteve o olhar firmemente fixo no alto, orando: “não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti”.

Quando o inimigo nos sussurra que somos um desastre ou completamente inúteis, podemos colocar suas mentiras contra a verdade da Palavra de Deus e dizer: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6). Quando nos sentimos impotentes em nossa batalha contra a tentação, podemos descansar na verdade da Palavra de Deus e dizer a nós mesmos: “Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1Co 10.13). Quando nos perguntamos se fomos abandonados, podemos ter certeza de que “ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hb 13.5).

Quando admitirmos nossa fraqueza, nosso poderoso Salvador a usará para nosso bem e para sua glória. Quando não sabemos o que fazer, podemos manter os olhos nele e pedir que nos guie e nos liberte, assim como ele fez com Josafá e toda a Judá (2Cr 20.14-17, 22-25).

Tal como acontece com os homens e mulheres que serviram ao Senhor em toda a Bíblia, Deus ainda escolhe usar pessoas improváveis, tímidas e hesitantes. O que diferenciava esses indivíduos não era sua força, habilidade ou autoconfiança, mas que eles não eram consumidos por suas fraquezas; em vez disso, eles as abraçavam e confiavam no poder de Deus para vencer.

Você fará o mesmo?


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!