Um blog do Ministério Fiel
Alegrai-vos com os outros (Romanos 12.15)
Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. (Rm 12.15)
A alegria compartilhada é uma grande expressão de solidariedade. Normalmente usamos a expressão “solidarizar” para descrever um luto compartilhado, mas também se aplica à alegria.
Entendemos a solidariedade quando a usamos em uma frase, mas a palavra em si pode ser difícil de definir. Portanto, considere o oposto: apatia. Se a apatia é semelhante a dizer: “Eu não poderia me importar menos”, a solidariedade é semelhante a dizer: “Eu não poderia me importar mais”. A solidariedade é uma identificação com a experiência de outra pessoa.
Muitos de nós achamos natural “[chorar] com os que choram”. É instintivo para nós entrar na decepção e na dor daqueles que amamos e chorar ao ver ou pensar em sua tristeza. Isso é uma coisa boa, pois “[levar] as cargas uns dos outros” é “[cumprir] a lei de Cristo” (Gl 6.2). Entrar na alegria e no sucesso dos outros, no entanto, é muitas vezes o maior desafio, porque exige trabalharmos contra a inclinação da decadência de nossa natureza humana, que é propensa ao ressentimento e à amargura. Em vez de o sucesso de alguém servir como uma ocasião para abençoarmos a Deus e lhe agradecermos, isso facilmente se torna uma ocasião para a inveja.
A maioria de nós sabe como não expressar inveja. Mas há uma enorme diferença entre não expressar inveja e não sentir inveja. Podemos modificar nosso comportamento o suficiente para não demonstrá-la, mas é necessário transformação espiritual para nos levar ao ponto de não senti-la. Essa transformação começa com uma compreensão correta de nossa identidade como membros do corpo de Cristo. Paulo diz que “nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros” (Rm 12.5). Estar em Cristo significa que somos membros dele e uns dos outros.
Dito de outra forma: se estamos em Cristo, estamos todos no mesmo time. Quando entendermos isso, será tão natural para nós entrar na alegria de outra pessoa quanto é para um jogador de futebol se alegrar com o gol de vitória de seu companheiro de equipe, como se ele mesmo o tivesse marcado. Como povo de Deus, ganhamos e perdemos — alegramo-nos e sofremos — juntos.
A Palavra de Deus chama você a deixar que “o amor seja sem hipocrisia” (Rm 12.9) — e o amor sem hipocrisia à semelhança de Cristo conforma seus sentimentos para que a inveja dê lugar à alegria, e a apatia à verdadeira solidariedade. Existe alguém de quem você está distante de alguma forma, seja em sua alegria, seja na tristeza? Já pensou a quem você poderia encorajar hoje? Quase certamente há alguém que precisa que você estenda a mão e faça-o saber que você está com ele, orando por ele, permanecendo à disposição enquanto ele caminha por um vale profundo. Da mesma forma, haverá alguém cuja alegria você pode compartilhar, e pode simplesmente mostrar-lhe que você louva a Deus pelo favor dele na vida dessa pessoa. Seja alguém de quem se possa dizer cada vez mais: “Ele não poderia se importar mais”. Peça ao Deus de toda compaixão e consolo que trabalhe em você, pelo seu Espírito, para moldá-lo a ser essa pessoa hoje.
Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!