Um blog do Ministério Fiel
Antídoto para a ansiedade (Filipenses 4.6-7)
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. (Fp 4.6-7)
Se eu lhe dissesse para escrever todas as coisas pelas quais você esteve ansioso esta semana, ou até mesmo hoje, imagino que você teria uma lista considerável. Sei que eu teria! E, no entanto, a Palavra de Deus nos diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma”. Então, como devemos reagir quando nos sentimos sufocados na batalha contra a ansiedade?
Paulo diz que o antídoto para a ansiedade sufocante é oração e gratidão. Essa resposta não é natural. Na verdade, vai diretamente contra as tendências de nosso coração pecaminoso. A maioria de nós acha consideravelmente mais fácil recuar para um canto e reclamar, ou ruminar nas circunstâncias que nos preocupam, num esforço de controlá-las, em vez de levar as questões que nos induzem à ansiedade para Deus, em oração. Quão fácil — e quão infrutífero — é escolhermos sentar e ficar preocupados, permitindo que a ansiedade nos paralise, em vez de nos ajoelharmos e clamarmos a ele.
A oração engole a pergunta “Como vou lidar com isso?”, orientando-nos para longe de nós mesmos e para a provisão de Deus. A oração direciona o nosso foco para Deus, que é inteiramente competente, que conhece nossas necessidades intimamente e que nos dará o que pedimos ou algo melhor do que podemos imaginar. E um coração agradecido nos ajuda a confrontar sem amargura a pergunta “Por que isso aconteceu comigo?”, auxiliando-nos a lembrar das promessas de Deus. Ele sempre age com propósito, cumpre o seu plano e sabe exatamente o que está fazendo.
Alguns de nós tínhamos pais que funcionavam como nossos despertadores quando morávamos em casa. Quando precisávamos acordar em um determinado horário da manhã, tudo que tínhamos de fazer era avisar ao nosso pai ou à nossa mãe, e estávamos confiantes de que eles nos acordariam. Tudo o que nos restava fazer era dormir! Esse é o tipo de reação que Paulo quer que tenhamos diante da ansiedade. Devemos ir diretamente ao nosso Pai celestial e dizer: “Tu irás cuidar disso para mim?” E Deus sempre responde: Eu cuido disso. Confie em mim.
Quando entendermos que Deus está no controle de todas as coisas, levaremos todas as nossas lutas e desafios a ele. A paz que ele provê será uma fortaleza para o nosso coração.
Mesmo que os problemas nos assaltem e os perigos nos amedrontem,
Mesmo que amigos íntimos nos desapontem e todos os inimigos se unam,
Ainda assim, uma coisa nos assegura, qualquer que seja a ocasião,
A promessa nos assegura: “O Senhor proverá”.[1]
Portanto, por que não escrever essa lista das coisas com as quais você tem estado ansioso esta semana? Então ore a respeito delas, levando essas situações ao trono do céu e deixando-as lá. E depois, ao lado de cada item, você pode escrever o que Deus lhe diz: Eu cuido disso. Confie em mim.
Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional
[1] John Newton, “Though Troubles Assail” (1775).