Carecemos de um milagre (1 Pedro 1.23-25)

Fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. (1Pe 1.23-25)

 

O Evangelho não é uma exortação a pessoas bem-intencionadas, convidando-nos a adicionar um pouco de religião à nossa vida. A Palavra de Deus chega ao coração rebelde e ordena obediência. É uma palavra que traz os mortos à vida.

Como isso é feito? Somente pelo Espírito de Deus. É obra do Espírito alcançar o que não pode ser feito de nenhuma outra maneira, por nenhum outro meio: produzir nova vida. Por natureza, somos todos rebeldes contra Deus. Ninguém o busca (Rm 3.11). Mesmo que eu me chame de agnóstico, de alguém que está sempre buscando ou mente aberta, na realidade estou me rebelando. E Deus “ordena que todos os homens, em todos os lugares, se arrependam” (At 17.30 A21). Deus chama cada um de nós para fazer uma reviravolta — para nos afastarmos decisivamente do pecado e da rebelião e ficarmos sob seu domínio.

À parte de um milagre, não podemos fazer isso. Abandonados a nós mesmos, estamos mortos e sem esperança para a eternidade. Felizmente, é a própria tarefa do Espírito de Deus realizar esse milagre por nós. A nova vida é algo que Deus alcança, não algo que geramos. O Espírito nos convence do pecado e nos convence de que Jesus, por sua morte na cruz, lidou com isso.

A Escritura é absolutamente clara sobre isso: quando estávamos mortos em nossos pecados, fomos vivificados em Cristo (Ef 2.1-5). O Espírito nos leva a entender o que, por nós mesmos, não estamos preparados para encarar — a saber, que temos um problema profundo e endêmico que não podemos resolver. Precisamos de um milagre. E é isso que Deus faz. Ele traz nova vida. Ele nos salva por sua graça.

Tudo a nosso respeito desaparece; como a grama, Pedro nos lembra, todos nós um dia cairemos. Mas há uma semente que produz o que é imperecível, que é plantada em nós pelo Espírito e que florescerá e prosperará por toda a eternidade: a vida que nasceu de novo através do Evangelho. A Palavra de Deus permanece para sempre, assim como aquele que foi trazido à nova vida à medida que o Espírito opera por meio dela.

Uma vez que isso nos aconteceu, não vemos mais a Bíblia apenas como um livro de história ou uma história inspiradora. Pela obra do Espírito, ela se torna uma luz, iluminando a verdadeira vida, e nossos olhos são abertos para entender quem Deus é. É por isso que estudamos a Bíblia: para ver e conhecer melhor aquele que nos salvou e com quem passaremos a eternidade.

Então, que o amor de Jesus atraia você para ele. Que a alegria de Jesus lhe permita servi-lo. Que a paz e o contentamento que advêm de conhecer Jesus concedam a você estabilidade e clareza ao refletir sobre onde esteve, considerar onde está e meditar para onde está indo. Sua carne terrena cairá; mas você permanecerá para sempre.


Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!