Um blog do Ministério Fiel
A Ceia do Senhor acrescenta alguma coisa à obra expiadora de Cristo? – Catecismo Nova Cidade (47/52)
Pergunta 47: A Ceia do Senhor acrescenta alguma coisa à obra expiadora de Cristo?
Não, Cristo morreu uma vez para sempre. A Ceia do Senhor é uma refeição pactual que celebra a obra de expiação de Cristo; também é um meio de fortalecimento de nossa fé enquanto olhamos para ele, e um saborear anterior do banquete futuro. Mas aqueles que participam com corações não arrependidos comem e bebem juízo para si.
1 PEDRO 3.18
Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para nos levar a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
J.C. RYLE
Que resolvamos firmemente em nossas mentes que a Ceia do Senhor não foi dada como meio de justificação ou conversão. Nunca foi o intento de dar graça onde já não há graça. Não pode prover perdão onde o perdão já não estiver mais sendo gozado. Não é possível que providencie o que falta na ausência do arrependimento para com Deus, e fé para com o Senhor Jesus Cristo. É ordenança para os penitentes, não para os impenitentes, para os que creem, não para os descrentes, para os convertidos, não para os não convertidos. O homem não convertido, que imagina conseguir um atalho para o céu ao tomar o sacramento, sem andar pelos passos gastos do arrependimento e da fé, descobrirá um dia, em seu prejuízo, que foi totalmente enganado. A Ceia do Senhor tem o propósito de aumentar e ajudar a graça que a pessoa tem, mas não concede a graça que ela não possui. Com certeza nunca teve a intenção de promover nossa paz com Deus, justificar ou converter.
A mais simples declaração do benefício que um comungante de coração verdadeiro pode esperar receber da Ceia do Senhor é o fortalecimento e a renovação da alma. Visões mais claras de Cristo e de sua expiação, visões mais nítidas de todos os ofícios que Cristo cumpre como nosso Mediador e Advogado, visões mais claras da completa redenção que Cristo obteve por nós por sua morte vicária na cruz, visões mais claras de nossa plena e perfeita aceitação em Cristo diante de Deus, novas razões para o profundo arrependimento pelo pecado, renovadas razões para uma fé viva, novas razões para viver uma vida santa, consagrada, semelhante à de Cristo — essas estão entre as principais vantagens que o crente pode esperar, com confiança, obter por participar da Mesa do Senhor. Ele, que come o pão e toma o vinho no espírito certo, encontra-se atraído por uma comunhão mais profunda com Cristo, desejoso de conhecê-lo mais, de entender melhor (…) Ao comer o pão e beber do cálice, tal pessoa terá seu arrependimento mais profundo, sua fé aumentada, seu conhecimento ampliado e seu hábito de viver santamente fortalecido. Perceberá mais da “real presença” de Cristo em seu coração. Comendo o pão pela fé, sentirá mais próxima a comunhão com o corpo de Cristo. Tomando o vinho pela fé, sentirá a comunhão mais próxima do sangue de Cristo. Verá com maior clareza o que Cristo significa para ela, e o que ela significa para Cristo. Entenderá mais completamente o que significa ser “um com Cristo, e Cristo um com ela”. Sentirá as raízes da vida espiritual de sua alma regadas, e a obra de graça em seu coração estabelecida, edificada e transmitida adiante. Todas essas coisas podem soar como uma tolice para o homem natural, mas, para o verdadeiro cristão, tais coisas são luz, saúde, vida e paz.
LEO SCHUSTER
Recentemente, vi uma propaganda de restaurante que tinha simplesmente o nome do restaurante e as palavras jantar espiritual. Fiquei a perguntar sobre se a melhor refeição seria mais do que uma mera experiência material. Isso me fez pensar na Ceia do Senhor, a refeição espiritual por excelência, e o que ela faz e não faz. Na verdade, existem três dimensões do que a Ceia do Senhor faz: passada, presente e futura. Quando Jesus instituiu a Ceia do Senhor, disse aos discípulos: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22.19), ressaltando que o que estava prestes a fazer apontaria para trás, para a memória do que ele fazia por eles. Quando nos lembramos do que Jesus fez por nós, baseamos nossas vidas em sua obra acabada. A Ceia do Senhor não é um meio para angariar salvação; é uma refeição espiritual para aqueles que são salvos. Não acrescenta nada à obra consumada de Cristo, seu sacrifício de uma vez para sempre, mas confirma e fortalece-nos nele. Torna-se uma espécie de taquigrafia do evangelho, em que, como disse um escritor da antiguidade, primeiro ouvimos o evangelho, depois provamos o evangelho e, assim, o evangelho vai em frente em nossa vida sobre duas pernas. Como disse Paulo em 1 Coríntios, “porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha” (11.26). Como cristãos, comemos e bebemos para relembrar o triunfo de Jesus. Esta é a dimensão passada.
Paulo aponta para a dimensão presente da Ceia do Senhor quando escreve em 1 Coríntios: “Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a participação no sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a participação no corpo de Cristo?”(10.16). O termo “participação” poderia ser traduzido também como “comunhão”. É daí que dizemos que a Ceia do Senhor, a comunhão, não é apenas uma lembrança simbólica do que Jesus fez por nós; é também uma comunhão presente de uns com os outros e com Jesus. É importante notar que o pão e o vinho não mudam em nada. Jesus não está fisicamente presente, mas está presente espiritualmente quando o Espírito Santo o exibe a nós pela fé. Ora, para aqueles que não estão espiritualmente resolvidos, a Ceia do Senhor é um chamado para receber Cristo, em vez de participar da refeição. Ao testemunhar os cristãos participando, eles são encorajados a ouvir o eco do amável chamado de Jesus: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”. (Jo 6.35). Quando, como crentes, tomamos a comunhão pela fé, Jesus vem ao nosso encontro, unindo-nos como comunidade, nutrindo-nos com ele mesmo e nos fortalecendo para amá-lo e obedecer a ele. Essa é a dimensão presente.
Quando Jesus deu o cálice a seus discípulos, disse: “E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai” (Mt 26.29). Com essas palavras, ele os direcionou à dimensão futura da Ceia do Senhor, como um sinal que aponta para o grande dia que aguardamos. É um antegosto das bodas do Cordeiro e do banquete eterno que os crentes gozarão com Cristo em glória. Agora somos criaturas quebradas devido ao pecado. Pelo corpo quebrado de Cristo, somos feitos inteiros de novo. Mas, nesta vida, continuamos a experimentar o quebrantamento de nossa condição caída. A dimensão futura da Ceia do Senhor aponta para frente, na esperança do dia em que seremos nova e completamente integrados e íntegros, em que gozaremos, com o nosso Salvador e um com o outro, o banquete que comeremos na melhor das companhias.
ORAÇÃO
Vencedor sobre a Morte, celebramos tua obra consumada quando tomamos a Ceia do Senhor. Que nosso alimento seja uma confissão de fé, pois, embora sejamos indignos, fomos reunidos à dignidade de Cristo. Que nos aproximemos de tua Mesa com corações arrependidos, deixando de lado todo orgulho e autossuficiência, desfrutando da livre graça que nos ofereces. Amém.
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.