Um blog do Ministério Fiel
Como deve ser lida e ouvida a Palavra de Deus? – Catecismo Nova Cidade (42/52)
Pergunta 42: Como deve ser lida e ouvida a Palavra de Deus?
Com diligência, preparo e oração; para que a aceitemos com fé, guardemos nos corações e a pratiquemos em nossas vidas.
2 TIMÓTEO 3.16–17
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda boa obra.
COMENTÁRIOS
© Ministério Fiel. Conteúdo exclusivo do Ministério Fiel e Voltemos ao Evangelho.
É proibida a cópia, impressão, distribuição ou publicação dos devocionais do Catecismo Nova Vida sem autorização prévia, por escrito.
THOMAS CRANMER
Porquanto devo advertir-vos de que venham todos ler e escutar esse livro, que é a palavra de Deus, a mais preciosa joia e a mais santa relíquia que permanece sobre a terra; que possais trazer convosco o temor de Deus, e o façais com toda a reverência devida, usando vosso conhecimento, não para se vangloriar em disputas frívolas, mas para a honra de Deus, o aumento da virtude e a edificação de vós mesmos e dos outros.
KEVIN DEYOUNG
A Bíblia não é apenas mais um livro, e devemos nos aproximar dela de modo singular. A Bíblia é inspirada por Deus: “Toda Escritura é inspirada por Deus” (2Tm 3.16). É inspirada. Isso não quer dizer que a Bíblia seja inspiradora. Ora, ela é inspiradora, mas, se alguém no mundo for inspirado pela Bíblia, a Bíblia ainda é inspirada em si. É a Palavra de Deus para nós. Exala Deus. Deus abre seus santíssimos lábios e fala conosco. Essa Palavra é Palavra de Deus, e essa Palavra é exatamente o que Deus queria que fosse escrito nas Sagradas Escrituras.
Isso significa que devemos nos aproximar da Escritura com especial reverência e especial cuidado. Chegamo-nos à Bíblia com muito cuidado. Queremos ser diligentes. Queremos estar preparados. Queremos levar a sério. Também nos aproximamos desse livro com especial reverência, porque Deus nos fala. Uma das formas de pensar em se submeter à Palavra é que paramos de dizer a Deus o que ele deve fazer. Agora é Deus falando conosco. Certa vez, um teólogo disse que, para ser cristão, temos de tapar a boca com a mão e ficar quietos. Isso não quer dizer que não possamos clamar a Deus. Certamente os salmos estão cheios disso; significa que devemos nos aproximar da Escritura com reverência, dispostos a ouvir de Deus, submetendo-nos plenamente à Palavra de Deus.
Quando chegamos à Bíblia, nosso alvo não é mera informação. Nunca será menos que informação — não somos contrários à informação. Deus usa isso. No entanto, é muito mais que informação o que obtemos da Bíblia. Carecemos de fé. É isto que Deus deseja para nós: que aceitemos a Palavra com fé, com verdadeiro deleite, com desejo por ela, com dependência dela.
Quando abraçamos com fé a Palavra de Deus, nós a guardamos em nossos corações. Charles Spurgeon disse, acerca de John Bunyan, que, se alguém o furasse, seu sangue seria biblínio. Ele era tão pleno das Escrituras que elas transbordavam dele. É isso que queremos; por essa razão a guardamos.
Nós a praticamos. Será que Jesus disse: “Se me amais, tereis uma sensação de frisson em vosso coração”? Não, ele não disse isso, ainda que fosse maravilhoso. Ele disse: “Se me amais, guardai meus mandamentos” (Jo 14.15). Se formos sérios quanto a amar a Deus, temos de ser muito sérios quanto a obedecer a Deus e obedecer à sua Palavra. Este é o objetivo: sermos transformados por ela, abraçando-a pela fé e adorando a seus pés.
Realmente, em sua forma mais simples, temos de nos aproximar da Palavra de Deus com o mesmo tipo de atitude com que nos aproximamos do próprio Deus. Se Deus falasse com você, o que ele faz nas Escrituras, se Deus abrisse sua boca para nós, como chegaríamos a ele? Bem, acho que escutaríamos com cuidado. Escutaríamos diligentemente. Escutaríamos com submissão. Ouviríamos ansiosamente. E o ouviríamos com o propósito de amar e obedecer.
ORAÇÃO
Doador da Palavra, ajuda-nos a entesourar tuas Escrituras como nossa mais preciosa possessão. Que ela esteja em nossa mente e em nossos lábios! Que ela transforme nosso pensamento e reforme nossa vida! Faz-nos estudantes atentos e dedicados servos de tua Palavra perfeita. Amém.
ASSINE PARA CONTINUAR LENDO O DEVOCIONAL
Este conteúdo é esclusivo da Comunidade Fiel. Assine o Devocional Semanal "Catecismo Nova Cidade" para ter acesso.
Ao realizar seu cadastro, você fará parte da Comunidade Fiel e receberá um rico conteúdo devocional e promocional por e-mail. Além disso, enviaremos com exclusividade para os assinantes:
- Um e-mail semanal com o devocional do catecismo
- Um PDF para impressão das perguntas e respostas do catecismo
- Um PPT para projetar as perguntas e respostas do catecismo
Recebemos sua inscrição!
Ao assinar, você concorda em receber os informativos do Voltemos ao Evangelho e do Ministério Fiel.
Adquira a Versão Impressa
Perguntas e respostas sobre doutrinas básicas da Bíblia
O “Catecismo Nova Cidade” é um recurso atual, centrado no evangelho, que apresenta doutrinas importantes do cristianismo através de 52 perguntas e respostas e também oferece um devocional que ajuda o leitor a ser transformado por essas doutrinas. Designado para uso em vários contextos, é um recurso muito útil para ajudar os cristãos a meditarem em doutrinas que estão no cerne da fé cristã.