Conformados à sua imagem (Romanos 8.29)

 

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Romanos 8.29)

 

Não é incomum alguém perguntar a casais que estão casados há muito tempo se os dois por acaso não seriam irmãos, pois assumiram muitas das características um do outro. Até certo ponto, isso faz sentido, não é? Tornamo-nos parecidos com a companhia que temos.

O mesmo deve ser verdade para nós em nossa caminhada com Cristo.

O propósito de Deus para sua vida é conformá-lo à semelhança do seu Filho. Pense nisto: considere as perfeições humanas de Jesus e perceba que você se tornará como ele! Deus está profundamente comprometido com isso; é uma obra que ele promete que irá “completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6). O que Deus está fazendo hoje? Podemos resumir simplesmente assim: ele está nos tornando mais parecidos com Cristo.

Muitos de nós estamos familiarizados com a garantia de Romanos 8.28 de que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Mas o versículo seguinte nos diz que “bem” é esse que o nosso Deus Todo-Poderoso está operando em todas as facetas da nossa vida: “sermos conformados à imagem de seu Filho”.

Deus está muito mais preocupado com a sua semelhança com Cristo do que com o seu conforto. Muitas vezes, faz-se mais progresso espiritual através da decepção e do fracasso do que através do sucesso e do riso. Embora não devamos procurar dificuldades, podemos reconhecer que nosso Pai sabe mais do que nós, e nada o pega de surpresa. Quando experimentamos uma oração “não respondida”, ou quando nossos desafios e dor perduram muito mais do que desejamos, encontramos esperança em ver que o propósito eterno de Deus está em ação na vida dos seus filhos e através destes.

Você e eu não somos os únicos que experimentamos períodos significativos de desespero silencioso ou desapontamento contínuo quando somos tentados a perguntar: “O que Deus está fazendo?” O que ele estava fazendo quando os perseguidores de Estêvão tiraram suas jaquetas e atiraram pedras nele (At 7.58)? O que ele estava fazendo quando Paulo foi expulso de Damasco e o desceram pela muralha em uma cesta (9.25)? O que ele estava fazendo quando Pedro foi preso pelo rei Agripa (12.3)? Por mais difícil que seja ver, ele estava realizando seu plano eterno: tornar seus seguidores mais parecidos com Jesus enquanto caminhavam para casa em direção a Jesus.

Aqui está a fonte de sua esperança quando você se levantar de manhã. Faça chuva ou faça sol, venha deleite ou decepção, Deus definitivamente cumprirá os propósitos dele em sua vida ao longo do dia. Seu Pai celestial tem um plano e um propósito para cada um que ele chama de seu. Você pode ser capaz de ver como ele está fazendo isso em tempo real, ou alguns meses depois, ou talvez não até que você esteja com Cristo na eternidade. Mas saiba disto: hoje é outro dia em que seu Pai o tornará mais parecido com o seu Filho.

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional