Descanso para alma (Hebreus 4.1-2)

 

Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as boas novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram. (Hebreus 4.1-2)

 

Muitas vezes os cristãos são ótimos no lazer, mas péssimos em descansar. Por quê? Uma razão pode ser o fato de a cultura ocidental valorizar muito a busca incansável por níveis cada vez mais altos de sucesso e prosperidade. Até mesmo o nosso lazer está cheio de “buscas” e um desejo de melhorar e realizar. E por trás disso está a aflição de todas as culturas: nossa alienação do Deus que nos criou e nos fez tanto para trabalhar quanto para descansar.

Quando o pecado entrou no mundo, o descanso escapou da humanidade. Seja o que for que você possa dizer sobre a humanidade, é inegável que não somos marcados por tranquilidade ou sossego. O lazer não é descanso se você trabalhou tanto para alcançar apenas alguns momentos de paz ou se preenche seu tempo de lazer com coisas para fazer. Certamente há algo mais que Deus deseja.

Deus oferece um descanso que acalma a nossa alma. O descanso da alma flui de uma vida que se rendeu a ele em fé. Quando o pó da morte, que veio do pecado, caiu sobre a humanidade, não pudemos mais desfrutar do descanso mais profundo que Deus pretendia que tivéssemos. Precisamos de uma Nova Criação — e é exatamente isso que Deus providenciou! “Se alguém está em Cristo, é nova criatura” (2Co 5.17). Na Criação, Deus estabeleceu o princípio do descanso físico e, na Redenção, estabeleceu a possibilidade do descanso espiritual perfeito. No entanto, ainda assim, pessoas de todos os estilos de vida — até mesmo alguns cristãos professos — insistem em viver suas vidas em negligência a Deus. Elas desprezam o convite dele para descansarem suas almas, permanecendo apenas ouvintes da Palavra, mas não praticantes (Tg 1.22), e então esperam entrar em seu descanso quando morrerem. A Bíblia não estende esperança alguma para tal perspectiva em relação à vida. Assim como os israelitas no deserto descobriram que as promessas de Deus não ofereciam benefício algum a eles porque não acreditaram nelas, nós também não podemos esperar conhecer o dom de Deus de descanso da alma, nesta vida ou na vindoura, se continuarmos em nosso próprio esforço sem fé.

Felizmente, tudo se resolve em Jesus. Ele atravessa a fachada da pretensão religiosa vazia e do esforço mundano desesperado e nos oferece um convite gracioso: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt 11.28-29). Esse é um descanso que aproveitamos mesmo enquanto trabalhamos, um descanso que nos permite descansar verdadeiramente de nosso trabalho e que um dia desfrutaremos de modo pleno, final e eterno na presença de Jesus.

Sua alma está descansada hoje? Ou você está ansioso com o que o amanhã pode trazer, ou exausto com o que você sente que deve realizar hoje? A obra que satisfaz o seu maior desejo e resolve a sua maior necessidade — a obra da salvação — foi terminada por Jesus em seu favor no Calvário. Ele convida você a ir a ele: saber que ele cuidou do seu futuro eterno e que as tarefas que ele tem como propósito para você hoje serão todas feitas — nem mais nem menos. Portanto, creia nele e permita que a sua alma descanse verdadeiramente.

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional